domingo, 20 de fevereiro de 2011

Movimento Utentes Saúde Pública

O MUSP realizou no dia 17 de Fevereiro, uma reunião alargada, com a participação de Autarcas de vários Concelhos do Distrito de Évora, com a Federação dos Reformados e com os Movimentos que existem no Distrito.

A reunião sublinhou a importância do trabalho desenvolvido pelo MUSP até agora e definiu novas formas de acção, bem como foi analisada o apoio já expresso por muitos órgãos autárquicos, bem como das populações do Distrito de Évora. O MUSP insistiu para a necessidade do apoio solidário de todos na exigência da revogação do Despacho 19264/2010.

Nesta reunião foram definidas novas lutas pelos diversos Concelhos do Distrito de Évora, no dia 22 de Fevereiro, haverá em Borba uma sessão com Reformados, no dia 25 de Fevereiro em Mora, será feita uma concentração, junto ao Centro de Saúde de Mora. E no dia 1 de Março, pelas 15h00, em Évora, uma acção Distrital que consiste numa concentração na Praça do Geraldo, com desfile até à ARS Alentejo.

Apelamos mais uma vez à assinatura do abaixo-assinado, em que exige a revogação do Despacho nº19264/2010, e à participação da população do Distrito de Évora, de todos os Concelhos e Freguesias, na acção do dia 1 de Março.

Não aceitamos que a nossa população esteja condenada a morrer por falta de assistência!
 

161 comentários:

  1. INCRÍVEL!!!!!! ZERO COMENTÁRIOS!!!!!

    Gato, bota o Sinogas, o peixanário ou retundazeca, senão...ficas sem clientes.

    ResponderEliminar
  2. sabiam q o vereador do ps nem é contra nem a favor desta vergonha q tão a fazer as pessoas....este governo quer q as pessoas morram para terem menos despesas,só pode ser!!!

    ResponderEliminar
  3. O eleito do PS, na Junta de Freguesia de Mora, Sr. Carlos Garcia, está a ser pressionado pelo PS-Mora, para votar contra todas as propostas do executivo da Junta, mesmo quando concorda com elas.
    É esta a politica do PS-Mora. A mesma que sempre foi.
    No caso concreto das credenciais, e no que diz respeito ao nosso Distrito, todos os Autarcas do PS estão contra estas medidas excepto os de Mora.
    O PS-Mora, é constituído por meia dúzia de paus mandados sem opinião própria, que não se importam de vender a alma ao diabo, mesmo quando está em causa a sobrevivência das pessoas mais desfavorecidas da nossa terra.

    ResponderEliminar
  4. Não sou PS e considero ser o partido que mais ataques tem feito aos que trabalham com honestidade e que mais benesses tem dado àqueles que só pensam nos tachos de ganhar muito sem trabalhar. Os exemplos abundam. No entanto considero o Carlos Garcia uma pessoa de bem e pelo que sei tem tido um papel de bom senso na Junta de Mora. Por isso não acredito que se deixe levar por querelas políticas que vão de encontro aos interesses da população, incluindo quem votou nele. Quanto ao vereador do PS é muito diferente. Já demonstrou que não tem opinião própria e que é apenas um mensageiro que nem sequer lê ou compreende as mensagens que leva e traz. Devemos ter isso em conta nas próximas eleições.

    ResponderEliminar
  5. És do PCP! Adivinhei.

    ResponderEliminar
  6. Como não sou Marionete do Pc, nem alinho com Carrascos, não vou a Manisfetação do PCP,de dia 25.

    ResponderEliminar
  7. O comentarista dos 2 últimos comentários é daquelas pessoas essenciais à nossa sociedade. Grande capacidade de raciocínio e uma lucidez tremenda. Parabéns. Com pessoas como você a população de mora tem os cuidados de saúde completamente assegurados. Nem precisam preocupar-se mais.

    ResponderEliminar
  8. Devem ir para Cabeção, amigos do povo!

    ResponderEliminar
  9. "INEM falha assistência a familiar de administradora do HESE

    O marido da Presidente do Conselho de Administração do Hospital do Espírito Santo de Évora sofreu um AVC. Chamado o INEM aos Canaviais, demorou, o mesmo, 45 minutos a chegar, o que deixou a senhora bastante desagradada e os técnicos do INEM bastante incomodados, pelo que, para compensar, imediatamente chamaram um helicóptero para o transportar para Lisboa.

    Pode ser que agora, com esta falha de assistência a alguém importante, tenhamos melhoras no funcionamento do INEM."

    "in Mais Évora"

    Para pensionistas com reformas inferiores ao salário mínimo nem uma ambulância há, para os administradores é o que se vê.
    Viva os que não vão às manifestações, viva os que vão para Cabeção!

    ResponderEliminar
  10. Mais Évora o Blog do PCP!!!

    ResponderEliminar
  11. Solidariedade? Isso é o quê?
    A maior parte de vocês, comunistas serôdeos, a única solidariedade que conhecem é com o vosso umbigo.
    Vocês permitem todo o tipo de abusos nas vossas barbas, e depois preferem acreditar no capuchinho vermelho e no lobo mau e assobiam para o ar.
    Tenham vergonha nessa fronha.

    ResponderEliminar
  12. Comunistas??Oportunistas e Tachistas!!Coitado do Povão com estess Directores da Defesa dos Serviços Públicos ca de Mora.Quem não os conhecer que os Compre!!

    ResponderEliminar
  13. Pois! Estás desculpado comentarista das 22:31. Se nem sequer sabes o que é solidariedade como poderias estar solidários com as pessoas doentes que deixaram de ter assistência médica por não terem transporte nem dinheiro para ele. Tu és, claramente um inimputável. Se não souberes o que é procura num dicionário ou enciclopédia. Vá, como eu sou solidário, já te estou a dar uma ajudinha.

    ResponderEliminar
  14. Antao o Kadafi tamem vai estar presente na Manif??

    ResponderEliminar
  15. O Sinogas também apoia a manifestação?
    Ou vai para Cabeção?

    ResponderEliminar
  16. Não .O Sinogas, fica na Camara a preparar a Sessão da Assembleia Muinicipal, que se realiza a Noite! O Dr Cagão esta a tratar dos Transportes do Povão e do Pano Mora é Forte!!!

    ResponderEliminar
  17. É muito triste ver que enquanto há gente que se preocupa com causas justas e que para isso não hesita em colocar as cores políticas de parte, aparecem por aqui algumas diarreias mentais a ofender tudo e todos sem saberem sequer porquê. Nota-se que são pessoas de grande formação cívica e intelectual.

    ResponderEliminar
  18. Há aqui gente com um sentido humor extremamente sibilino, porra apoiaram durante 14 anos um ditadorzeco, agora não conhecem a figura. Tenham vergonha.

    ResponderEliminar
  19. Mora é uma terra de gente boa. Mas também tem os seus cães traidores.
    Cães, porque são a vós do dono. Traidores, porque vêm o seu Povo a ser martirizado por um sistema vergonhoso, e são despudoradamente seus cúmplices.
    Espero sinceramente que se a morte vos bater à porta, tenham tempo de se arrepender, porque senão, seguramente ganharão uma credencial para o inferno.
    No dia 25, espero que tenham tomates para se apresentarem em contra-manifestação.

    ResponderEliminar
  20. Parvo e esquizofrénico.

    ResponderEliminar
  21. Estás a falar da corja que comeu à mesa do orçamento autárquico e agora assobia para ar, como quem não quer a coisa.
    Cães traidores é o que não falta por aí, não vou citar nomes, mas que os há, há.
    A luta deste Povo foi sempre a minha luta, e será sempre o lado da barricada onde estarei, contudo, não vou estar ao lado dos meus carrascos.
    Era o mesmo que fazer uma manifestação ao lado Sócrates, contra as forças do mal que tem desgovernado o país.

    ResponderEliminar
  22. Tás parvo ou não vês a vereda???????

    ResponderEliminar
  23. 08:33

    Estou a falar dos que preferem obedecer a directivas partidárias, do que lutar pela própria vida. Estou a falar dos que na esperança de uma boa paga,preferem ver os velhos, os pobres e os fracos, morrerem à porta de um centro de saúde, por não terem tempo nem modo de chegar onde pode ser salvo.
    Nunca comi à mesa de nenhum orçamento sem ser o meu. Nunca fui acompanhante de nenhum presidente, nem vereador, nem comi à pala de ninguém, e se a luta deste povo sempre foi a tua luta, lamento que tenhas desistido dessa luta. E não estou a falar de luta partidária, porque essa eu também faço, mas é outra. Esta é a luta do povo, onde não cabem ódios nem frustrações pessoais.
    Tu já não estás ao lado de ninguém. és um desistente.

    ResponderEliminar
  24. Dissidente é a tua Prima.Luta que o PCP aplaude.A estratégia dessa gentalha, é quanto pior melhor.E já agora nao te esqueças, que quando os Médicos se forem embora, agarras-te ao Pau da Bandeira.
    E já agora não te esqueças de levar o Pano "Mora é Forte"!!Eh!Eh!Eh!

    ResponderEliminar
  25. Falam muito de solidariedade por aqui, mas eu já vi situações em que esta existiu, porque convinha ao PCP aqui de Mora, quanto ao PS, coitados e o PSD ainda pior. A manif é importante para o povo, mas o PCP devia olhar primeiro para dentro de casa e, depois atirar pedras, se é que pode? Quanto ao slogan " Mora é Forte ", é mais uma idiotice de quem se julga lá no alto, Mora não é forte em nada, deixem de olhar para o vosso umbigo.

    ResponderEliminar
  26. Ena, ena, os secretários do PS andam nervosos!

    ResponderEliminar
  27. cambada de estúpidos ignorantes, não estamos a falar de Mora é forte, nem do PCP, nem do PS, nem do PSD, nem de nenhuma merda de politica. Estamos a falar de movimentos cívicos e de cidadania, como são o Movimento de Utentes de Saúde Publica, e o movimento local Comissão de Defesa dos Serviços Públicos do Concelho de Mora.
    Vocês de facto já não precisam de credenciais; Vocês são um caso perdido.

    ResponderEliminar
  28. ...e eu disse desistente, e não dissidente. BURRO.

    ResponderEliminar
  29. Porque será que estes movimentos, fazem-me lembrar aquela dos dirigentes sindicais sem serem sindicalizados.
    A origem destes fenómenos é sempre mesma.
    Se a minha qualidade não fosse a de anónimo, dava um doce a quem adivinhasse, de onde partem estas peregrinas ideias.
    Fabricam-se artificialmente lideres e lideranças. Isto já não é o que era, o Álvaro faz cá muita falta.

    ResponderEliminar
  30. Caro @ 23:53

    Mas o Sr. é a favor ou contra a movimentação da sociedade civil? O Sr. é a favor ou contra a politica de saúde que nos está a ser imposta, não só no caso das credenciais, como em relação ás urgências, ás taxas moderadoras, à comparticipação nos medicamentos, e a tudo o resto que acho que o Sr. conhece?
    Que atitude deve na sua opinião, a atitude do cidadão? Como deve manifestar a sua indignação?
    Se não acredita em movimentos organizadas, acredita em quê? Em manifestações espontâneas??
    Não diga mal das opiniões dos outros; Diga-nos qual é a sua.
    Acho que é um defensor do comer e calar. Só não entendo porquê, mas de certeza que terá as suas razões.

    ResponderEliminar
  31. Porra, que granda séca!!!!

    ResponderEliminar
  32. VÃO TODOS BADAMERDA !!!

    ResponderEliminar
  33. A Sociedade Morense está dividida: De um lado os que precisam das credenciais, e por elas vão lutar.
    Do outro, os que são contra as credenciais, e que conta se manifestam.
    É tão simples como isto. Só é pena não se saber quem é quem. Tenho a certeza que aos contras, as credenciais nunca lhe faltarão.

    ResponderEliminar
  34. Kuanto mais a Luta akece mais Força tem o PS.
    Isto já la nao vai, com Carros de Som Cantando, o Zeca!!

    ResponderEliminar
  35. O Zeca!!!Kal?? O de Pavia ou o Afonso?
    Fonix estou farto de Secretários Loiros, Esbeltos e Anafados, a Reclamar pelo Bife Pago por todos nós.

    ResponderEliminar
  36. @11:14 & congéneres...

    Eu não tenho assim tantas certezas, pelo contrário tenho bastantes incertezas.
    A aplicação de um formato maniqueísta (ou és a favor ou és contra) para enquadrar o problema das credenciais não me parece ser a melhor maneira de servir a Causa. Esta, sendo política porque expressão e acção visando interesses gerais da população, deve, em abono da sua eficácia, permanecer nos limites da liberdade de movimentação cívica supra-partidária, como condição da sua suficiência.
    A politização do assunto, isto é forçar a colagem do protesto, que é reconhecidamente geral, a um contra-protesto sectariamente idealizado, não enobrece a causa e adiciona-lhe potencial desmotivação por parte de quem se mantém afastado da querela dos partidos e deveria ser esclarecido e mobilizado para esta luta.
    Assiste-nos, como cidadãos o direito e o dever de lutar com armas e bagagens contra todo o tipo de medidas atentatórias da nossa dignidade humana, sejam elas perpetradas por que Governo for e onde o forem. A melhor dessas armas será sempre a Atitude, a disposição e a vontade de afirmar os valores da Justiça e da Honestidade acima de qualquer Legitimidade espúria.
    Ora, nenhuma das auto proclamadas Comissões de Defesa dos Serviços Públicos e de Utentes do SNSaúde sentiu necessidade de se apresentar ao público a quem se dirigem, nem tampouco uma sessãozita de esclarecimento promoveram de modo a, no mínimo, serem plebiscitadas e, no máximo, recolherem as opiniões das bases; faz parte do b-a-bá da democracia, é essencial para a credibilização de qualquer movimento que queira ser social. Esse facto, por si só, não retira razão à causa, simplesmente fere a sua Confiança, desnecessariamente, digo eu.
    Por outro lado, é igualmente reconhecido que sem organização dificilmente se vai a algum lado e que tem de existir sempre uma estrutura de cúpula eleita, que planeie a forma de alcançar os objectivos, não perdendo a noção democrática, rejeitando centralismos, eliminando infiltrações de interesses estranhos. A sua missão principal é UNIR e não DIVIDIR.
    No caso vertente, penso que ninguém de bom senso colocará em causa os malefícios que lhe estão inerentes. A própria Assembleia da República já aprovou uma Resolução proposta pelo PCP e votada por toda a oposição (PSD, CDS, BE, PCP, PEV) onde é recomendado ao Governo a revogação do desp.19254/2010 do SE da Saúde, Óscar Lopes, por ter originado doentes a faltarem a tratamentos e criar dificuldades financeiras aos bombeiros. Portanto, o cerne da questão reside no acelerar e pressionar a aplicação do que está aprovado pela AR, tudo o mais se resumirá à espuma dos atritos pessoais.
    Também me parece que a forma como alguns comentários e o próprio texto do ‘post’ dramatizam a situação, com doentes a morrer à porta do hospital e diabolizando supostos adeptos da medida governamental, não ajuda a resolver o problema que, repito, em si mesmo já é grave não necessita que o agravem mais.

    ResponderEliminar
  37. Foi desta que o Zeca se FOI?!!!!

    ResponderEliminar
  38. Ao comentador: 23/02/11 16:47
    Não podia estar mais de acordo com a abordagem feita, o tempo em que éramos tratados como carneirada, já passou, hoje exigimos ser tratados com respeito.
    Sem colocar em causa a justeza da luta, com a qual, estou basicamente de acordo, acho que deviam de conduzir as coisas de outra forma.
    A era do ditador, que tudo sabia e que tinha que ser como ele queria, passou à história, no futuro tem que demonstrar mais respeito pelas pessoas.
    E não me venham com tretas das comissões e movimentos de utentes, porque todos sabemos quem conduz estas coisas, mal, digo eu.

    ResponderEliminar
  39. E o Zeca lá se foi!!E o Kadaffi continua!!Kem sucede a Zéca??Aceitam-se sugestões.
    E viva o Povão.Ke mais uma vez acaba de ser enganado!!

    ResponderEliminar
  40. 16:47

    Como pode ver, a sua retórica, logo conquistou adeptos, naturalmente por não terem ideias próprias.
    Os princípios que elaborou, apesar da retórica, são de uma forma geral, justos. O problema é que se esqueceu de nos apresentar a SUA solução.
    Faça isso, e depois falamos.

    ResponderEliminar
  41. Soluções, tenho, mas como é óbvio não tas vou apresentar, tu nem me perguntaste nada, quando o poderias fazer.
    Pois eu sei, tu não sabes o que fazer, comunistas serôdios dá nisto.

    ResponderEliminar
  42. Em relação á questão da saude acham justo uma pessoa que trabalhou toda a vida, descontou do seu ordenado, agora que precisa do estado tem que pagar do seu bolso ... não é justo nem humano.

    ResponderEliminar
  43. @20:00

    As minhas soluções são apenas as MINHAS soluções, uso-as para consumo próprio, delas colho consequências pessoais e jamais ousaria pretender que fossem, em singelo, A solução.
    Entre a formulação de uma ideia individual para o bem comum e a sua aplicação como ideia colectiva vai a distância que separa uma visão assumida individualmente de uma proposta conhecida, discutida e, finalmente, sufragada por todos a quem diz respeito. Em democracia, esse pequeno grande pormenor faz toda a diferença.
    Em poucas palavras lhe direi que a dialéctica dos movimentos sociais nem sempre se compadece com o formalismo democrático. Todavia, para evitar fenómenos de caudilhismo ou de ‘vanguardas iluminadas’, o melhor remédio para travar a manipulação e garantir a sua emanicipação, ainda é seguir a velha cartilha básica: toda a gente é pessoa e uma pessoa, um voto. Assim, talvez perdessem sentido as Deolindas deste país quando dizem ironicamente “…o teu Bem faz-me tão mal!”
    Para as credenciais, retribuo-lhe em jeito de boomerang a ‘solução’ já praticada neste município com o Cartão do Idoso. A autarquia assume um papel supletivo da Administração Central, sem a isso ser obrigada, pagando parte da parte que cabe pagar aos doentes mais pobres, dos medicamentos que estes necessitam para se curarem ou viverem melhor.
    Pioneiro uma vez, pioneiro sempre. Se assume esse encargo e paga as contas de farmácia, de igual modo, pela mesma lógica e sem grande trabalho a mais, poderia pagar a taxistas e bombeiros copiando o protocolo que tem com os farmacêuticos. Isto no imediato para resolver o invocado problema dos que vão morrer por falta de transporte. Porque ou quando se diz isso se está a falar a sério e, coerentemente, se sente que alguma coisa deve ser feita para o obviar ou então a conversa tem outro objectivo onde os doentes não são a parte principal.
    Entretanto, querendo a autarquia intervir no campo da Saúde, não se percebe o motivo porque não é seguida uma política activa de divulgação da Medicina Preventiva, pilar fundamental do Serviço Nacional de Saúde, e nos debatemos agora com cortes nas verbas para a Medicina Curativa. O mal tem de ser atacado logo na raiz, as campanhas do Envelhecimento Activo são boas mas chegam tarde de mais, é preciso uma intervenção mais precoce e alargada. Nutricionismo e Saúde Mental, são exemplos onde essas campanhas poderiam dar bons resultados.

    Reconheço que estas serão propostas ‘soft’ comparadas com a agenda que está montada na guerra pelo Poder, não fazem muito sentido. Se fosse uma guerra para mudar o Regime corrupto de alto a baixo, aí sim, todo o sentido era possível e todo o esforço merecia ser empenhado nessa verdadeira Luta.

    ResponderEliminar
  44. Não me é difícil concordar consigo. Embora a ideia da Câmara assumir o papel que refere, me pareça pouco praticável sem o aumento de transferências do Governo Central.
    Mas o problema é a questão imediata, que me parece requerer uma acção também imediata. Ora eu não entendo porque se tem que partidarizar a acção Popular. Aliás, quem o está a fazer, são os comentaristas deste blog, porque não vi nenhum partido a fazer apelos à concentração prevista. E se algum o fizesse, bastava que os outros fizessem o mesmo, e ficavam todos em igualdade de circunstâncias.
    Mais; Eu até penso que o envolvimento dos partidos, é o seu papel. O problema é que os adeptos do partido do poder, preferem ficar do lado do partido, do que das populações, e para isso nada melhor que conotar a acção popular, com a oposição.
    Se pretende "mudar o regime corrupto de alto a baixo", podemos por começar por transformar o Largo frente ao Centro de saúda, na nossa "Praça de Tahrir.

    ResponderEliminar
  45. Peço por favor aos comentaristas que não estão de acordo com a forma de protesto que se prepara para amanhã que digam o que se deve fazer para ajudar os doentes e necessitados a que diariamente são recusados transportes para se poderem tratar. Qualquer proposta que se mostre eficiente será com certeza bem recebida. Deixem-se de lamurias argumentistas que não dizem absolutamente nada e deiam ideias.

    ResponderEliminar
  46. Os comentários de: 23/02/11 16:47 e de 24/02/11 02:21, tem toda a razão de ser, se tivessem ouvido as pessoas, (povo) não estavam agora a perguntar como fazer.
    Aproveitem a lição, é de borla, para a próxima façam aquilo que o senhor preconizou, elevem a democracia.
    Eternamente agradecido!
    Bem hajam!

    ResponderEliminar
  47. E mais uma vez o povo saiu à rua. E foi muito. Estava lá todo. Comunistas, Socialistas, PSD,s e outros talvez sem preferências partidárias. Unidos como exige a situação. Defendendo os seus mais elementares direitos. A rua de São João tornou-se por alguns momentos numa pequena praça Thair. Assim se constrói uma sociedade mais justa e mais democrática. Espero que o bom senso regresse à cabeça dos que, tomando decisões, governam ou desgovernam este país, para que não seja necessário mais manifestações pelo mesmo motivo. Era um excelente sinal que nos dariam. Por mim ficariam perdoados.

    ResponderEliminar
  48. Foi bonita a festa pá!

    ResponderEliminar
  49. Houve alguns aspectos impressionantes mas a abstenção do concelho foi superior a 90%.
    Ou é pouca consciência cívica, ou é défice de solidariedade, ou é...

    ResponderEliminar
  50. Os 10% que apareceram, são os Comunistas. Os 90% que faltaram, são os Socialistas,solidários com o Governo.
    Pois...

    ResponderEliminar
  51. Ah, ah! Essa é boa eu que não sou do Partido Comunista nem do Partido Socialista, represento 0,02%, não fui à concentração, e não foi por discordar da luta, só não gosto de ser tratado como carneirada.

    ResponderEliminar
  52. Ou seja: Aquelas pessoas que ontem se manifestaram, não estiveram lá por vontade própria, mas por submissão acarneirada.
    Tratado como carneiro, está tu a ser, pelo sistema que nos governa. Ou talvez sejas um peão do sistema...

    ResponderEliminar
  53. A traição pode ter varias desculpas.
    Quem não concordar com esta forma de luta, que arranje outra, mas que lute.
    Há muito cobarde que não vai a manifestações, não faz greve, nem assina abaixo-assinados, mas são os primeiros a estender a mão para receber o fruto conseguido pela luta dos outros.
    Esses são os que acham que não permitem ser tratados como carneiros.

    ResponderEliminar
  54. Só quem não percebe nada de carneiros não sabe que são animais extremamente lutadores, que nunca viram as costas a uma boa disputa e são capazes de lutar até à morte e fazem isso, não porque os mandem fazer, mas porque acham que tem de ser feito. Mas no rebanho há sempre umas ovelhas ranhosas a assistir, de longe, para ver quem sai vencedor. Normalmente, o carneiro vencedor tem o direito a cobrir as ovelhas ranhosas que estavam a assistir. São assim os carneiros.

    ResponderEliminar
  55. Olhe que não, olhe que não é assim, assino todas as petições que acho que devo assinar, vou às lutas que considero importantes, mas não vou aquelas que o PCP entende.
    E deixe que lhe diga, ando nisto há perto de 40 anos.
    Não vou participar em lutas ao lado dos meus carrascos. Passe bem!

    ResponderEliminar
  56. Ó seu grande iluminado, diga-me lá onde raios parte aparece o PCP, nesta história??? Eu vi lá faixas e cartazes que, não tenho duvidas, foram feitos pela Câmara, mas deveriam ser feitas por quem?? Por mim?? Por si ?? Ou está dizer-me que se a Câmara fosse doutro Partido, digamos do MRPP, não se metia nisto?? Não é obrigação dos Municípios apoiarem os seus munícipes nas suas lutas?? Diga lá qualquer coisa que se entenda.

    ResponderEliminar
  57. Ao anónimo das 20:41

    Se bem percebo o sr. é a favor da luta contra esta medida do governo, ou, dizendo de outra forma, está a favor dos doentes prejudicados por ela, não é assim? Mas não alinha porque os comunistas também lá estão. Estou certo? ou será que estou errado e o Sr. é mesmo a favor da aplicação do decreto!?

    ResponderEliminar
  58. Aqui ainda as câmaras podem fazer isso, calcula que era na Coreia do Norte, rolavam cabeças de certeza.

    ResponderEliminar
  59. Quererá explicar o que tem a Coreia do Norte a ver com os cortes nas credenciais dos doentes deste país?

    ResponderEliminar
  60. A luta foi mal conduzida, ponto final.

    ResponderEliminar
  61. O anónimo de 26-02-2011 das 20:41 fala em carrascos, pois é meu caro os únicos carrascos são os que tiraram as credenciais de transporte, principalmente aos idosos. Todos nós que moramos neste concelho temos um parente, avós, pais ou sogros que se confrontaram com essa difílculdade. Dizer que os meus carrascos ou comunistas estão lá e por isso não luto ou estou contra é no mínimo incapacidade intelectual, porque nestas coisas ou se está contra ou a favor. Não vale a pena usar argumentos cobardes para não lutar ao lado dos mais frágeis da nossa sociedade que por motivos de saúde ainda estão mais fragilizados. Ou estamos contra ou a favor, aqui não há meio-termo! Não há política! Não há carrascos! Porque se pactuarmos, isso sim, seremos carrascos dos que mais precisam e já não têm capacidade para lutar.

    ResponderEliminar
  62. @ 23:19
    não tinha carta de condução! Diz lá como chico esperto?

    ResponderEliminar
  63. Ou vi mal, ou de facto aquele grande camarada, o grande instigador das manifs das nuts, do mora é forte como camamdro, O timoneiro e mentor do actual edil (ganda boca) não estava lá. Será que o povo já viu que mais uma vez foi embarrilado durante 14 anos...

    ResponderEliminar
  64. E os deputados do PCP, dos do PS e PSD era de esperar, já chegou? Querem lá eles saber do povo de Mora, lá pás vesperas das eleições aparecem a mendigar o votito

    ResponderEliminar
  65. Luta ? Qual luta ?!
    Quando as pessoas lutam verdadeiramente estão dispostas a tudo. Sacrificam o que for necessário sacrificar, a começar por si próprias.
    Aquilo foi mais parecido com um Cerco ao Hospital do que uma Tahir donde só abalamos quando cair o ditador. Um assédio pacífico, uma encenação bem produzida mas com maus actores, uma confraternização onde (dirão os mais provocadores) só terá faltado a parte gastronómica, um ritual litúrgico, uma evocação saudosista do Prec.
    O Presidente da Câmara estava zangado mas não inflamou as hostes. Podia e devia tê-lo feito. Ou estas já se encontram tão condicionadas que , exceptuando os indefectíveis, já só se limitam ao papel de espectador consumidor? Não se gasta um capital de mobilização social só para olhar para o umbigo colectivo e aprovar uma moção maior que a escritura da Herdade da Chaminé e cortar o trânsito durante 5m no Jardim dos Pobres.
    E afinal o director do Centro de Saúde é ou não é culpado? Não se ouviu nenhum comissário dizer isso claramente. Guerras de Alecrim e Manjerona? Era só isto que se pretendia?
    É o que dá lutas burocráticas desenhadas em papel timbrado.
    Os próprios doentes, as vítimas da Iniquidade, transmitiram uma imagem algo conformista, foram apanhados na rede economicista, reivindicaram pagamentos, dinheiro, uma certa revolta envergonhada pelo sofrimento que realmente sofrem e só eles sabem quanto. Mesmo sob a capa de protesto público pelos direitos constitucionais, a exibição de casos individuais é sempre perigosa porque indutora de generalizações redutoras. É preciso cuidado nessas coisas e acho que sim, o Acusador de carrascos tem razão na parte em que as públicas virtudes não podem esconder vícios privados.

    A única luta dos doentes é acaber com a SUA doença.
    Para isso precisam de ser ajudados com o medicamento certo em vez de 'médicos' que com eles e neles façam experiências de 'medicinas' alternativas.

    ResponderEliminar
  66. Pactuaram e continuam a pactuar com injustiças, perpetuadas durante anos, nas vossas barbas, nunca os ouvi a clamar por justiça, deram cobertura às alarvices do ditador e alinharam com ele. Agora fazem de conta que a besta não existe, que não o conhecem, nunca o viram, pois é onde estava o grande timoneiro deste navio de saloios?
    Engordou à pala desta gente que acreditou que ele estava do lado deles.
    Aos comentadores anteriores que estão muito preocupados com a minha posição, aconselho-os a irem perguntar a esse vosso grande camarada, qual é a opinião dele, sobre esta e outras lutas que se perfilam.
    Deviam ter vergonha e penitenciarem-se de uma vez por todas, dos abusos cobardes desse vosso grande líder.

    ResponderEliminar
  67. "deram cobertura às alarvices do ditador e alinharam com ele."

    Quem? Os doentes?
    Olhe meu caro, o seu discurso está gasto. O Sr. banalizou de tal forma as suas razões, que já não há pachorra para as aturar.
    O ditador de que fala, é a sua razão de ser, e de tantos outros que por aqui desfilam. enquanto não se livrarem desse fantasma, a vossa mente não está disponível para nada mais.
    O Ditador já foi, mas vocês não conseguem livrar-dele na vossa cabeça.
    A maior parte, ou mesmo a totalidade dos que passam aqui pelo gatil, têm carro, não uasm credenciais, pois preferem ir à hora certa, e voltar logo que despachados.
    A nossa luta, é pelos que não têm carro, não têm dinheiro, e alguns nem têm família.Apenas têm doença e sofrimento.
    É por eles que temos de lutar. Todos os homens e mulheres de bem, de todas as cores e religiões. Não comparecer à luta porque não me agrada a companhia ou os organizadores, nem sequer é uma boa desculpa para a minha desistência da cidadania, do direito à indignação, do dever de solidariedade para com os mais fracos, do respeito para comigo próprio. É apenas o fim da linha para uma existência com dignidade, quiçá, o inicio do parasitismo.

    ResponderEliminar
  68. E agora Eng Luis Simão, o Seu Inspirador já se foi???
    Quem vai suceder ao ilustre Zéca?
    Será Ramalho ou será Neto?!

    ResponderEliminar
  69. Ao comentador: 27/02/11 11:26, por acaso não te estás a ver ao espelho?
    Tenho quase 60 anos, toda a vida vivi em função da solidariedade, de ajudar os mais fracos, lutei contra a injustiças, como me trataram? Com desprezo, dizendo que sou muito bom rapazinho, mas não tenho poder, e o poder é que é importante, nada de novo sobre o mundo, este comportamento está igual ao de há 6 000 anos.
    Não me doí a consciência por quebra de solidariedade, mas tenho dificuldade de nestes momento estar do mesmo lado da barricada de quem tem atentado contra a minha integridade física e intelectual, paciência, não sou perfeito, mas tenho que gerir o sofrimento que me tem causado.
    Não quero trazer para aqui as minhas questões "pessoais", em boa razão, em democracia, questões como a minha não são pessoais, são de toda a sociedade democrática.

    ResponderEliminar
  70. Têm pouco iodo...

    ResponderEliminar
  71. AO @ das 13:41
    O que você precisa é de atenção. E se diz que que não tem solidariedade, é para reflectir as suas razões.
    Mas continue a lutar pelos mais fracos, porque se não o fizer, não valerá a pena dizer que sempre lutou, porque irão dizer que é interesseiro. Passe bem!

    ResponderEliminar
  72. O Sinogas tambem esteve na Manifestação, contra o Dr Carlos?
    Há..não deve ter ido ele tem uma Boa Reforma..ganha com muito Esforço!!!E não tem direito a Cradencial.

    ResponderEliminar
  73. O que é que fizeram ao Zéca de Pavia?

    ResponderEliminar
  74. Os Secretários foram á Missa!!!

    ResponderEliminar
  75. Ao anónimo das 27/02/11 13:41

    Não vale a pena continuares anónimo porque já todos sabemos de quem se trata. Mas é triste e até revoltante que estejas a olhar simplesmente para o teu umbigo querendo que todo este povo te vá lamber as feridas. Chama-se a isso egoísmo. Se não queres juntar-te aos patrocinadores porque lá terás as tuas razões... tudo bem. Mas não venhas para aqui desqualificar a importância do protesto e a solidariedade que estas pessoas (refiro-me aos doentes) merecem. Ou tu és o coitadinho que mereces ter toda a população do teu lado e a defender exclusivamente o teu problema?
    Quanto à afirmação da tua vida em função da solidariedade e de ajudar os mais fracos, convém deixares algumas provas, porque senão eu ainda vou dizer aqui que sou a Madre de Calcutá ou ainda melhor - o seu fantasma.
    Um bom conselho: ajuda a resolver os problemas dos que mais precisam, dá a cara por isso e terás poder. Se achas que aqueles que o fazem, ou fazem mal ou apenas querem parecer que fazem, então dá o passo em frente e faz tu. Mostra que és capaz, que tens o tal potencial dos 60 anos. Caso contrário, penso que é melhor deixares aquelas centenas que foram, sentirem a sua luta como útil.

    ResponderEliminar
  76. Os Secretários Acéfalos estão Nervosos.Então o Zéca levou o pano "Mora é Forte"?
    O Timoneiro já se foi?
    Kem sucede a Zeca, será o Ramalho ou o Néto?

    ResponderEliminar
  77. Até o Zé de Pavia andou a Mobilizar para a Manif das Credenciai. Porra que´Mora é muita forte!!

    ResponderEliminar
  78. "Os Secretários Acéfalos estão Nervosos.Então o Zéca levou o pano "Mora é Forte"?
    O Timoneiro já se foi?
    Kem sucede a Zeca, será o Ramalho ou o Néto?"

    São comentários como este, que me dão alguma esperança; Afinal eu não sou assim tão burro...

    ResponderEliminar
  79. Parece que há aqui alguns apaixonados pelo tal Zéca. ainda que o assunto seja um outro qualquer, sem ter nada a ver, a mente destes, ou deste, individuo só pensa no tal Zéca. Ó homem, vá à merda mais o Zéca e fiquem por lá, os dois, atascados até às orelhas para ver se não nos chateiam.
    iiiirrraaa.......

    ResponderEliminar
  80. Quem és tu ?
    Quem é a besta humana escondida debaixo dessa capa amaneirada ?
    Conheces-te ?
    Será que tens a noção do que és ?
    Que pesadelos te atormentam ?
    Donde te vem tanta crueldade ?
    Em que inferno vives ?
    Que prazer te satisfaz ?
    Onde acabará isto ?

    Quem és tu?

    ResponderEliminar
  81. Tu: 27/02/11 19:33, vou ser o teu coveiro, da mesma forma que ajudei a enterrar a tua musa inspiradora, vou tratar de ti múmia paralítica.
    Falso comunista!

    ResponderEliminar
  82. Transporte de doentes: Liga dos Bombeiros ameaça com providência cautelar e manifestações

    26 Fevereiro 2011

    Lisboa, 26 fev (Lusa) -- A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) ameaçou hoje com uma providência cautelar e com manifestações, caso não corram bem as negociações que está prestes a iniciar com o Ministério da Saúde sobre as novas regras de transporte de doentes.

    Na segunda-feira arrancam as conversações com o ministério, mas hoje, em declarações à agência Lusa, o presidente da LBP, Duarte Caldeira, foi avisando que, caso a instituição avalie as negociações de forma negativa, vão avançar medidas mais fortes de contestação, para dar vazão, afirmou, "à indignação que já está instalada e ao mal-estar já instalado" nos responsáveis dos bombeiros, que se reuniram hoje em congresso extraordinário da liga, na Figueira da Foz.

    "A direção da liga foi mandatada por unanimidade, pelo congresso, para gerir este processo. No caso de não se verificarem resultados, fomos mandatados para por em prática os protestos públicos, assim como avaliar a ação judicial, eventualmente sob a forma de previdência cautelar, para suspender ou anular os efeitos do despacho" que altera as regras de transporte de doentes, acrescentou Duarte Caldeira.

    Este texto da agência Lusa foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.
    In: Diário de Notícias

    ResponderEliminar
  83. E o Sinogas??Ninguem tem noticías do Sr? Tambem foi a Manif das Cradenciais?Ou já renegou á Luta?
    Já não acredita na Luta de Massas?
    Imbernou?Está na Libía?

    ResponderEliminar
  84. (...)A autarquia de Borba surge como uma das primeiras, a nível distrital, a manifestarem-se contra esta situação, afirmando estar a constatar-se um enorme corte nas credenciais para transporte de doentes, "o que afecta gravemente o acesso à saúde da generalidade dos doentes com dificuldades económicas e com necessidade de tratamentos regulares". O município adiantou que há ambulâncias paradas e, consequentemente, corporações de bombeiros com prejuízos, "tendo por isso, aprovado, por unanimidade, na última reunião do executivo, uma moção de apelo e manifesta solidariedade aos bombeiros voluntários e à sua federação distrital nas posições tomadas em defesa das populações atingidas".(...)

    In Diário do Sul Segunda, 28th Fevereiro - Horas: 15:25

    Segundo alguns obcecados anti-PC deste blogue, o Presidente de Borba, eleito pelo PS, agora também virou comunista a fazer joguinhos contra o governo.
    Envergonhem-se meus amigos. Aqui está um homem que em primeiro lugar coloca os interesses da população e só depois os do partido.
    A atitude do eleito do PS em Mora foi miserável, uma autêntica vergonha. Esse homem não deveria voltar a aparecer em iniciativas da CM Mora. Nem mesmo naquelas em que se trata de grandes almoçaradas e onde ele normalmente nunca falha e bate palmas aos discursos do Presidente que às vezes até são ataques indirectos à sua pessoa. Mas ele nem disso se apercebe. Muito mal vai o PS no concelho de Mora.

    ResponderEliminar
  85. "A Câmara Municipal de Alandroal aprovou uma tomada de posição onde se manifesta contra as alterações ao transporte de doentes.

    Na reunião de Câmara do passado dia 26 de Janeiro, foi proposta pelo Presidente da Câmara Municipal, e aprovada por unanimidade, uma tomada de posição contra as restrições impostas ao transporte de doentes no concelho de Alandroal, dadas as características da sua população, extremamente idosa e carenciada, e por se tratar de mais uma medida que vem contribuir para a redução dos cuidados de saúde no concelho, já de si deficitários.(...)

    (...)No entanto, e mais uma vez, a Câmara Municipal encontra-se ao lado das populações e garante que, no caso das reuniões não se traduzirem nos resultados desejados, se reserva no direito de tomar outras medidas de contestação às restrições impostas.(...)

    (...)A Câmara Municipal de Alandroal garante aos doentes lesados e à população em geral que intervirá activamente em defesa do direito à saúde, que com estas restrições fica altamente prejudicado, e que tudo fará para tentar repor a situação.

    Segundo os tais obcecados, mais uma câmara que virou comunista.

    ResponderEliminar
  86. E o Sinogas virou????Tambem esteve na Manif, do PC, contra o Director do Centro de Saúde de Mora?
    Já não é Comunista?Já não acredita na Luta de Massas?
    Ou estava a Emburrachar-se?

    ResponderEliminar
  87. Quem é o atrasado mental das 17:32????

    ResponderEliminar
  88. É a Loira de Serviço!!!

    ResponderEliminar
  89. Todos na Praça do Giraldo, amanhã.Levem Fato de Treino,Ténis,Garrafinha de Água.
    Todos prontos para Uma Nova Corrida/Luta.E já agora não se esqueçam de amnhar o cabelo, para falarem para a Televisão!!!

    ResponderEliminar
  90. Ultimas noticias:
    Um acordo entre o Executivo da Câmara e o vereador do PS vai permitir a presença deste, amanhã, na manifestação em Évora, encabeçando o desfile e com um autocolante ao peito a dizer: "Não aos cortes nos transportes de doentes aplicados pelo governo PS". Na Base do acordo estará a atribuição, ao referido vereador, de despesas de representação e respectiva jantarada no restaurante Fialho. A bebida fica por conta do próprio por preferir a "pomada" de Cabeção que costuma beber na famosa adega dos encontros com o Sinogas. Segundo fontes fidedignas, este vereador terá mesmo afirmado "assim podem contar comigo para estar sempre ao lado da população. É preciso corrigir as injustiças sociais que os homens de gabinete, em Lisboa, lançam sem conhecimento do que se passa no terreno." António "Chalana" Terá mesmo informado que está a preparar uma moção, redigida por ele próprio, para colocar à votação na próxima reunião de Câmara onde exige a retirada imediata do decreto que deu origem a esta situação e apela a todos os membros das organizações do PS locais e regionais para tomarem medidas idênticas.

    ResponderEliminar
  91. ...e eu sou a Rainha de Inglaterra.

    ResponderEliminar
  92. A moção foi redigida pelo Sinogas, o tal de "Mora é Forte"..Aquele que acaba de ser destituido de Presidente da Assembleia Municipsl de Mora!!!!

    ResponderEliminar
  93. Colha lá ó gafanhoto da 21:16, não foi detituido, renunciou ao mandato.

    ResponderEliminar
  94. Colha, o gajo anda a fazer uma lista, já há compromissos assumidos por alguns artistas sem espinha dorsal.
    Há gente com um descaramento, ao mesmo tempo que batem com a mão no peito, anda a conspirar conta quem confia neles. Por enquanto, fico-me por aqui.

    ResponderEliminar
  95. Esse de Pavia nunca me enganou. Infelizmente enganou muitos cá da terra e os do pc. Nem vale a auga que bebe quanto mais o vinho.

    ResponderEliminar
  96. Cá se fazem cá se pagam, como diz o povo. E eles já começaram a pagar, e eu bato palmas, seus c...

    ResponderEliminar
  97. Segundo se diz por aí à boca pequena, vai concorrer pelo PS. Parece que já houve contactos em Évora ao mais alto nível regional.

    ResponderEliminar
  98. Colha que o gajo pode não ter estudos, mas não burro como os anónimos de cima. Inteligência saloia, como sempre!

    ResponderEliminar
  99. O homem não é burro?
    São respeitáveis opiniões, eu nunca encontrei ninguém tão burro, nunca lhe conheci um raciocínio que aflorasse a inteligência mínima.
    A prova disso é essa de fazer uma lista e convidar o indivíduo que mais o lixou.

    ResponderEliminar
  100. Falem claro porra!!! Troquem isso por miúdos; Quem convidou quem???

    ResponderEliminar
  101. O ex Presidente Sinogas, está a formar equipa para concorrer ás próximas Autárquicas.
    Duas pessoas que foram já sondadas, e que mostraram disponibilidade, foram os Srs. António Luís dos Santos, e Luís Cardoso.
    Sabe-se também que um dos actuais vereadores da oposição, também está envolvido no processo.
    Em breve, novos desenvolvimentos.

    ResponderEliminar
  102. Deixem o Luís Cardoso em paz, porque será que tanta gente tem medo do fulano?

    ResponderEliminar
  103. O autarcaZeca ainda vai dar uma grande lição a estes autarcaszecas. Ai vai,vai..

    ResponderEliminar
  104. Se houvesse um pouco de dignidade, nunca se utilizaria o nome de ninguém.
    Neste caso, usa-se o nome e até se trata pro Sr. mas noutros casos, a utilização é muito mais cobarde.

    ResponderEliminar
  105. Mete o Sr. no cu.

    ResponderEliminar
  106. Não se esqueçam de nenhum Velhinho em Évora.Olha que alguns, nem nos Tempos da R Agrária iam a Évora.
    Os Autocarros no Rossio pode não se boa solução.
    E os Panos?E os Panos?

    ResponderEliminar
  107. Ladrão também é Gente, António Luis a Presidente!

    ResponderEliminar
  108. Força GORDO...estamos contigo...Ganda Gordo!!! és o maior...mas olha lá o Zé do Cano deixa-te navegar muito na net durante o horário de serviço..ou enquanto limpas a sua piscina vais fazendo umas "pausas"... GORDO A PRESIDENTE!!!!

    ResponderEliminar
  109. "Quem com ferros mata, com ferros morre"

    Mas é triste ver tanta baixeza. Tanto de um lado, como de outro.
    Mora não é forte. É triste. Lamentavelmente triste.

    ResponderEliminar
  110. ATENÇÃO!!!! Não confundir Mora com a porca miséria dos comentários que alguns bloguistas aqui deixam. Apesar de sermos levados a pensar que a pequena chundra de gente que aqui vomita, pode ser representativa do povo, Mora já mostrou que não é assim tão triste. A prova está que quando é preciso defender os seus direitos fá-lo com determinação. Já provaram que não são nenhuns borreguinhos amansados que se deixam sangrar sem protestar. Estão informados e sabem exigir aquilo a que têm direito.
    Por outro lado os criticos dessas lutas são uns merdas que não mexem uma palha nem para se defenderem a si próprios. Apenas criticam, com baixesa, aquilo que os outros fazem. São, simplesmente, UNS MERDAS!!!!!

    ResponderEliminar
  111. Viva Luta...A Luta é de Todos.

    ResponderEliminar
  112. Mora não é para ser confundida, oportunista de merda, vais ter o mesmo destino que o timoneiro, o caixote do lixo da História.

    ResponderEliminar
  113. Alguem me sabe explicar, o porquê, das Acções de Rua, sobre as Cradenciais.Se subescrever somente aos Concelhos de Arraiolos, Montemor, Mora e V. Novas??

    ResponderEliminar
  114. Não sei quem é o timoneiro de que falas mas, pelo que dizes, esse ainda teve um lugar no caixote do lixo, coisa que os merdas que aqui VOMITAM não passam de bufas mal cheirosas no meio da população. Ninguém sabem quem as deu e só incomodam momentaneamente com o mau cheiro, depois, simplesmente, desaparecem. Nunca mais ninguém falará delas. E é, apenas e só, deste mau cheiro, momentâneo, a coisas podres que, de vez em quando, por aqui passam de que me estou a queixar.
    De resto, não contam para nada.

    ResponderEliminar
  115. luta se circunscrever com maior incidência aos concelhos referidos.
    Será que a população dos restantes concelhos do Distrito de Évora, ainda não se apercebeu que os verdadeiros lutadores pela sua dignidade e direitos estão aqui.
    No futuro vão ter que procurar resolver as coisas institucionalmente, fazendo o trabalho de casa no timing certo.
    As pessoas vão entender, se o trabalhinho for bem feito, ao invés, banalizando alvoroço vão desgastando a capacidade para lutar.

    ResponderEliminar
  116. Nem 1 Foto da Manif. de ontem!!!!!Mas a fazer Fé nas Imagens da Televisão, as mesmas pareciam o Estado Social do Partido Comunista.Pois foi este que organizou a iniciativa.
    Enfim!!E se os Médicos do Centro de Saúde de Mora, passarem á Reforma????

    ResponderEliminar
  117. Isso é que era uma sorte. Pelo menos o tal que diz que não é director nem responsáveis mas que se recusa a assinar a credenciais aos desgraçados dos doentes. Isso era uma bênção para o povo.

    ResponderEliminar
  118. Manif, hoje 3 de Março. as 18 h, a Porta do C Saúde, demissão imediata do Dr Carlos Rosa.

    ResponderEliminar
  119. -A Comissão Política Distrital de Évora do PSD condena a forma "fria, atabalhoada e incompetente" como o Governo socialista vem introduzir alterações no financiamento do transporte de doentes, que prejudicam "gravemente" a população do distrito.
    O PSD do distrito de Évora referiu num comunicado que o Governo, ao tomar essas medidas, "sabendo que não existe qualquer sistema alternativo para o transporte de doentes", quis ignorar as suas consequências, demonstrando "uma grande irresponsabilidade" ao privar milhares de utentes em todo o país de consultas e tratamentos, sobretudo os mais pobres.
    O documento acrescenta que, no distrito de Évora, a situação torna-se ainda "mais grave" atendendo à dispersão geográfica das populações, com grandes distâncias a percorrer, sem "um sistema público de transportes minimamente eficiente" e "à crónica falta de médicos de família", que a Administração Regional de Saúde do Alentejo "se tem mostrado incompetente para resolver".-

    Não é preciso ser-se comunista para perceber as injustiças sociais.
    Só alguns PS locais, inócuos, continuam a achar que não se deve fazer nada e que está tudo bem.
    Lamentável

    ResponderEliminar
  120. O facto de condenarmos a forma irresponsável como o governo tratou o assunto, não quer dizer que estejamos de acordo, com a caça às bruxas que foi promovida na manifestação populista e muito mal conduzida junto ao Centro de Saúde de Mora.
    Houve uma tentativa clara de fazer cair o ónus das medidas que resultam do despacho, sobre o Dr. Carlos Rosa, os promotores permitiram que essa confusão se instalasse na minha modesta opinião, não foi intelectualmente honesto fazer esse aproveitamento.
    Eu sou um cidadão presente e consciente das minhas responsabilidades, reconheço que a aplicação das medidas previstas no Despacho 19264/2010 são lesivas dos direitos mais elementares dos cidadãos de menores recursos, não me sujeito ao calendário das lutas decididas pelo PCP, são meros acontecimentos folclóricos.

    ResponderEliminar
  121. Fonte geralmente mal informada03/03/11, 21:41

    @18:54
    Então qual é a tua, oh meu???!!!

    ResponderEliminar
  122. A minha, oh meu, é que já não estamos no tempo do PREC. Portanto, os saneamentos "populares", passaram de moda, quando voltarem a estar na moda é para correr com esta classe política de meia tigela.

    ResponderEliminar
  123. Qual classe politica de meia-tigela? Este governo do PS que não tem vergonha de andar a tirar aos reformados com reformas de miséria enquanto permite aos bancos fugirem ao pagamento de milhões de euros em impostos?
    Segundo as noticias noticiadas, ontem, por todos os órgãos de informação, a fuga aos impostos representa qualquer coisa como 10 mil milhões de euros. Dez mil milhões, repito.
    Afinal quem é que são os políticos de meia tigela?

    ResponderEliminar
  124. Sim, esses e os outros incompetentes.

    ResponderEliminar
  125. Quanto ao sr. carlos rosa, todos os utentes sabem o modo como foram tratados, por ele, nesta história das credenciais. Ele podia, e devia, ter ficado do lado dos mais desfavorecidos, apesar de ter de cumprir com as orientações dos seus superiores. Mas ele foi mais longe, radicalizou a questão e o concelho de mora foi o mais atingido em todo o distrito. Alias, não é para esquecer, a sua intenção de mudar o Centro de Saúde para a antiga Escola Primária. Depois de todo o investimento que a misericórdia fez e das excelentes condições que o actual centro tem, só uma pessoa de má índole, que, por interesse próprio (a sua má relação com a Misericórdia) não hesita em sacrificar toda uma população e propor mais uma despesa absurda para a instalação do centro na escola, só uma pessoa de má índole, repito, pode ter estas atitudes. Porque não havemos de chamar os bois pelos nomes?
    Qual a razão para ficarmos calados?
    Só porque os comunistas também protestam não vamos protestar nós? Então qualquer dia vamos ter o governo a contratar pessoas para se fazerem passar por comunistas que é para nós ficarmos caladinhos.
    Tenham tino!

    ResponderEliminar
  126. No fundo, no fundo, todos reconhecem esta enorme injustiça, mas aos secretários, cabe secretariar.

    ResponderEliminar
  127. No fundo, no fundo, o que queres dizer, é que eles são "Bem mandados".

    ResponderEliminar
  128. Ó parente das 18:54, tás cego ou não vês a vereda. Esse pilantra, que tu defendes, em cima dessa execrável medida, ainda abusou de pessoas e instituições. Vamos a factos, dar todos os serviços existentes num dia, aí uns sete ou oito, aos transportes do lar de Cabeção, e os Bombeiros? Perguntar aos velhotes quanto ganham de reforma, para de seguida lhes dizer que tinham ou não a credencialzinha. Isto é tudo normal, não é senhor secretário?

    ResponderEliminar
  129. Diário da República, 2.ª série — N.º 251 — 29 de Dezembro de 2010 63049
    MINISTÉRIO DA SAÚDE
    Gabinete do Secretário de Estado da Saúde
    Despacho n.º 19264/2010
    O transporte de doentes, conforme previsto na base XXIII da Lei de Bases da Saúde, aprovada pela Lei n.º 48/90, de 24 de Agosto, alterada pela Lei n.º 27/2002, de 8 de Novembro, é considerada uma actividade instrumental da prestação de cuidados de saúde, cuja disciplina e fiscalização cabe ao Ministério da Saúde.
    Reconhecida a sua natureza de actividade instrumental à prestação de cuidados de saúde, importa, para além de garantir elevados padrões de qualidade da prestação das actividades de transporte de doentes, assegurar que as mesmas sejam desenvolvidas de acordo com regras e procedimentos claros e uniformes em todas as regiões administrativas de saúde, porquanto disso depende, em especial, a igualdade de todos os cidadãos no acesso aos cuidados de saúde e a equidade na distribuição de recursos, logo, também, a sustentabilidade financeira do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
    O transporte de doentes urgentes/emergentes é da responsabilidade do Instituto Nacional de Emergência Médica, I. P., pelo que, neste contexto, é necessário apresentar as orientações que devem ser aplicadas por todos os estabelecimentos e serviços do SNS, bem como pelas administrações regionais de saúde (ARS), no âmbito das suas competências em matéria da articulação entre os serviços prestadores de cuidados de saúde, em relação à actividade de transporte de doentes não urgentes.
    Importa, desde já, emitir orientações referentes ao direito ao transporte de doentes não urgentes e a sua articulação com a condição de recursos, para, em fase posterior, ser definido um quadro normalizador global através de um regulamento geral de transporte de doentes não urgentes no âmbito do Serviço Nacional de Saúde.
    Assim, ao abrigo da base XXIII da Lei de Bases da Saúde, determino:
    1 — O pagamento do transporte de doentes não urgentes é garantido aos utentes nas situações que preencham simultaneamente os seguintes requisitos:
    a) Em caso que clinicamente se justifique;
    b) Em caso de insuficiência económica.
    2 — Para efeitos da alínea a) do número anterior, a justificação clínica é feita pelo médico e deve constar do processo clínico do doente e da respectiva requisição.
    3 — Para efeitos da alínea b) do n.º 1, a aferição e demonstração da insuficiência económica é feita nos termos do Decreto-Lei n.º 70/2010, de 16 de Junho.
    4 — O presente despacho entra em vigor em 1 de Janeiro de 2011.14 de Dezembro de 2010. — O Secretário de Estado da Saúde, Óscar Manuel de Oliveira Gaspar

    ResponderEliminar
  130. Este Despacho é a razão da nossa luta, não é dar cobertura aos ódios pessoais que algumas pessoas querem capitalizar em seu favor.

    ResponderEliminar
  131. Ó das 00:33
    estou contigo e acho que tens roda a razão mas, já agora, diz lá o que achas que deve ser feito para que a situação seja reposta de forma justa e solidária para os mais desfavorecidos????
    Quais as formas de actuação que achas que devem ser seguidas????

    ResponderEliminar
  132. Além da questão politica, porque não pedem a demissão do dr. Carlos? Ou é uma questão de politicazinha à maneira dos Comunazinhos?

    ResponderEliminar
  133. Os politicazinhas e o comunazinhos e os defensores do Rosa e do PS e os anti-manif's e o ANti-tudo e os que se dizem a favor dos utentes mas que não querem protestos.... de todos esses, ainda não veio uma única proposta para resolução do problema. Ou seja: desde que não haja protestos onde, eventualmente, possa estar algum comunista, está tudo bem. O resto que se foda.
    Àh grandes democratas. E dizem vocês mal dos comunas.
    Ao menos esses, mal ou bem, ainda vão mexendo,agora vocês estão mortos. São um mero sentimento de inexistência.

    ResponderEliminar
  134. A Xuxalhada Morense, não se respeita nem a si próprios. Vêm a fome e miséria a aproximar-se da sua porta, mas continuam fieis ao algoz.

    ResponderEliminar
  135. Por aqui, enquanto houver quem confunda comunistas com a ideia que os PCPs têm sobre o assunto e xuxalistas com virgens ofendidas, bem podem bailar Rosas e Sócrates, Cavacos e Portas...
    É sempre a mesma coisa: ricos a falarem SOBRE pobres.
    Falar PARA os pobres, ajudar a pobreza envergonhada e desprotegida faz-se no terreno, no dia-a-dia, na disponibilidade solidária e desinteressada, centrar a acção em quem realmente precisa e não em quem ajuda.

    ResponderEliminar
  136. @19:24

    Tal e qual. Mas parece que o obscurantismo da "outra senhora", se mantém.

    ResponderEliminar
  137. Mora é uma merda. Há muitos anos. Ainda se duvida disso? Uma aldeola de gente manienta, ignorante e burra. Basta olhar só até para o Couço. Para Coruche. Para Benavente. Mora é atrasada, retrógrada, anquilosada. Mora é uma merda.

    ResponderEliminar
  138. E tu és um filho da puta, que nem terra deves ter.
    Nasceste num corral qualquer, e foste abusado pelo teu padrasto. Depois ganhaste-lhe o gosto e foste repudiado por algum gajo de Mora. Agora não nos perdoas...

    ResponderEliminar
  139. Um concelho que gramou um gajo como o Sinogas durante 14 anos o que será? Será uma terra evoluída ou uma aldeola de saloios atrasados e sacanas?

    ResponderEliminar
  140. Solicito a todos os naturais deste concelho que não respondam a provocações asquerosos de filhos da puta de outras paragens que vêm aqui ofender-nos. Eles só merecem o nosso desprezo. O administrador, se é um Morense, também devia tomar uma atitude de repúdio e relação a tão grandes inergúmeros.

    ResponderEliminar
  141. Concordo.MORA É FORTE.

    ResponderEliminar
  142. Estão a falar do quê?
    De nos protegermos contra gente de índole do ditador de Pavia?
    Abram os olhos, outros se perfilam para continuar a saga dos atentados à nossa dignidade de cidadãos, morenses e de gente de bem.

    ResponderEliminar
  143. E temos cá no Concelho, rotundas,muitas e bonitas. Com talhas de vinho em Cabeção, a do Millenium em Pavia, origem do grande Timoneiro, e em Mora temos com escads, com cortiça de ferro. A Malarranha e as Brotas não t~em nenhuma. Está mal. Na capital, Mora, temos muitos sinais amarelos com cágados, enguias e barbos. E temos muita pêxe lá no Fluviário. Temos problemas com as NUTs, com o Centro de Saúde de Mora, com as ambulâncias para lá e para cá. Mas esta última parte não tem qualquer importância. Vamos a fazer mais uma Feira de canas de pesca ou de caça?o costume...A Cãmara é muito boa, muito amiga dos pobres. É porreiro pá, Mora. Pois então.Quando vem água vão as vacas. Outras vezes não há água e vamos às Albardas furar o furo. E temos o Parque do Gameiro, grande sonho do EX Sinogas.É porreiro pá. Mora é Forte. E mais os peixes e as ribêras secas no Verão. Temos uns grandes Palácios do Concelho.Uma economia sádia.Muito emprego. E uma Zona Industrial que até manda ventarolas. A desertificação avança. Até é porreiro porque podemos andar mais depressa nas rotundas e as estradas municipais estoiram-se menos. Quer-se dizer, estouradas estão elas. Quanto à Saúde, ao Ensino isso não tem interesse nenhum.

    ResponderEliminar
  144. 15:13

    Já experimentas-te meter a língua no cú??

    ResponderEliminar
  145. Caro comentarista de 05/03/11 15:13,

    Aprecio a forma civilizada de se exprimir, até porque concordo com a sugestão do das 05/03/11 08:04. No entanto, apesar de perceber as suas criticas, não percebo muito bem o que pretendia em alternativa, ou quem condena pela situação da coisa. Senão vejamos: em relação às rotundas, estão feitas e não me parece que defenda a sua demolição; quanto ao timoneiro está em coma político e espero que não recupere embora de tanto se falar nele não sei se não irá provocar uma reanimação; quanto aos sinais amarelos, cágados e barbos, também não gosto, aliás detesto; em relação às vacas e à vinda da água, não sei se pretende protestar contra o São Pedro se pretende culpar alguns Terrenos pela intempérie; quanto às estradas municipais não concordo consigo: são poucas e estão em razoável estado: Na Malarranha a situação tem sido resolvida, Cabeção está muito bem servido, Montes Novos está a ser arranjada; no que toca ao abastecimento público, tirando o velho e crónico problema da conduta das Brotas que, pelo que parece, já vai estando ultrapassado, não me parece que haja algum problema quer com a quantidade, quer com a qualidade da água que nos é fornecida.
    No entanto, apesar das discordâncias, considero legitimas as suas questões. Cada um tem as suas prioridades próprias. Ainda assim, deixe-me fazer-lhe algumas perguntas para melhor entender onde quer chegar na sua intervenção: em todos os factos acima mencionados, quais são os direitos e garantias, devidos ao comum dos cidadãos, postos em causa?
    Quais foram as regras democráticas violentadas ou deturpadas?

    Quanto aos outros itens abordados: o problema das Nut's está resolvido, e bem, quanto a mim.
    A economia "sadia", a Zona Industrial e a desertificação não são exclusivas do nosso concelho nem da região. Não quererá apontar um culpado com responsabilidades mais abrangentes?
    Quanto ao problema da Saúde, aí sim, creio que temos um problema de negação de direitos elementares e fundamentais a que todos os cidadãos, estejam no interior, a dezenas de km dos hospitais centrais ou no litoral, a 10 minutos de autocarro, devem ser iguais e assegurar a mesma certeza de assistência.
    Creio, ser este, um problema bem mais importante que os acima referidos. Ninguém irá morrer por causa do mau gosto de quem mandou construir o masmarracho da rotunda de Pavia. Mas alguém irá morrer por deixar de ir a Lisboa, 3 vezes num mês, para fazer exames de preparação para a transplantação de um rim, por não ter transporte ou dinheiro para o pagar. E como este há dezenas de exemplos só no nosso concelho.
    Estou consigo numa coisa: o Parque do Gameiro está ao abandono e tornou-se numa autêntica anedota e só pode servir de risota a quem vê a publicidade e depois o visita. Demonstra grande falta de sensibilidade e estratégia de promoção que a coisa merece.
    Mas reforço que o problema com a saúde é bem mais importante.
    Sempre a considerá-lo,... sou um natural e residente no concelho que gosta da sua terra... apesar de tudo!!!

    ResponderEliminar
  146. "Abram os olhos, outros se perfilam para continuar a saga dos atentados".....

    Pois é!!!! Essa é a grande verdade. Aqueles a quem se refere vão-se perfilando e vão-se chegando à frente, quer concordemos ou não eles, estão lá e exercem um direito que a democracia lhes confere. Do outro lado estão aqueles que, como o senhor, só mexem a língua, ou melhor, os dedos em cima do teclado. De resto não passam disso mesmo, de simples enchedores de linhas de texto em blogues.
    Convosco não podemos contar.

    ResponderEliminar
  147. Nunca me senti atraído pela imundície das lutas miseráveis e cobardes no interior dos partidos, aliciante é o debate de ideias que no que concerne a Mora se traduz por um silêncio sepulcral.
    O finado ditador de Pavia, implementou um clima de medo, resultante do poderzinho, redutor e reaccionário que todos alimentamos durante anos demasiados.
    Temos que voltar a apreender a democracia, é simplesmente permitir as opiniões dos que não concordam connosco, e isso não ser motivo de perseguições a pessoas só porque pensam diferente.

    ResponderEliminar
  148. "aliciante é o debate de ideias que no que concerne a Mora"

    Concordo.
    Porque não convoca V.Exa, um grupo de amigos, com uma ordem de trabalhos a discutir, e faz uma grande reunião aberta a toda a gente, para "debater ideias no que concerne a Mora"? Tenho a certeza de que a Câmara disponibiliza o Auditório, ou a Casa da Cultura, para tal evento.
    Ou será que é mais cómodo falar nos Blogs? Ou será que afinal não tem assim tantas ideias para ensinar a democracia?.
    Nada nos impede de criar movimentos cívicos e culturais, que possam debater tudo o que diz respeito à nossa comunidade.
    Faça alguma coisa para provar o que diz, e mudar o rumo do que acha que está mal.
    Depois do que este Povo está a sofrer na pele, perante a indiferença de tanta gente "boa", a desculpa da "perseguição", é apenas anedótica.

    ResponderEliminar
  149. Anedótico é não veres a vereda!
    Não me digas que desconheces perseguições em Mora?
    Bloqueios a comerciantes?
    E outras anormalidades comportamentais destes nossos políticos de meia tigela.

    ResponderEliminar
  150. Perante o que este povo está a sofrer na pele, a perseguição da indiferença de tanta gente "boa" como desculpa, é apenas alarve.
    Quando a gente "má" tem na mão a alavanca certa para mover o Mundo (ou concelho) e não o faz, instala-se a grande desconfiança em relação à capacidade de intervenção pública.
    Convém não esquecer que os eleitos juraram cumprir com lealdade as FUNÇÕES que lhes foram atribuídas pelo voto popular.

    ResponderEliminar
  151. Ou seja: Esta é uma terra de cobardes.
    Não se reage, por medo.
    Não se intervém, por medo.
    Não se dá a cara, por medo.
    MEDO. MEDO. MEDO e mais MEDO.
    Medo do quê caralho???Anda ai alguém de revolver à cinta? Há fantasmas nas ruas de Mora??
    Metam o medo no cu. O vosso problema chama-se anti-comunismo, mas não têm colhões para assumirem isso publicamente, porque a maioria de vocês, andam de mãos dadas com o poder, apesar de querem que ele estivesse noutras mãos.
    Vocês são uma cambada de incompetentes incapazes de fazer frente ao sistema.
    Vocês têm medo sim, mas da vossa própria sombra.
    Vocês não são só inofensivos; São também insignificantes.

    ResponderEliminar
  152. Caro anónimo 14:14 não leve a mal, mas não concordo.
    Quem manda bitaites para aqui é uma meia dúzia de instruídos que não pode ser confundida com a maioria da população, se quer chamar cobarde a alguém é melhor afinar a pontaria.
    Uma opinião muito sincera, não faça tanto alarido na descrição desta gente, perde um bocado o interesse, na liberdade de interpretação de cada qual reside sómente o seu contributo pessoal para a cultura morense.
    A culpa é de todos, logo não é de ninguém. Se o amigo é da terra e não se sente culpado, porque se pune dessa maneira?

    ResponderEliminar
  153. Os maiores anti-comunistas estão todos no PCP de Mora.
    É uma questão de tempo e eles mudam-se.

    ResponderEliminar
  154. Os últimos 5 comentários demonstram bem a importância destas "úteis" discussões.
    Palavras...Palavras...Palavras...Palavras...Palavras...Palavras...Palavras...Palavras...Palavras...Palavras...Palavras...
    Sugestões, ideias para a discussão, alternativas credíveis.... ZERO!!!!!!

    Vou ver se vejo por aí uns comunas.....

    ResponderEliminar
  155. Ó Gato, muda aqui esta coisa, da Luta ,contra o Dr Carlos Rosa. Já Chega!!

    ResponderEliminar
  156. Os Homens da Luta (da verdadeira) fartaram-se de lutar para ganhar o festival da canção. E vocês aqui a discutirem estas merdices!

    ResponderEliminar
  157. Jovens "Geração à Rasca" interrompem discurso de Sócrates

    ResponderEliminar
  158. Gato era importante trazer para a discussão a manifestação do dia 12 de Março.
    Bota o manifesto!

    ResponderEliminar
  159. Donde partem os Autocarros de Mora e a que Horas?
    Levamos o Pano "Mora é Forte".
    O PCP apoia?!!

    ResponderEliminar

Participe com a sua opinião.
Não se esqueça de respeitar os outros e as suas opiniões.
Os comentários que utilizem linguagem desapropriada e ofensiva são eliminados.
Os comentarios serão moderados