sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Livro em Branco


82 comentários:

  1. Livro em branco? Não adianta. Seja qual for a cor do livro, o tema é sempre o mesmo: SINOGAS.

    ResponderEliminar
  2. BOAS FESTAS!
    Continuar a falar do electricista de terceira é uma perda de tempo, o homem está claramente onde sempre pertenceu, no mundo da boémia copofónica, eu diria mais, onde de nunca devia ter saído, tínhamos ganho todos muito com isso.
    Mas pronto, chorar sobre o leite derramado, não adianta, é somente uma perda de tempo.
    BOAS FESTAS!

    ResponderEliminar
  3. E viva o Bebado De Pavia, de seu nome Zé Manel Manaia Sinogas!!!
    Falem, Falem! que ele esta a cagar-se para a gente todos.
    O cú encheu ele á conta dos Otários do concelho de Mora.

    ResponderEliminar
  4. ganhem juizo e deixem-se de comentários parvos sobre posts ainda mais parvos.Falem e discutam sobre a estrada do monte novo e dos foros de mora, que bem precisam. Sobre a obra da praça da farmácia,porque é que ninguém se manifestou frente à Câmara, todas as pessoas da zona podiam ter-se unido e impedido a obra. Ainda estão a tempo, manifestem-se, chamem as televisões, aquilo é uma obra inútil, a praça como está não precisa de obras, deixem de ser palermas.

    ResponderEliminar
  5. Numa terra de palermas, como se pode deixar de ser palerma??
    Aqui só se sabe dizer mal do trabalho dos outros, mas nunca se está disposto a substitui-los.
    No Luso, são os mesmos durante anos. No conselho directivo da Escola, sãos os mesmos há décadas, na SIMM, são sempre os mesmos(e bem se amanham) há milénios. Nos Bombeiros, aquilo é uma família há séculos. Outra família está instalada na misericordiosa. Na liga dos combatentes são os mesmos desde que foi criada.
    A única disponibilidade que há em Mora, é para butar faladura nos blogs, porque se faz sentado.
    Vocês são uns tristes. E ainda falam de quem, mal ou bem, foi disponível. Mas o curioso da questão, é que essa pessoa continua a ignora-los completamente e nem sabe que vocês existem.
    São tão tristes os tristes...

    ResponderEliminar
  6. São os votos de um Bom Natal e Feliz Ano Novo
    http://www.youtube.com/watch?v=LnuaLgfPFhY&feature=related
    de Sócrates, claro!

    ResponderEliminar
  7. Caro 16:59,
    permita que lhe chame a atenção para o facto de o amigo também pertencer à categoria dos "tristes e sentados", pois, com o seu comentário, acaba por protagonizar o mesmo comportamento que antes tinha condenado; logo, faz parte da equipa dos treinadores de bancada que nos blogues "botam faladura".
    Não seja tão crítico em relação a isso, lembre-se que essa pode ser a única coisa que resta a muita gente para exercer a sua cidadania. Ainda que esta seja uma forma virtual de o fazer, em todo o caso e no limite, é melhor fazê-lo do que, simplesmente, "comer e calar". Será uma prova, um início, se quiser, de resposta à pergunta que coloca "como se pode deixar de ser palerma?"
    O quadro que apresenta sobre a falta de renovação ou ausência de caras novas nas principais instituições morenses, corresponde à realidade e é lamentável. Vive-se dentro dos mesmos parametros e objectivos sociais do 'antigamente', daí resultando a referida falta de participação cívica e a rejeição dos deveres que o viver em sociedade implica.
    A meu ver, uma das causas que se pode apontar para essa situação, para além da própria natureza das pessoas, será o generalizado mau exemplo em que caíram os da chamada CLASSE POLÍTICA, ao isolarem-se do contacto com a população, ao não fomentarem a auscultação directa das bases, ao não prestarem contas credíveis do seu trabalho, ao assumirem sem pejo a visão a preto e branco do mundo, protegendo uns, segregando outros, ao servirem-se do 'tacho', etc.
    Desse exemplo que vem de cima, as pessoas adormecidas na comodidade que alcançaram, concluem negligentemente e afastam-se de intervir, pressupondo a inutilidade dessa atitude. Há ainda que contar como factor residual. Certos analistas, do alto do seu pessimismo, afirmam que o povo que veio à rua no 25 de Abril aclamar os militares é o mesmo que estava em qualquer inauguração do dia 24 de Abril. Acho essa tese errada, estive lá e vi com os meus olhos, eu diria que são os que apareceram no dia 26 de Abril que corresponderão melhor à adaptabilidade às circunstâncias pelo qual o português é conhecido.
    Voltando ao caso morense, a decadência progressiva a que o movimento associativo assiste (CHE morense, Associação dos Comerciantes, etc.) deve-se em grande parte à excessiva componente político-partidária que se colou aos seus objectivos primordiais. Em vez de proporcionarem a densificação de estruturas, o "formar torrão" essencial à sua sustentabilidade, pelo contrário, criaram divisões espúrias, bloqueios insanáveis que conduziram a becos sem saída, os quais são agora carpideira saudosista.

    E, com este postalito de Boas Festas me fico por aqui, sentado e triste, mas em todo o caso ...VIVO,
    já não é pouco!

    P.S.: Não deixe de dizer mal e criticar o trabalho dos outros, para quem deseja evoluir e quer aprender as críticas fundamentadas são um instrumento importantíssimo.
    Os que o sabem manejar assim o dizem, os outros não passam da cêpa torta!

    ResponderEliminar
  8. O Presépio somos nós
    É dentro de nós que Jesus nasce
    Dentro destes gestos que, em igual medida, a esperança e a sombra revestem
    Dentro das nossas palavras e do seu tráfego sonâmbulo
    Dentro do riso e da hesitação
    Dentro do dom e da demora
    Dentro do redemoinho e da prece
    Dentro daquilo que não soubemos ou ainda não tentamos

    O Presépio somos nós
    É dentro de nós que Jesus nasce
    Dentro de cada idade e estação
    Dentro de cada encontro e de cada perda
    Dentro do que cresce e do que se derruba
    Dentro da pedra e do voo
    Dentro do que em nós atravessa a água ou atravessa o fogo
    Dentro da viagem e do caminho que sem saída parece

    O Presépio somos nós
    É dentro de nós que Jesus nasce
    Dentro da alegria e da nudez do tempo
    Dentro do calor da casa e do relento imprevisto
    Dentro do declive e da planura
    Dentro da lâmpada e do grito
    Dentro da sede e da fonte
    Dentro do agora e dentro do eterno

    José Tolentino Mendonça

    Apesar de me socorrer de palavras alheias, não quero deixar de desejar que esta época seja vivida por todos com saúde, paz, justiça, esperança, fé, vontade e querer. E se alguém for portador de todos ou de alguns destes valores que os possa partilhar com quem não os possui. Só por isso o Natal terá mais sentido.

    Ao Gato Morense e a todos os leitores e comentadores do Blog, os melhores votos do Boas Festas e um bom ano de 2011.

    ResponderEliminar
  9. 19:29

    O Amigo tem razão em quase tudo o que diz.
    No meu caso, tal cimo diz, também faço parte dos sentados, mas recuso-me a fazer parte dos palermas, porque na minha inercia, não me dá para vir exigir dos outros, aquilo que eu me estou burrifando para fazer.
    Também não estou de acordo em culpar a classe politica, pela indiferença das pessoas. Aliás, julgo mesmo que é perante a ineficácia dos políticos, que nós mais devemos reagir, mas reagir nos blogs, falar de bebedeiras e almoçaradas, ainda por cima sem dar a cara, para desalojar qualquer poder, é simplesmente ridiculo.
    Meu caro, eu acho que qualquer pertenço resistente que chegue aqui, perante o que lê, caiem-lhe os tomates aos pés. Você está disposto a ir para a luta, na companhia desta falange?? Acha que tudo isto serve quem??
    Eu já tive os meus momentos cívicos, e sempre que quis envolver outros, acharam sempre que eu tinha a mania que era doutor.
    As pessoas de Mora??? Não brinque comigo.

    PS: Eu sou de Mora.

    ResponderEliminar
  10. Eu também sou de Mora e sou do Mundo.
    Por experiência própria, sei que a rocha é dura mas mais dura é a Razão que a sustém.
    Por isso não desisto.

    Obrigado C.B.
    Magnífica intervenção, parabéns!

    ResponderEliminar
  11. Caro 19:29
    "Não seja tão crítico em relação a isso, lembre-se que essa pode ser a única coisa que resta a muita gente para exercer a sua cidadania."
    Se você acha que isto é alguma forma de exercer cidadania, esconder-se atrás de um anonimato para dizer meia dúzia de bazófias sem a minima capacidade de intervenção na sociedade. Então, desculpe que lhe diga, é mesmo um triste a fazer uma triste figura. Aqui apenas se trata de vomitar os liquidos figadais que nos afectam o cérebro. Muito provavelmente, já que o concelho é pequeno, até somos amigos ou conhecidos e já nos temos sentado a beber uns copos ou simplesmente um cafézinho num qualquer café, mas aí não temos coragem de botar tais faladuras.

    ResponderEliminar
  12. Abaixo o Sinogas e quem o Apoiar.

    ResponderEliminar
  13. Em Mora sempre existiu outras coisas curiosas no movimento associativo, a dispersão de colectividades e "as quintinhas". Criam-se colectividades para uma modalidade desportiva por exemplo, para alguém ficar a mandar nessa colectividade, quando se cansa acaba a colectividade. Exemplos não faltam!!!Não bastava 1 ou 2 colectividades com objectivo desportivo e dentro dessa estrutura criarem-se secções núcleos. Isto reflecte a forma como funciona a comunidade. São sempre os mesmos nas direcções com as consequências negativas para a instituição, a acomodação, o perpetuar dos mesmos procedimentos, dos mesmos erros, a falta de inovação, de novos caminhos, a facilidade, o mesmo rem rem. E isto é negativo para qualquer instituição, quer colectividade, escola ou autarquia.
    Mas porque acontece isto? Porque exige empenho, esforço, dedicação, aprender com os erros, mas ao fim de meia-dúzia de anos surge a acomodação, e não deixar o caminhos aberto para outros. E também a falta de gente disposta a assumir e a querer os cargos, porque é mais fácil a crítica do que arregaçar as mangas. A comunidade tb não reconhece o trabalho que esses cargos representam, e por norma pensam que as pessoas só lá estão porque têm interesses “estão a amanhar-se”
    E por fim a preparação de novos dirigentes, a preparação da sucessão e dar poderes, deixar crescer e cometer erros, dos mais novos... E o mais gritante e negativo é ao nível das forças políticas que são poder, que é Mora levou a uma terra a definhar por todos os lados

    ResponderEliminar
  14. Alguém dos cibernautas que por aqui deambulam, sabe alguma coisa sobre um suposto cerco que a CMM está a fazer à firma de António Gonçalves Pedro Herd., não lhe comprando nada.
    É o que consta nos mentideros cá do burgo, a ser verdade, é preocupante que tal aconteça, de uma só penada violam-se vários preceitos constitucionais, com a agravante de se estar a segregar pessoas que integram a comunidade morense, e dois cidadãos nacionais. As práticas do deposto ditador, ainda vigoram na edilidade da Rua do Município, ao que parece.
    O direito de saber o que se está a passar assiste-nos enquanto munícipes e cidadãos.

    ResponderEliminar
  15. Não parece, é mesmo verdade!
    A liberdade de opinião paga-se cara. A lei do "ou és por mim, ou és contra mim" continua em vigor cá no burgo.

    Triste figura a dos aldrabões de meia tigela que apregoam Democracia e praticam o seu contrário.

    ResponderEliminar
  16. Ultima hora: A CM Mora deliberou comprar a torre de Belém e parte do Mosteiro dos Jerónimos.
    Na Torre vão instalar a estação imagem, e nos Jerónimos, a nova biblioteca.
    Constam também que vão fazer um empréstimo no BPP, para comprar um terreno na Lua, porque no Céu (primeira opção) já está tudo esgotado. Só não consegui saber para que querem tal terreno, mas pelo que se diz acima, não me custa acreditar que seja para abrir uma drogaria.

    ResponderEliminar
  17. Não consegues porque não queres. Já que estás a par das Últimas Horas, é só perguntares ao centralismo democrático municipal que a ti concerteza eles abrem excepção e também não te custa nada acreditar.
    Mas olha, vendo bem, é melhor que não o faças.
    É preferível manteres-te por aqui, anónimo entre Anónimos, com as tuas manobras dilatórias, sempre a fugir do problema e, sobretudo, com a grande vantagem de, debitando em blogs, evitares falar em público como devias fazer mas não fazes, de coisas que realmente interessam ao público.
    Assim, pelo menos, não baixas o QI da tua rua.

    ResponderEliminar
  18. É que eles usurparam as fotos do AGP e com elas tem feito o que bem entendem sem darem cavaco aos donos, os herdeiros. Não é que seja contra tentarem preservar a memória, mas as fotos e negativos tem dono e a CMM não as comprou, nem sei de os donos as quererão vender.
    Mas essa prática e norma nos comunas, se tivessem mais poder mandavam os indesejáveis para o tarrafal

    ResponderEliminar
  19. O Tarrafal já está fora da jurisdição nacional, mas há sempre a hipótese do armazém da Câmara, cabem lá mais.

    ResponderEliminar
  20. "É preferível manteres-te por aqui, anónimo entre Anónimos,"

    ahahahahahahahahahahahahahahahahaha!!!!!!!!!!!!
    Deixa-me rir....
    Mas que grande lutador pela verdade libertária.
    Enxerga-te pá...tu aqui és um anónimo como todos os outros, e a tua coragem, e o enfeito dessa coragem, é exactamente igual à dos outros anónimos e mereces o mesmo crédito: ZERO.
    A tua razão é igual à da tua mascara, pois não existe cidadania mascarada.
    Ao julgares os outros, não passas do que és :Ridículo. Mas se achas que esse é o caminho certo, continua.

    ResponderEliminar
  21. "mereces o mesmo crédito",não: MERECEMOS o mesmo crédito, assim é que é!
    Vê lá se aprendes a aplicar as regras do Ridículo e a pensar no plural.

    ResponderEliminar
  22. "mereces o mesmo crédito",não: MERECEMOS o mesmo crédito, assim é que é!
    Vê lá se aprendes a aplicar as regras do Ridículo e a pensar no plural."

    Totalmente de acordo contigo.
    Nunca pus isso em causa, mas é chato que algumas pessoas, usando os mesmos métodos que todos os outros, se achem em superioridade moral e ética, como se fossem os donos da verdade. Esses, ás minhas costas, não passarão jamais.

    ResponderEliminar
  23. Então e o Sinogas. Vá lá... não se dispersem. Isso de vir para aqui falar de outras coisas para distrair o pessoal é para os cobardolas que só falam por detrás de um anonimato. Se fosse para dar a cara eu queria ver do que é que eram capazes. Nem piavam. Parece que ainda estão todos com medo do ditador. Eu cá não me calo. Fora com o sinogas... JÁ!!!!

    ResponderEliminar
  24. Será que ainda tens costas?
    Depois destes anos todos a carregares com o ditadorzeco nas ditas, tens razão, vai primeiro tratar das costas, vais ver, como depois te disponibilizas para fazer aquilo que sabes fazer bem, ser besta de carga.

    ResponderEliminar
  25. há por aqui anónimos que a brincar falam de coisas sérias e era bom que todos pensassem no nosso concelho acho eu que todos gostamos de viver melhor e isso é possivel e gastando pouco dinheiro????????

    ResponderEliminar
  26. Tanta conversa para uma coisa tão simples . Os comunas (como é hábito) ficaram com o que não é deles, o que em português significa :Roubaram mais uma coisa, desta vez as fotos do AGP e quando confrontados com a coisa reagiram da maneira habitual ... na base do jogo sujo e da porcalhice deixaram de comprar aos herdeiros do referido sr. ( e parece que o nosso presidente é enraçado de karaté kid) ... não comem crianças ... mas se pudessem comiam tudo !!! CAMBADA DE XULOS !!!

    ResponderEliminar
  27. A história não é bem assim.
    Quem se portou mal foi a Estação Imagem e o presidente Sinogas, para variar...
    E todos os responsáveis autárquicos que tiveram e têm conhecimento do assunto e que nada fizeram para o resolver, nem fazem, também para variar...
    Tudo se resume a alcançar um acordo financeiro pela utilização pública do valioso espólio fotográfico deixado pelo saudoso AGP, um pouco à semelhança (na forma, que não no montante óbviamente) daquele que o Berardo fez com o Estado português. Parece-me justo esse tipo de indemnização e o imediato levantamento do embargo comercial em relação a um estabelecimento que sempre teve uma atitude da mais completa lhaneza com a CMM.
    A Cultura, para além do seu valor imaterial, implica despesa, tem custos financeiros associados à sua criação, divulgação e manutenção. É, portanto, natural que haja um ressarcimento 'ad hoc' dos direitos autorais em causa, tanto mais que se trata de raridades artísticas que têm imensamente mais valor no meio da especialidade, do que aquilo que o comum dos morenses possa conjecturar.

    Não concordo com o tom expresso através da invocação de que os "conunas (como é hábito)..." etc., etc., porque neste caso ninguém obrigou ninguém à força. Sou muito crítico em relação aos oportunistas que enxamearam o processo revolucionário português, mas penso que este é um caso distinto.
    O seu a seu dono.

    ResponderEliminar
  28. Em relação ao boicote comercial, nada sei, mas duvido que seja assim tão linear.
    Em relação ás fotos, em termos de publicação, julgo que foi tudo tratado na altura própria e devidamente autorizado, e não faz qualquer sentido falar pagamentos tantos anos depois. Já a não devolução das fotos, parece-me perfeitamente inconcebível que tal aconteça, e é mesmo um caso de Policia.
    Mas ao que julgo saber, não é a Câmara que tem as fotos, mas o Foto Jornalista que concebeu a feitura do Livro. Claro que a Câmara terá sempre responsabilidade no caso, já que é a editora do Livro.

    ResponderEliminar
  29. Claro que o livro foi publicado com a devida autorização. Autorização do Sr. AGP, porque das pessoas constantes nas fotos, não houve de certeza. As pessoas pagavam as fotos e também os negativos, pelo que o seu uso posterior, sem autorização das mesmas, tem muito que se lhe diga, e vir falar de dinheiro, é melhor pensar.
    Claro que o tal fotografo, só tem é que devolver as fotos, e a Cãmara tem responsabilidade. Mas não levantem muito pó, porque muitas daquelas pessoas estão vivas e outras têm familiares, e há muito tempo que há leis sobre privacidade.
    Quanto á Câmara comprar ou não comprar, isso não me diz nada. Mas acho mais importante que quem lhes deve dinheiro, e acho que são muitos,lhe vão pagar.
    Julgo que a Câmara compra por concurso público, e isso tem mais do que se lhe diga, que aquilo que as pessoas pensam.
    Mas em igualdade de circunstâncias, a Câmara deve sempre comprar em Mora.

    ResponderEliminar
  30. Ao anónimo das 23:09, meu caro tu não sabes o que dizes, o Sr. AGP, já tinha falecido, mas é claro que o livro foi publicado com autorização da viúva, e no que diz respeito às pessoas ou familiares retratados, foram abordados pelo autor do livro, que solicitou a devida autorização.
    Quanto ao cerco comercial, a coisa é de facto grave e com consequências imprevisíveis, o já fraco comércio existente em Mora, pode ser afectado, por efeito de contágio, aquela ainda é uma das casas comerciais com maior capacidade de resposta, e seria lamentável que a CMM estivesse envolvida num processo de liquidação de uma referência comercial de Mora.

    ResponderEliminar
  31. Ao anónimo de dia 24/12/10 16:59:

    "...na SIMM, são sempre os mesmos(e bem se amanham) há milénios."

    Ora bem, deves ser mesmo um fraco sem tomates, para poderes falar tens de fazer pelo menos igual aos que passam por estas direcções, caso contrário cala-te e resigna-te à tua insignificância! Ou dirige-te em sede própria e manifesta as tuas inquietações, mas isso não deve ser fácil porque os cobardes escondem-se.

    ResponderEliminar
  32. 13:03,

    Para que nos situemos, devo dizer que nada tenho a ver com o "tal" comentário.
    Pois bem, de uma forma geral, concordo com o tal comentário, e na parte que diz respeito á SIMM, convêm dizer duas coisas: Se não são sempre os mesmos, pouco menos. Um deles esteve mais de 20 anos e amanhou-se" mesmo muito bem. Os que se seguiram já lá estão bué, bué tempo, e se não se amanham, não sei porquê. Têm uma das casas mais afreguesadas da terra, não pagam renda, e em termos de impostos desconheço, mas duvido que seja uma situação clara.
    Há duas coisa importantes reconhecer: Se não fossem estas pessoas, por certo que a SIMM já tinha fechado, mas não brinquem com a inteligência das pessoas. Todos sabem fazer contas.
    Esta opinião é do domínio público, e esta situação, que me parece promiscua, só é possível numa terra onde poucos querem fazer alguma coisa.
    Claro que ninguém ali rouba nada, mas apenas beneficiam de uma situação onde o colectivo sai em prejuízo, perante o aproveitamento individual.

    ResponderEliminar
  33. A SIMM, é como aqueles Institutos que o PS cria, para dar emprego aos seus Boys.

    ResponderEliminar
  34. "uma situação onde o colectivo sai em prejuízo, perante o aproveitamento individual."
    Não sei porquê mas há aqui qualquer coisa que cheira a CMM, aos seus gestores e anexos.
    É assim um it will be a kinda, y'know...

    O problema fundamental é que a SIMM não gira na órbita do Partido, como tal será um alvo a abater.

    ResponderEliminar
  35. Deixem-se de merdas vão mas é trabalhar, e deixem quem trabalha e que faz alguma coisa pela terra, se alguem tem feito alguma coisa ainda tem sido a SIMM, e se alguem tá mal ou tem comichão só tem que ir ás assembleias gerais e votar contra ou reclamar ou apresentar um lista alternativa, trabalhem....

    ResponderEliminar
  36. "O problema fundamental é que a SIMM não gira na órbita do Partido, como tal será um alvo a abater."

    Do qual Partido?????

    ResponderEliminar
  37. Não sei porque carga de água, aqui tudo tem que girar à volta da Câmara. Nem percebo porque raio apenas a Câmara é susceptível a ser visada por opiniões menos favoráveis. Parece até que com a incidência dos focos sobre a Câmara, todo o resto é para ficar ás escuras.
    Muitas são as colectividades e clubes desportivos, que optam por dar a terceiros a exploração dos seus bares. E se isso for feito de acordo com a lei, sem prejuízo dessas entidades, nem do Estado, não vejo mal nenhum.
    Claro que quem assume esse tipo de exploração, o faz no sentido do lucro, ou se quiserem, de se "amanhar". É para isso que trabalham.
    Mas atenção!!!Isso não faz com que o sistema esteja isento de criticas e opiniões contrárias, e a liberdade de pensamento tem muitas vertentes, e também não há vacas sagradas.

    ResponderEliminar
  38. Aqui, quando se chama alguém de incompetente, ditador, bebedola, secretário ou qualquer outro adjectivo, desde que dirigido em certo sentido, esta-se a fazer uso da liberdade de expressão.
    Mas se achamos que alguém se está a "amanhar", mas noutro sentido, esta-se a cometer uma afronta, e uma cobarde agressão anónima.
    Que belo que é este jardim à beira-mar plantado!!!!

    ResponderEliminar
  39. Estamos a misturar tudo, a SIMM tem estatutos, tem associados, e, é a esses que em primeiro lugar lhe compete zelar pelo cumprimento estatutário e à direcção compete cumprir com todas as disposições legais, se existem situações em que isso não acontece, sujeitam-se às consequências que podem advir daí.
    Não é a mesma coisa que gerir os dinheiros do erário público.

    ResponderEliminar
  40. Fonte geralmente mal informada29/12/10, 18:57

    Dou-lhes um rebuçado se adivinharem onde foi a almoçarada de hoje e quem lá esteve a encher a pança.

    ResponderEliminar
  41. Não estamos a misturar nada. Estamos a falar de coisas diferentes.
    Mas todas as coisas podem e vem ser discutidas, tanto mais que a SIMM não é uma entidade privada, mas associativa, da mesma forma que os Bombeiros, o Luso Morense e outras Associações que obedecem as preceitos devidamente legislados, e que até beneficiam de apoio da Autarquia.
    Não tenho nada contra a SIMM, nem tenho conhecimento de nada ilegítimo, mas como já aqui foi dito, está em pé de igualdade com todos os outros factores que evolvem eventual interesse público.
    Claro que compreendo que se queira separar as coisas, naturalmente por motivos óbvios.

    ResponderEliminar
  42. Li este artigo interessante no Diário do Sul e que descreve na perfeição aquilo que se tem passado nos últimos anos no nosso país. Vale a pena reflectir.

    Artigo de António Tavares d'Almeida - Diário do Sul 28 de Dezembro de 2010

    De Colador de Cartazes a Ministro

    "Diariamente a imprensa fala de países periféricos (Portugal, Espanha, Grécia e Irlanda). O mal comum destes países é se encontrarem falidos devido à (má) governação que foi efectuada por políticos medíocres que tudo fizeram para se manter no Poder. Quem são os políticos que governam estes países
    que se encontram na bancarrota? Na maioria dos casos sao indivíduos que tiraram um curso superior, mas nunca foram alunos de topo, mantendo-se sempre medíocres. Como não conseguiram emprego no Estado ou empresas privadas, inscreveram-se num partido de Esquerda ou de Direita - para eles tanto lhes faz - e começaram a colar cartazes, função que era declinada pelos que já estavam no poder, talvez por não quererem sujar as mãos! Numa das fases seguintes concorreram a Juntas de Freguesia locais e aí começaram a sua vida de políticos medíocres. Alguns destes "coladores de Cartazes" foram subindo hierarquicamente
    nos seus Partidos, passando muitas vezes de Presidentes de Juntas de Freguesia para Vereadores em Câmaras Municipais, onde alguns "triunfaram" e chegaram a Presidentes das mesmas Autarquias. Os mais sortudos - com grandes conhecimentos e/ou cunhas nos partidos - chegaram a Governadores Civis, sendo que os
    maiores "tubarões" chegaram ao topo da carreira que qualquer "colador de cartazes" aspira: ser Secretário de Estado ou mesmo Ministro (de qualquer pasta).
    O nosso pobre Portugal tem estado a ser governado por alguns destes medíocres desde a revolução do 25 de Abril de 1974. O resultado deste desgoverno praticado está à vista. Agora todos os partidos se culpam uns aos outros, mas parecem esquecer que desde que o Partido Comunista que levou o País à falência logo a seguir ao 25 de Abril, até ao CDS que comprou submarinos que agora não temos dinheiro para pagar!
    A eleição do Presidente da República está para breve, mas não vejo ninguém com a coragem de acabar com os Governos Civis, reduzir o número de deputados(quiçá 100 no máximo), conceder uma reforma por português não superior a €2.000/mês e uma reforma nunca inferior a €500/mês a quem tiver direito à mesma.
    Quanto a ordenados, num País que está na bancarrota, quer estado quer privados, não deveriam pagar ordenados superiores a €3.000 e nunca inferiores a €600,
    mas tais propostas que escrevo são impossíveis de se concretizarem no nosso País. Existem muitas pessoas com ordenados e reformas milionários, esses é que mandam em Portugal, são pessoas de Esquerda e de Direita, pois quando toca a dinheiro é tudo a amealhar e não há ideologias."

    ResponderEliminar
  43. Primeiro - Para poder discutir os assuntos da SIMM, é condição indispensável, ser sócio.
    Segundo - A sede própria para discutir esses assuntos ou outros, é a assembleia geral da colectividade.
    Terceiro - Se recebe apoio da autarquia, logo sou levado a acreditar que está tudo bem, ou não?
    Quarto - Como não sou sócio, não reúno as condições necessárias para a discussão, mas se fosse sócio, garanto que também não trazia a discussão para este fórum.

    ResponderEliminar
  44. Quem me dera ser porco em Rio Maior... Ia parar a Mora...

    ResponderEliminar
  45. Pelos vistos, tens que contentar-te em seres porco noutro lado qualquer...

    ResponderEliminar
  46. Este ano parece que existe muita bolota, podes vir à vontade, ou já és um porco gordo?

    ResponderEliminar
  47. Há mais lande...

    ResponderEliminar
  48. Tens o arganel posto?

    ResponderEliminar
  49. Vinhas para Mora, por saberes que o matadouro está desactivado, mas se fores tenrinho, até vivo marchas...

    ResponderEliminar
  50. E contigo a sentir o meu bafo na nuca, os meus peitos nas tuas costas naquele hotel de charme...Depois vem a tua mulher, histérica, viu aquele despautério e teve que levar o mesmo tratamento. Lembras-te?

    ResponderEliminar
  51. Ó gato chama o porqueiro, porra! Tu não dás conta dos porcos.

    ResponderEliminar
  52. Os teus peitos nas minhas costas??? Afinal és uma porca. Mas podes estar tranquila, que eu não carrego carne às costas. Normalmente vai do alguidar para a arca, uma, e para o fumeiro, outra.

    ResponderEliminar
  53. Poder Local
    Prejuízo em mais de metade das empresas municipais
    Mais de metade das empresas municipais teve prejuízos em 2009, de acordo com dados da Direcção-geral da Administração Local (DGAL).
    A DGAL sustenta que muitas empresas municipais vivem em dificuldades financeiras que colocam em causa a sua sustentabilidade e viabilidade.
    O secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro, reconhece ter havido, nesta área, “facilitismo”, mas esse quadro “é algo que vai acabar”.
    “O sector empresarial serviu, muitas vezes, para construir pavilhões ou piscinas, que ficam muito para além das possibilidades da própria câmara e ficar 20 anos a pagar esse equipamento não pode acontecer, porque é uma limitação definitiva para o município e para os munícipes”, disse à Renascença José Junqueiro.
    O secretário de Estado da Administração Local considera que há empresas municipais a mais e remete decisões para depois da apresentação do “Livro Branco” sobre o sector empresarial local.
    “Existe a consciência de que há empresas municipais a mais, de que é preciso reduzi-las, extingui-las e isso é dito pela voz dos próprios autarcas, que já estão a actuar nesse sentido. O Governo, tal como a Associação Nacional de Municípios, reserva uma opinião final para depois das conclusões do estudo e dentro de poucos meses teremos o resultado desta iniciativa e deste trabalho, que era fundamental para restabelecer a confiança no sector”, afirmou José Junqueiro.
    Publicado: em Página 1 29/12/2010

    ResponderEliminar
  54. Ao anonomo das 20.45. Será esse porco de Rio Maior que foi comido ontem ao almoço em pincaros onde se encontrava o ex da camara e veriador actual Marquinhoooooooooooooooooooooo-oooooo-ooooo.Mas que bruto cizido à Portuguesa.

    ResponderEliminar
  55. ÓLÉÉÉ!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  56. Esse Senhor, José Junqueiro, embora seja capaz de ter razão, deveria apregoar moralismos no desgoverno que ele representa.

    ResponderEliminar
  57. A história deste blog, faz-se sempre da mesma maneira: Tudo o que não tenha a ver com a Câmara, preferencialmente de forma negativa, é mal recebido.
    Um dia a casa vem abaixo, mas se não for por culpa da Câmara, ninguém dará por isso.
    Com quão pouco se satisfaz este Povo...

    ResponderEliminar
  58. Se calhar querias a banda filarmónica para receber os porcos que vieram para engordar no montado?

    ResponderEliminar
  59. E é destes porcos todos que andam por aqui roncando que esta cambada de anónimos julga que o povo leva em consideração?
    ÁH!ÁHÁH! Felizmente vocês não são o povo. Felizmente que ainda não é geral (é felizmente uma muito pequena percentagem) a diarreia mental que vos afecta. Mas não vos desejo as melhoras. Nem desejo que vos fechem este blog. Vão-se entretendo por aqui. Ao menos estão entretidos e não causam prejuízo de maior. Felizmente, apesar de vocês existirem, o povo, à vossa volta, vai fazendo girar o mundo. No vosso cérebro não cabe mais nada. Está completamente entupido e sujo de tanta porcaria. Talvez por isso, a cor de fundo deste blog vos atraia tanto. Um bom ano de continuidade para os visados. Tenho a certeza que, no final de 2011, os encontraremos ainda aqui a chafurdar na merda que vomitam sem terem feito um único acto de verdadeira cidadania, com a cara descoberta, com nome, com honra. Também não vos dou o meu nome porque, naturalmente, para vocês seria imediatamente para emporcalhar. A única linguagem que compreendem é esta e por isso tive que descer tão baixo. A seguir já cá não estarei e limitarme-ei a mirá-los, lá de cima, simplesmente com pena. Até para o ano. Não desistam.

    ResponderEliminar
  60. Qual cidadania, qual carapuça, tu queres é que a pocilga se mantenha a funcionar até estares suficientemente gordo.
    As pessoas sérias não cabem no vosso mundo, vocês tem medo delas, e também não querem discutir nada de nada com seriedade, aqui ou noutro lado qualquer.
    O que querem é gente para perseguir. Tenham vergonha nessas ventas.

    ResponderEliminar
  61. @17:12
    O teu, é puro teatro.

    ResponderEliminar
  62. Um bom ano ao pessoal do gatil. Bom todos sabemos que vai ser mais um ano de caca, espero que os xuxas socráticos levem um valente pontapé e que vão ater aos confins do ciberespaço

    ResponderEliminar
  63. "Um valente pontapé para os Xuxas" e toda a corja que nos tem andado a lixar no país e na política local.
    Para outros um BOM ANO DE 2011.

    ResponderEliminar
  64. Antão o que é que se passou, la para o Bar , dos Camaradas?
    Alguem sabe de alguma coisa?
    Parece qu os Passareco roubaram uns Chocolates e uns érios!!
    parece que o Armário caíu ou não se o quÊ!!Os Secretarios sabem de alguma coisa??

    ResponderEliminar
  65. Os Cucos andam por aí!!!Fujam!!!

    ResponderEliminar
  66. O Bar dos Camaradas está está no Centro de Trabalho do PCP, e não se passou nada de anormal, para alem da actividade politica daquele Partido.

    ResponderEliminar
  67. Mas os Passaro de arribação é Militante do Glorioso!!

    ResponderEliminar
  68. Deixa estar o galinheiro é grande, cabe lá a passarada toda.
    Siga a dança, está enquadrado com a normalidade que nos habituaram.

    ResponderEliminar
  69. O Passareco gosta muito de Chocolates!!E os Barões de Almoços em Pincaros!!Siga a Dança.Parece que vão fazer uma Assambleia para expulsar o Passarão.No tumulo, Barreirinhas dá Voltas!!!!

    ResponderEliminar
  70. ilucidem-me lá sobre os chocolates, assembleias e afins, vá lá destapem a panela.

    ResponderEliminar
  71. Sempre que cheira a carne podre, logo os abutres começam a sobrevoar a carcaça.
    O caso não é diferente, é aliás menos grave, do que se passou quando se roubam colegas na Misericórdia,alimentos nos restaurantes onde se trabalha, ou bacalhau nas cantinas da empresa. Mas os abutres acham sempre melhor a putrefacção, se ela vier de carne que permitam outros arremessos, mesmo quando na verdade o envolvido seja incolor, ou mesmo contra cor.
    Quem não se lembra do ai jesus, quando se falou noutros "amanhos"?.

    ResponderEliminar
  72. Ao anónimo das 22:34, explica-te então estás de que lado?
    Onde é que ficamos defendes ou atacas, vá lá decide-te.

    ResponderEliminar
  73. Estou do lado dos que não se vangloriam com a má sorte dos outros, como se fosse um troféu. Estou do lado dos que não trazem para a praça pública, coisas que por certo vão fazer sofrer uma família.
    O que se passou, não é do foro público, mas privado, e deve ser resolvido no âmbito da associação envolvida. Claro que quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele, mas como diz a Bíblia, "quem estiver isento de pecado, que atire a primeira pedra", mas que não esconda a mão.

    ResponderEliminar
  74. A Verticalidade incomoda os Propotentes.Só os Medíocres tem medo da Verdade.E siga o Baile!!!

    ResponderEliminar
  75. Felizmente para mim, não tenho que temer nenhuma verdade.
    Quanto a ti, na tua verticalidade e na tua superioridade, porque não falas na onda de assaltos que ainda recentemente aconteceram em Mora? Ou será que não sabes quem eram os assaltantes?? Não eram de Mora?? Ou não te traz dividendos para a tua verticalidade??
    Assaltar a sede do Luso, o bar da Sacor, o bar do jardim, a loja dos Chineses, etc. etc. etc.
    Não te merecem verticalidade??
    E até os casos anteriormente referidos, e que andaram por aí meio escondidos, são só para os medíocres??
    O teu baile, é um baile de mascaras, onde tu só danças se confiares na qualidade da tua mascara.

    ResponderEliminar
  76. Estas com Febre?Dói?Dói?Dói?Mete Vaselina!!!

    ResponderEliminar
  77. Então, esses assaltos não são do foro privado?

    ResponderEliminar
  78. Uma coisa é certa: Há muito ladrão que não quer ser sozinho, por isso quando aparece outro, há que saudar o facto.
    Chocolates???? deixem-me rir: ahahahahahahahahah!!!

    ResponderEliminar
  79. Já apareceu o ladrão que roubou o carro da presidência para ir passear ao Porto, e depois foi apanhado no radar da ponte do Freixo?
    Esse sim, foi obra de mestre!!!
    Quem terá colhido os dividendos?
    E o assalto foi privado ou público?
    Realmente, se querem atirar pedras...

    ResponderEliminar
  80. E o outro do bidon de olio e da bateria!!
    E as Almoçaradas em Pincaros!!Qual foi a viatura que foi?!!Foi a 4x4?!!

    ResponderEliminar

Participe com a sua opinião.
Não se esqueça de respeitar os outros e as suas opiniões.
Os comentários que utilizem linguagem desapropriada e ofensiva são eliminados.
Os comentarios serão moderados