
A XIV Mostra Gastronómica de Caça do Concelho de Mora realiza-se de 28 de Novembro a 8 de Dezembro, dando a provar nos restaurantes do concelho mais de 50 receitas que resumem a rica oferta da gastronomia local.
Arroz de Lebre, Pombo Bravo à Dona Bia, Ensopado de Veado, Empadas de Caça, Lebre com Feijão, Javali no Forno, Canja de Pombo Bravo, Peito de Pato Bravo com Mostarda, Veado com Castanhas e Açorda de Perdiz são alguns exemplos da vasta oferta presente naquelas datas, decerto já marcadas na agenda de qualquer bom apreciador de pratos de caça.
Os 11 restaurantes postos à prova, alguns já lendários no receituário alentejano, são O Poço (em Brotas), O Forno (Pavia); Afonso, O António, Morense, Afonso, O Pimentão e Solar dos Lilases (Mora); Palmeira, Solar da Vila, Os Arcos e o Fluviário (Cabeção).
O já tradicional Jantar Medieval com degustação de 32 pratos de caça assinala a abertura da Mostra, estando agendado para sábado, 28 Novembro.
Organizado pela edilidade local, a XIV Mostra Gastronómica de Caça de Mora prolonga-se até dia 8 de Dezembro.
Mais umas almoçaradas, jantaradas e bubadeiras!!!
ResponderEliminarJulgo que a C.M.M. devia ter coragem para mudar os moldes deste evento, juntando o útil ao agradável, dando préstimo aos dois pavilhões multi-uso e fazer um evento do tipo tasquinhas onde cada restaurante teria o seu espaço e toda a capacidade para mostrar o seu valor.
ResponderEliminarEsta porra é uma república, deixem-se de jantares medievais.
@ 11:23
ResponderEliminarTotalmente de acordo. Essa sim; é uma ideia cívica e civilizada.
E até poderia continuar a ser medieval, bastando para isso que os taberneiros(as)assim trajassem.
Mas assim seria de facto um encontro entre os sabores e o Povo.
Um local aberto a todos, e ao mesmo tempo, podendo incluir por exemplo musica e outras artes da época, e permitindo os pequenos petiscos e dispensando protocolos e importância desnecessária.
GRANDE IDEIA.
Parabéns ao Blog por divulgar o jantar. O blogmora, noutros anos, por exemplo, nunca se satisfez (apenas) com a divulgação, acrescentando críticas e ironias, como é seu apanágio.
ResponderEliminarMas já reparei que alguns leitores deste blog fazem isso pelo blogmora.
Eu vou todos os anos e hei-de continuar a ir. Concordo com os moldes do jantar, acho engraçado e divertido.
Quem quer vai, quem não quer não critique este tipo de iniciativas. O que é que o jantar tem de "não civilizado"?
Para as tasquinhas, existem outros eventos durante o ano. Para além disso, durante estas semanas os restaurantes vão ter estes e outros pratos na ementa...
@11:24
ResponderEliminarO amigo não percebeu.
Eu falei em "ideias civilizadas", em contraponto com "almoçaradas, jantaradas e bobaderas" termos aqui utilizados e que eu acho que não acrescentam nada à discussão.
Pessoalmente até concordo com estes eventos como forma de divulgar a nossa gastronomia, mas a ideia das tasquinhas agrada-me bastante, tanto mais que é uma forma bem mais "povo" de divulgação, e seguramente mais atractiva enquanto manifestação pública de cultura gastronómica.
Quanto ao resto, são opiniões tão legitimas umas como outras, desde que expostas de maneira "civilizada".
http://bombaliberdade.blogspot.com/2009/11/recibos-verdes-se-tirei-uma.html
ResponderEliminarPorque alguns de nós vive com problemas sérios, sem direitos adquiridos de Abril...
O gajo da cachaporra é o Sinogas?!!
ResponderEliminarNão, o sinogas é o que está la atraz com a caneca
ResponderEliminarMas amigos isso é o que se pasa na prova do vinho de cabeção, onde não acontece nada de novo , é sempre o mesmo até chateia , onde só alguns comem e ai em mora quem tudo come é o amigo Antonio por isso não podem ir daí embora para os pavilhoes multi usos ele não ia achar bem
ResponderEliminarE no Afonso.Embora mais selectivo!!!
ResponderEliminarEm Mora está mal porque é tudo num salão e não está junto do povo. Em cabeção é nas tascas e tasquinhas com o povo todo envolvido e também está mal, então no que é que ficamos?
ResponderEliminaresta mostra da gastronomia é uma das coisas que não prejudica ninguém,a não ser quem abuse da pinga e sofra as consequências,só vai ao medieval e aos restaurantes quem quer...
ResponderEliminarQuando aqui coloquei a ideia de mudança nos moldes em que este evento tem vindo a ser feito,foi porque me parece que a relação custos benefícios não tem pesado como uma mais valia para o concelho, acho que se caiu num círculo fechado que se traduz nas mesmas pessoas para as mesmas borlas.
ResponderEliminarIsto é o que me parece.
ESTA É SÓ UMA OPINIÃO, NÃO VISA OFENDER NINGUÉM.
De acordo com este sr das 23.49h ,são sempre os mesmos a comer e sem pagar , é os vip do concelho .
ResponderEliminarNinguem nós conta como foi o jantar dos vi´ps de mora no sabado......
ResponderEliminarparece que estavam mais de cem vips a encher a mula á conta dos que pagaram,só vai quem quer,eu nunca fui,nem vou,não tenho hábito de encher o papo a trafulhas.
ResponderEliminarQuando é que esta gente tira lições das merdas que continua a fazer.
ResponderEliminarPara o ano peçam aos restaurantes que façam o rácio dos clientes durante a MOSTRA GASTRONÓMICA DA CAÇA.
Não era tempo dos novos gestores da cmm fazerem uma avaliação do seu programa de festas anual que está mais que cheio de teias de aranha. É vira o disco todos os anos, eliminar a maioria que de nada trazem de positivo ao concelho, ou dar-lhes uma volta de 180 graus e eliminar tudo que cheira a merdices sinogaitas.
ResponderEliminar