sábado, 14 de novembro de 2009

Bloco questiona Governo sobre “segregação” da comunidade cigana no Alentejo


Num requerimento dirigido ao Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, o Bloco de Esquerda sublinha que o seu Grupo Parlamentar teve conhecimento de “várias formas de segregação” da comunidade cigana.
De acordo com o BE, “em Beja, a comunidade cigana vive num bairro, em condições manifestamente precárias, que tem uma muralha de betão a cobri-lo”. Já em Moura, Sobral de Adiça, “há 50 anos que a comunidade cigana ocupa o mesmo espaço, sem electricidade e água potável”, acrescenta o Bloco. Ainda naquela cidade, segundo inúmeros relatos, existem estabelecimentos que cobram o dobro do preço dos seus produtos aos indivíduos de etnia cigana.
Nesse sentido o Bloco de Esquerda quer saber que medidas têm sido implementadas no sentido de pôr cobro à situação de pobreza e exclusão; que tipo de avaliação tem sido promovida no que concerne à aplicação dessas mesmas medidas; qual o conhecimento do Ministério relativamente às situações denunciadas, no que diz respeito à discriminação da comunidade cigana no Alentejo e quando poderá o Ministério assegurar a resolução das problemáticas denunciadas.


radio pax

10 comentários:

  1. Sou totalmente contra qualquer espécie de segregação, e considero que as minorias têm exactamente os mesmos direitos de todos os outros cidadãos.
    Claro que os direitos transportam consigo as obrigações e os deveres cívicos a que todos estamos obrigados.
    O exercício da Cidadania, obriga-nos a trabalhar, pagar os nossos impostos, fazer os descontos para a segurança social, e de uma forma geral, a respeitar os direitos de todos os outros Cidadãos.
    Tal como as maiorias, também as minorias estão obrigadas ao rigoroso cumprimento destas regras, e é a partir deste cumprimento que lhe advêm os seus direitos.
    Milhares e milhares de Portugueses de todas as cores e credos, levantam-se todos os dias para o trabalho, do qual retira o seu sustento e da sua família, bem como contribui para a sustentação do País. Se por algum motivo fica sem trabalho, começa de imediato à procura de novo trabalho. Muitos deles não conseguem, e muitos acabam por entregar ao Banco a chave da casa ou do carro que deixaram de poder pagar.
    Durante toda a minha vida lutei por um mundo melhor e mais justo. Tudo o que tenho é fruto do meu trabalho e da minha família. Andei trinta anos a pagar a minha casa, e no inicio passei fome ou comi mal, para cumprir as minhas obrigações para com os meus credores.
    Penso por isso que tenho direito a esta pergunta: A comunidade cigana alguma vez se preocupou com estas coisas? que contribuição deu para o desenvolvimento do país? que tipo de esforço, seja ele qual for, a que a comunidade se sujeitou, com vista a benefícios sociais futuros?.
    Já agora, outra pergunta: Para alem de sacar o máximo do Estado, a comunidade Cigana está interessada em integrar-se no nosso modelo de sociedade?.
    Não me venham falar em racismo, porque contra ele luto eu, e não recebo lições de direito democrático de ninguém. Mas não estou na disposição de fazer o papel do otário.
    A verdade é que a comunidade Cigana tem as suas próprias regras, que não estão de acordo com com as nossas, nem os seus códigos de honra são os mesmos. Se é verdade que a sua cultura deve ser respeitada, não é menos verdade que eles estão obrigados a cumprir as mesmas regras para poderem exigir os mesmos direitos.
    Todos sabem que a comunidade Cigana inspira mais medo que confiança, e que eles usam isso para obter privilégios, em vez de fazerem um esforço para se integrarem e credibilizarem a sua etnia.

    ResponderEliminar
  2. plenamente de acordo com "shotgun",faço minhas as suas palavras,sem dúvida.

    ResponderEliminar
  3. Será que não é racista? Tem a mesma atitude em relação aos corruptos? Políticos ou não, ou é bem mais tolerante com os indivíduos que abusam do poder, exercendo todo a espécie de comportamentos condenáveis?
    Não o estou a criticar, mas a pedir que ponha a mão na consciência.
    Quando um negociante de gado engana um agricultor, tem a mesma compreensão se esse negociante for um cigano, ou um negro, ou tendemos a confundir a árvore com floresta e meter todos os ciganos ou negros no mesmo saco, lamento dizer isto mas foi com argumentos desses que o Hitler massacrou 6 milhões de judeus.

    ResponderEliminar
  4. simòsopas15/11/09, 11:18

    lá está:

    Quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele!

    ResponderEliminar
  5. Não; não tenho a mesma atitude.
    Por uma razão simples: Eu condeno os corruptos, sejam políticos, desportistas, agentes de segurança, agentes económicos ou simples peões de brega.
    Quanto aos Ciganos, o Sr. deveria começar por referir os pontos que eu foquei, e o sr. está em desacordo.
    Note bem: Eu não condenei os Ciganos, mas simplesmente pus em causa os seus códigos e a sua disposição para integrar em igualdade de circunstâncias, a sociedade da qual o Sr. faz parte.
    O SR. põe em causa a minha consciência, mas nada diz sobre o que eventualmente eu estou errado.
    Há Ciganos e Ciganos? Claro. Também há políticos e políticos, policias e policias, Pretos e Pretos, Brancos e Brancos, etc. e etc.
    Convido-o a escrever sobre a comunidade Cigana, dando a sua opinião de uma forma clara, e naturalmente tendo como base o que de forma igual, é exigido a todos os cidadãos.

    Para que não fiquem duvidas: Nada tenho contra a comunidade Cigana, reconheço-lhes os mesmos direitos e deveres que eu tenho, mas sem nunca dissociar um do outro.
    Se alguém não entende, não é problema meu.

    ResponderEliminar
  6. Já agora para clarificar de uma vez por todas, meu caro senhor, eu sou da opinião que quando se encurrala qualquer animal ele por mais fraco que seja tende a defender-se com todas as forças, a pergunta é, o que a nossa sociedade fez aos ciganos, índios e a outros povos, sempre em nome da nossa sacrossanta e superior cultura.
    Para mim a relação com os ciganos, estás há já muitos séculos deteriorada, existem comportamentos de parte a parte que não engrandecem ninguém, contudo acho que temos tido nos últimos anos, algumas cooperações bem sucedidas, mas a desconfiança continua a impedir uma coexistência sem conflitos.
    Mas atrevo-me a dizer que os problemas de Portugal não tem nada a ver com ciganos, opinião que o senhor partilhará comigo, não estarei enganado certamente?

    ResponderEliminar
  7. Encurralados estão os que não têm emprego, os que devem e não têm como pagar, os que assumiram compromissos e lhes foi retirada a possibilidade de os cumprir. Encurralados estão os que estão doentes e não têm dinheiro para uma simples cirurgia, encurralados estão os jovens que gastaram couro e cabelo aos pais, para tirar um curso,e agora não conseguem emprego, encurralado está este povo que gasta o que ganha em luz água gás e o que sobra, na sua alimentação, e nada lhe sobra para ir ao cinema, quanto mais para ferias. Encurralados estão as famílias que perante a morte de um familiar, ficam a dever o funeral à agência funerária, até vir o subsidio da segurança social.

    Todos estes encurralados, são infelizmente a maioria deste POVO. Povo que paga multas de transito, multas por descuidos nas finanças, na câmara ou outra treta qualquer, sempre que mija fora do penico. São ainda estes encurralados que são a base de sustentação deste dita sociedade organizada.
    Se existe uma relação deteriorada, ela tem de ser normalizada com a colaboração activa DE AMBAS AS PARTES. Repito: De ambas as partes.
    Direitos conquistam-se através da integração e participação no todo, e nunca por pena, miserabilismo, medo ou vitimisação. Isso é para os impossibilitados fisicos e doentes.
    Claro que os ciganos não são o problema deste país.

    ResponderEliminar
  8. Os ciganos querem uma casa, se for dada. Com luz, se for de borla. Também com água, se for à moá.
    A contribuição dos ciganos para a segurança social e zero, mas todos tem rendimento minimo.
    Os ciganos são uns preveligiados em Portugal. Não trabalham para ninguém nem trabalham para o país, mas têm todos os direitos.
    Todos conhecemos a vida dos ciganos, como vivem e o que fazem para viver.
    Isto não é dizer mal nem dizer bem. É dizer o que todos sabem. Basta puxar uma conversa sobre ciganos, e ficaremos a saber o que todos pensam.

    ResponderEliminar
  9. Para o amigo que julga habilitado a poder escrever sobre ciganos, um singelo contributo.
    http://www.multiculturas.com/cjs-culturas_ciganas.htm

    ResponderEliminar
  10. Resumindo,o contributo do be é o mesmo dos ciganos,ou seja ,zero.o be não serve os interesses dos portugueses cumpridores,apenas pretende destabilizar e todos temos provas disso.

    ResponderEliminar

Participe com a sua opinião.
Não se esqueça de respeitar os outros e as suas opiniões.
Os comentários que utilizem linguagem desapropriada e ofensiva são eliminados.
Os comentarios serão moderados