quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

A Reforma Agraria em Mora


Falta aqui dizer várias coisas, pelo menos em relação ao Concelho de Mora: seria bom que alguém tivesse a coragem de fazer uma história do período da chamada "reforma Agrária no nosso concelho.Porque na verdade, segundo me dizem, o que se passou, não foi a efectivação de uma Reforma Agrária à moda de países socialistas da altura, mas sim a preparação da reforma de alguns que se assumiram como substitutos os Mexias, dos Almeidas e de outros que eles acusavam de latifundiários.É ver o património de alguns que disseram ter sido os chefes da Reforma Agrária: São casas em Mora e noutros sítios (parece-me que em Évora,por exemplo), são filhos e noras ou genros com casas livres de empréstimos, são filhos e netos a mudar de carro, etc. Tudo isto seria legítimo se os seus rendimentos (todos são reformados, e sabemos o valor baixo das reformas)justificassem esses bens,mas vê-se claramente donde veio o dinheiro (dizem que se fizeram grandes negociatas de cortiça o dinheiro era só para alguns, "roubo" do gado (bom) de uma herdade que tinham ocupado, etc). Sou muito novo para ter tido conhecimento directo disto, mas alguém mais velho me chamou a atenção para isto e acredito que seja verdade.



por anonimo @
http://ogatomorense.blogspot.com/2009/12/terras-da-reforma-agraria-asseguram.html

10 comentários:

  1. PSIUUUUUU, NA FALES NISSO...

    JÁ TÁS NA LISTA NEGRA,
    ACONTECE-TE O MESMO QUE ACONTECEU AO CARAMUJO, AO CAUTELEIRO, AO GODINHO E A MUITOS OUTROS...

    ResponderEliminar
  2. O assunto que foi abordado neste post é pertinente e verdadeiro eu vivi a minha juventude nessa época e vi muita coisa, é tudo verdade e há mais, mas isso nunca se saberá tudo, nimguém diz nada, nem comfirma.

    ResponderEliminar
  3. veremos os carros de uns, as casas de outros..

    tal é barroes, amorins, marias adelinas, joaquim pedro e tantos outros né camaradas? pois é, mas olha que nem todos andam por aqui a dormir.

    ResponderEliminar
  4. dass que é penalti

    ResponderEliminar
  5. É...agora um carradão de anos depois é que abristes os olhos. Até agora tens andado a dormir.
    Claro que houve quem se amanhou e bem. O que me admira, é haver agora tanto esperto, e na altura deixaram-se comer.
    Cá para mim, acho mais valor aos da reforma agrária, que aos dos Subsídios. Aqueles gamaram o que era dos ricos, estes gamam o que é de todos: os nossos impostos.
    Uns e outros são verdadeiros chupistas, só que os dos subsídios são mais "finos". Por isso não vai haver nenhum post.

    ResponderEliminar
  6. Os subsídios à agricultura não seria um mal, se de facto se destinasse ao desenvolvimento do sector, mas o que acontece é a divisão vergonhosa de dinheiro público, entre os serviços, e os pseudo agricultores, que vivem à grande e à francesa, sem fazerem nada. Claro que esses interesses instalados estão bem protegidos e envolvem muita gente.
    Evidentemente que ninguém aqui vai postar nada sobre isso, por motivos óbvios: Este blog está do mesmo lado.

    ResponderEliminar
  7. Caros comentaritas,
    onde vivem? debaixo da ponte? Não tem casa?
    Como se deslocam? A pé? Não tem carro?
    Coitadinhos.... Tenho muita pena vossa. Mas certamente tem computador e pagam a internet para andarem para aqui a falar daquilo que não sabem e de quem não conhecem. Sim, porque "nem tudo é farinha do mesmo saco".
    Fico muito agradecido se algum dos amigos comentaristas me pagarem a prestação do empréstimo da minha "unica casa de habitação" e do meu carrito, é só preciso passar pela CGD e deixar o número da sua conta, muito obrigado. E cuidado com essas "bocas", porque embora só consigam falar no anonimato existe sempre forma de vos identificar.

    ResponderEliminar
  8. Ao andar de cima: és um grande maricas armado em censor, já não se pode falar?

    ResponderEliminar
  9. Cala~te Capanga Do Beco do Teatro!!

    ResponderEliminar
  10. Vamos por os pontos nos iis! A reforma agrária, tinha no domínio das intenções, uma ampla preocupação social e económica. Os latifúndios e os latifundiários, não tinham no geral preocupações desta natureza, principalmente a partir dos anos 60. Deve no entanto, salientar-se que, no Concelho havia excepções e em muitos aspectos os trabalhadores agrícolas, não viviam abaixo daquilo que na época poderia considerar-se como mínimo digno de vida!
    No entanto, o PCP no global e um conjunto de oportunistas que o passaram a integrar (a maior parte deles, nem sequer havia tido contacto com a sigla, antes do 25 de Abril) acabaram por usar, é este o termo, a grande maioria dos trabalhadores agrícolas em prol da obtenção dos seus intentos, mesquinhos e obscuros. Aquilo que agora, refastelados nas suas contas bancárias e nas suas mordomias adquiridas nesses tempos, gostam de apelidar de corrupção (termo mais moderno), apontando o dedo a outros.
    No que há história da reforma agrária respeita, os métodos de intervenção, na estrutura económica produzidos a partir da reforma agrária enquadram-se na perfeição nos ditames leninistas e marxistas, amplamente divulgados na época, e estudados pelo PCP e seus agentes, que recorrendo à manipulação das massas e prometendo “um amanhã que canta…” à imensidão dos trabalhadores agrários, os leva “à ocupações selvagens”….

    Voltaremos à história um destes dias…talvez que se perceba depois o tom destas conversas que por aqui vão passando. Subindo necessariamente o nível!!!

    ResponderEliminar

Participe com a sua opinião.
Não se esqueça de respeitar os outros e as suas opiniões.
Os comentários que utilizem linguagem desapropriada e ofensiva são eliminados.
Os comentarios serão moderados