domingo, 13 de dezembro de 2009

E TU ...TENS CAPACIDADE PARA SONHAR ??





Eles não sabem que o sonho

é uma constante da vida

tão concreta e definida

como outra coisa qualquer



como esta pedra cinzenta

em que me sento e descanso

como este ribeiro manso

em serenos sobressaltos



como estes pinheiros altos

que em verde e oiro se agitam

como estas árvores que gritam

em bebedeiras de azul



eles não sabem que sonho

é vinho, é espuma, é fermento

bichinho alacre e sedento

de focinho pontiagudo

que fuça através de tudo

no perpétuo movimento



Eles não sabem que o sonho

é tela é cor é pincel

base, fuste ou capitel

arco em ogiva, vitral



Pináculo de catedral

contraponto, sinfonia

máscara grega, magia

que é retorta de alquimista



mapa do mundo distante

Rosa dos Ventos Infante

caravela quinhentista

que é cabo da Boa-Esperança



Ouro, canela, marfim

florete de espadachim

bastidor, passo de dança

Columbina e Arlequim



passarola voadora

pára-raios, locomotiva

barco de proa festiva

alto-forno, geradora



cisão do átomo, radar

ultra-som, televisão

desembarque em foguetão

na superfície lunar



Eles não sabem nem sonham

que o sonho comanda a vida

e que sempre que o homem sonha

o mundo pula e avança

como bola colorida

entre as mãos duma criança

19 comentários:

  1. Presumivel Implicado13/12/09, 02:04

    De acordo com a lenda, a pedra filosofal que a alquimia procurava, seria o elo de ligação, ou aproximação do homem a Deus.
    Em minha opinião, essa não foi a intenção de António Gedeão, muito mais preocupado com a fome do corpo, que do espírito.
    No meio, ou através das suas metáforas filosóficas, Gedeão fala-nos do sonho da descoberta do infinito, e do esquecimento de algo muito mais importante e mais próximo: A nossa própria espécie.
    Ao contrario de Gedeão, eu não acredito que o sonho comande a vida. O que nos há-de levar a algum lado, não vai ser o sonho, mas a luta efectiva. Já não há espaço para o sonho, mas para a revolta. O sonho morreu com a traição à promessa de Abril.
    O importante não é a capacidade de sonhar, mas a capacidade e a disposição para a luta.
    Aqui, não vejo nada disso.

    ResponderEliminar
  2. António Gedeão, "o sonho comanda a vida" o grande problema é que há gente a comandar o sonho.
    Ele são novelas e mais novelas, talk shows, mais as super-novelas dos mega-processos dos colarinhos brancos.
    O grande sonho que precisamos de recuperar é sonho do bem colectivo, onde a riqueza produzida no mundo tenha uma distribuição mais equitativa, mais justa, esse é o sonho que se aplica verdadeiramente numa sociedade com futuro.

    ResponderEliminar
  3. Ai que bem que falam os senhores.Mas o vosso lider espiritual Xinogas,tambem tem essa prática!!!

    ResponderEliminar
  4. E esse ZÉ COELHO anda aonde?!!

    ResponderEliminar
  5. O Sinogas nunca conseguiu enxergar pra além do umbigo dele, a revolução para esse individuo começa e acaba ele próprio.

    ResponderEliminar
  6. O Sinogas nunca conseguiu enxergar pra além do umbigo dele, a revolução para esse individuo começa e acaba nele próprio.

    ResponderEliminar
  7. Qualquer tentativa de desbravar horizontes, esbarra na ignorância, na estupidez e na ausência dos princípios mais básicos.
    Todos os que de alguma forma poderiam contribuir para a procura de ideias e eventuais soluções, se desmotivam perante cenário tão limitado.
    É pena...

    ResponderEliminar
  8. Pois é estou de acordo, mas é aí que reside o problema, as pessoas que ao longo dos anos mostraram essa disponibilidade, foram descartadas por todos nós ou pelo nosso silêncio e óbvio conluio. Todos fomos embalados no sonho do adormecimento e do foguetório, em suma temos o que merecemos, não nos podemos queixar.
    Bem hajam

    ResponderEliminar
  9. A realidade do País em 2009 é de que há mais de 560 mil desempregados, 20% de Portugueses pobres, um défice público superior a 8% do PIB, uma dívida externa que cresce mais de 30 milhões de euros/dia, uma crise económica e social generalizada, falta de competitividade das empresas, corrupção instalada, desprestígio nas instituições políticas, uma queda acentuada da natalidade (que se prevê já abaixo dos 100 mil nascimentos em 2009), e por aí fora.
    Mas para a comunidade bloguera cá do burgo, o problema é sinogas, o neto, o fininho(?) os comunas, os bêbados, as viúvas(?) e o sexo dos anjos.
    É difícil encontrar uma comunidade mais inconsequente que esta. A imaturidade e até o evidente desconhecimento politico que se nota em alguns comentários, parece querer dizer que provêm de putos reguilas a quem alguém encomendou um sermão.
    Uma das coisas que noto sempre que vou a Mora, é o facto de nunca ouvir em lado nenhum, qualquer comentário contra a politica quer local, quer nacional. Ora isto parece significar que as pessoas da nossa terra só falam quando ninguém as vê.
    Se eu fosse politico e estivesse no poder, vocês não me metiam medo nenhum. Infelizmente.

    ResponderEliminar
  10. "Mas para a comunidade bloguera cá do burgo, o problema é sinogas, o neto, o fininho(?) os comunas, os bêbados, as viúvas(?) e o sexo dos anjos."

    Eu cá enrabava estes todos e mais os que vêm para aqui defendelos. Este blog é dos antisinogas por isso se não és cava daqui pra fors que ninguem ca te chamou.

    ResponderEliminar
  11. E ainda Da Mari Àgusta tem Porras e do Néquincas e do Caím.!!!!

    ResponderEliminar
  12. Eu não acrescentei nem tirei uma única letra a este poema, na minha opinião um hino ao Homem e á vida e agora numa época em que as preocupações com o nosso planeta são cada vez maiores e mais reais pensava eu que conseguia tocar a sensibilidade de alguns, pelos vistos não sabem amigos uma das maiores diferenças e que segundo os especialistas nos distingue dos outros animai são : caminhar erecto, falar, a oponência do polegar e ....sonhar porque já diz o velho ditado quando o homem sonha a obra surge entendo agora porque a obra não surge na nossa terra e percebo também a razão porque alguns não sonham ... parece que ainda não se destinguem assim tão bem dos outros que caminham sobre 4 patas !
    já agora ... bom natal e de presentam peçam ao velho das barbas um cerebro ... dá cá um jeitão ...

    ResponderEliminar
  13. O ilustre Alex, só se esqueceu de dizer quem precisa de cérebro. É que algo me diz que não se referia aos que enrrabavam meio mundo. Não sei...acho que provavelmente se identifica com eles.
    É que é impensável, lendo estes comentários, mete-los todos no mesmo saco.
    Digo eu...

    ResponderEliminar
  14. A carapuça só serve a quem a enfia meu caro ...
    E eu ao contrario de alguns mandatários e secretários identifico-me comigo mesmo e penso por mim !

    ResponderEliminar
  15. Ele há sonhos e sonhos!

    É costume associar o 'Sonho' à capacidade de imaginar. Logo, quem é fraco da Idéia o que é que faz? O que é preciso?... Lutar?! Luta contra o frio porque faz tremer, luta contra o calor porque faz suar, luta contra a deficiência de pensar e faz copypaste, luta contra a falta de sentido das coisas mas não se importa de ficar com as Coisas, luta contra o Poder mas quando o tem chama-lhe seu.

    Eu cá por mim, por exemplo, tenho o sonho de um dia ganhar o Euromilhões. Não sei bem o que faria com tanta massa, mas pra já penso que não me faria grande mal se cada vez que metesse a mão ao bolso achasse alguns trocos e não apenas este buraco negro mais conhecido por 'porca miséria'...

    Agora, para que isso aconteça, não sei exactamente contra o quê ou contra quem tenho de me revoltar, a que manif. deva ir ou em que luta participar para alcançar esse objectivo.
    O meu Bem Estar reveste-se de características tão complexas, por mim desconhecidas na sua totalidade (e, provavelmente, chegarei ao fim dos meus dias nessa ignorância...), muito me admira a capacidade que alguns se arrogam de falarem sobre a pertinência existencial dos meus desejos e sonhos pessoais!
    Sobre essa matéria eu peço, humildemente, a palavra para dizer que tenho uma Palavra a dizer, que só pode ser dita por mim, que tenho de ter consciência do que disser e que por ela serei responsável.

    Óbviamente, há todo o interesse em juntar o útil ao agradável, tem de haver uma correspondência mínima entre o que é bom para mim e o que é bom também para os Outros.
    E se eu quiser fazer um upgrade da coisa, então sacrificarei a satisfação das minhas premissas individuais em benefício das superiores
    demandas da Justiça Social, do Bem Estar colectivo, Progresso Civilizacional ou lá o que lhe quiserem chamar.
    Foi esse o mérito que tiveram os grandes
    idealistas, utópicos, sonhadores da História: Cristo, Marx, Mandela, Martin Luther King Jr., Bobby Sands (lembram-se dele?), etc.

    Todas estas grandes figuras da Humanidade experienciaram a dimensão visionária como entidade afectiva, confundiram a sua vida com o realizar do seu Sonho, apaixonadamente, e graças a eles o mundo pulou e avançou!

    Não nos esqueçamos que para alguns, o maior sonho da vida deles é continuar a explorar e oprimir outros seres humanos.
    E ainda há muitos por aí, é a raça com maior poder de adaptação. Então torna-se necessário desfragmentar a Teoria de Darwin e eliminar esse vírus.
    Depende do sonho individual de cada um e do sonho de todos em geral realizar esse ideal. É por isso que é importante sonhar.

    Se sonharmos um novo mundo, construímos um Mundo Novo.

    ResponderEliminar
  16. O mundo ainda não está perdido. Há gente que continua a sonhar alinhado com o espírito da pedra filosofal de Gedeão, provavelmente muitos de nós não lhe damos o devido valor, mas que eles existem, existem.
    O meu bem haja para o anónimo de 14/12/09 18:21.
    tc

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  18. Um homem deve reconhecer a razão e o ideal nos outros.

    Abraços fraternos ao Alex (pelo poema de Gedeão)e ao anónimo das 18:21 de 14 de dezembro...

    Há que sonhar para criar novas realidades... principalmente quando a realidade em nada nos satisfaz

    ResponderEliminar
  19. agradeço e retribuo os abraços fraternos ao miguel, vá lá ... uma coisa com que concordas e gostas eu sempre tive uma restea de esperança em ti "rapaz" na minha opinião está a melhorar com um esforço e mais esforço , uns anos de vida e umas panelas derrubadas com a tromba ainda lá chegas!!! JÁ AGORA FELIZ NATAL A TODOS, concordando ou não com as minhas opiniões

    ResponderEliminar

Participe com a sua opinião.
Não se esqueça de respeitar os outros e as suas opiniões.
Os comentários que utilizem linguagem desapropriada e ofensiva são eliminados.
Os comentarios serão moderados