terça-feira, 24 de novembro de 2009

Excertos do documentario "Há tanto para ver em Mora",
emitido no passado dia 15 de Novembro na RTP2.
Para ver reflectir e comentar.

15 comentários:

  1. Eu vi!

    Acho que ficou muito por dizer..

    Ainda assim, gostei! É sempre bom ver a nossa terra! :)

    Have a nice week!

    ResponderEliminar
  2. O Doutor começou por dizer que este é um programa diferente. E foi.
    Os programas do Doutor costuma ser de promoção. Este parece ser de despromoção.
    O livro de Lopes Correia foi escrito há muitos anos, e aquela história não tem que ser conotada com as pessoas da actualidade. Nem os fogareiros existem mais.
    Na história da torre, esqueceu-se de dizer que o estado deveria expropriar ao monumento e torna-lo propriedade publica, já que o proprietário nada faz por ela.
    A saída da matéria prima do Concelho, acontece em todo o Alentejo desde sempre, como extrategia politica para a centralidade, e o doutor deu a entender que era por culpa local, e que até pode ser, mas seguramente tem culpados a mais alto nível.
    Dizer que Mora parou no tempo, parece-me encomenda, ou talvez seja a opinião de um ministro de Salazar a falar de um concelho de maioria comunista.
    Só vi o vídeo pequeno; quando vir a peça completa pode ser que mude de opinião, mas de momento, parece-me de facto encomenda.

    ResponderEliminar
  3. Encomenda só pode ter sido do sr. José Sinogas, é de facto um programa medíocre e com muita ausência de rigor histórico, provavelmente tem a ver com a ideia que lhe é subjacente de denegrir para finalmente enaltecer a ideia peregrina do fluviário.
    Que fique claro, é só uma opinião, não estou a dizer que é a melhor opinião.

    ResponderEliminar
  4. Árvores do Alentejo

    Ao Prof Guido Battelli

    Horas mortas... Curvada aos pés do Monte
    A planície é um brasido... e, torturadas,
    As árvores sangrentas, revoltadas,
    Gritam a Deus a bênção duma fonte!

    E quando, manhã alta, o sol posponte
    A oiro a giesta, a arder, pelas estradas,
    Esfíngicas, recortam desgrenhadas
    Os trágicos perfis no horizonte!

    Árvores! Corações, almas que choram,
    Almas iguais à minha, almas que imploram
    Em vão remédio para tanta mágoa!

    Árvores! Não choreis! Olhai e vede:
    - Também ando a gritar, morta de sede,
    Pedindo a Deus a minha gota de água!

    Florbela Espanca, in "Charneca em Flor"

    Porque é a mais pura e profunda tristeza que me invade ao ver assim a minha terra, malditos sejam os que a têm destruido aos poucos ...

    ResponderEliminar
  5. Estou estúpido com a profundidade que demonstrou aqui, caro Alex...
    Já agora, quem destroi sua terra: os políticos locais; os grandes proprietários de terras; o povo ignorante dos corvos que o seduzem; ou todos?

    ResponderEliminar
  6. Queria apenas acrescentar que o professor Saraiva não é conhecido, nos meios académicos da História, pela exactidão da informação que transmite na televisão. Bem pelo contrário, professores a alunos das academias de História riem largamente das novelas inventadas pelo professor Saraiva.

    Bem maior exactidão e profundidade de pensamento encontramos nos documentários de Miguel Portas, acerca da diáspora portuguesa pelo mundo.

    ResponderEliminar
  7. Quem quiser fazer um melhor julgamento poderá ver o programa que o mesmo Professor fez há alguns anos atráz, intitulado "A Canela da Vaca" e verificar a incoerência das aldrabices que o velhote vai pregando. A história do cavalo alado na torre das Águias é delirante. Apesar de reconhecer o malabarismo intencional que o Inspector fez com escertos do documentário, dou-lhe os parabéns pela pertinência das questões levantadas. Só não me parece que fosse intenção do Professor denegrir a imagem do concelho. Essa é claramente sua.

    ResponderEliminar
  8. Vejamos o exemplo da Herdade da Chaminé. Centenas de hectares de terreno abandonado, um Monte enorme com todo o casario em ruinas, milhares e milhares de euros que saim todos os anos em cortiça. Quantas pessoas empregam? Que riqueza deixam no concelho?
    Pois é...! Como esta há muito mais e assim não vamos lá! Não há câmara que nos possa safar.

    ResponderEliminar
  9. pois Miguel chegaste a uma brilhante conclusão ácerca do teu estado de espirito, aliás já por demais conhecido e reconhecido na nossa terra e apesar de inúmeras vezes criticar "coisas" da minha terra é sempre com um misto de mágua e raiva que ouço outros de fora fazer tal coisa, em parte alguma afirmo ou sequer dou a entender que a culpa é dos politicos locais ou dos proprietários das terras ou do povo ignorante que referes ofendendo não sei bem quam, mas enfim o iluminado és tu gostava do melhor para a minha terra e "a minha gente" gente a quem chamas ignorante pois eu e a "minha gente" e entenda-se minha gente OS MORENSES tu ou não te consideras do povo ou então ... mas já estou a perder demasiado tempo com alguém que se considera a si próprio um estúpido, espero ter aclarado um pouco as ideias nessa cabecinha caso contrário também não me preocupo minimamente, é curioso que sempre que se critica alguma coisa sejam sempre os mesmos (e poucos)a defenderem alguém que até por sinal não foi "atacado" aqui . Também gostei de ver que o assunto do Bar não despertou lá grande interesse de defesa (confesso que desconheço o assunto) mas gostava de poder ouvir pronunciar a "defesa"
    E SIM É COM ENORME TRISTEZA QUE VEJO A MINHA MORA E O MEU ALENTEJO SEMI-DESERTO, SEMI-ABANDONADO ENFIM CONDENADO A UMA MORTE LENTA E SEM FUTURO Á VISTA PARA OS MAIS JOVENS mas não parecem ser sentimentos partilhados por ti ....

    ResponderEliminar
  10. Apenas para saber se o meu Português funciona:

    "...o povo ignorante dos corvos que o seduzem."

    Para mim, o mesmo que:

    «O povo que desconhece, ou se deixa enganar pelos que lhe prometem mas não cumprem.»

    Estarei a ver mal?

    ResponderEliminar
  11. "Meu bom povo, atraso e bruto !!!!"
    aplausos
    Muito bem Sr Presidente...
    aplausos

    (Antonio de Oliveira Salazar)

    ResponderEliminar
  12. Caro Alex...

    Quem está longe sou eu sim... sou eu, o obrigado a trabalhar longe da família...

    Tu que amas tanto Mora, podes nela caminhar todos os dias... a mim foi negado esse direito, se queria sair debaixo das asas da família...

    Aproveita bem, caro Alex...
    Acredita, as saudades doem bem fundo no peito...

    Quanto ao resto, não passou de uma pergunta hipotética, de alguém que engana a distância com uns comentários em blogs morenses...

    Cumprimentos a todos

    ResponderEliminar
  13. MORENSES OU ESCARAVELHOS?

    ResponderEliminar
  14. ESCARAVELHOS PORQUE TEMOS MERDAS COMO TU ATRAZ

    ResponderEliminar
  15. não gostas de ser escaravelho?cada vez que esmago um desses insectos penso em ti e em mais alguns...

    ResponderEliminar

Participe com a sua opinião.
Não se esqueça de respeitar os outros e as suas opiniões.
Os comentários que utilizem linguagem desapropriada e ofensiva são eliminados.
Os comentarios serão moderados