domingo, 29 de novembro de 2009

Município de Mora e Estação Imagem lançam Prémio Internacional para incentivar


Évora, 26 Nov (Lusa) - Um Prémio Internacional de Fotojornalismo, com carácter anual, vai ser instituído a partir de 2010 pela Associação e Projecto Cultural Estação Imagem e pelo município alentejano de Mora (Évora), foi hoje anunciado.

O galardão é destinado a fotojornalistas portugueses, incluindo os que residem no estrangeiro, estrangeiros moradores em Portugal e a fotojornalistas dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e estrangeiros residentes nos PALOP.

Segundo os promotores, o Prémio Internacional de Fotojornalismo é instituído pelo “cada vez menos espaço nos media para a reportagem fotográfica, funcionando como um incentivo para os fotojornalistas”.

O lançamento do concurso decorre sexta-feira durante a inauguração da exposição “Lugares Alentejanos na Literatura Portuguesa”, que reúne 12 fotógrafos e dois designers e que vai estar patente ao público num hotel de Évora até 17 de Dezembro.

A mostra reúne um conjunto de 39 fotografias e seis ilustrações, seleccionadas entre o material recentemente publicado no livro com o mesmo título, editado pela Estação Imagem, com o apoio da Câmara Municipal de Mora.

Segundo os promotores, o corpo da exposição é o resultado da leitura, por catorze criadores de imagem, de outras tantas obras da literatura portuguesa do século XX ligadas ao Alentejo e assinadas por escritores como Florbela Espanca, Vergílio Ferreira e José Saramago.

António Carrapato, Bruno Portela, Bruno Rascão, Céu Guarda, Fernando Veludo, José Manuel Ribeiro, Leonel de Castro, Luísa Ferreira, Luís Barra, Luís Ramos, Luís Vasconcelos e Pedro Letria, e os designers Henrique Cayatte e José Pinto Nogueira, são os protagonistas da exposição.

A mostra inclui ainda três trabalhos de Eduardo Nogueira, um precursor da fotografia em Évora, activo durante a primeira metade do século XX, acompanhados de um texto da jornalista Vanessa Rato.

Quanto ao Prémio Internacional de Fotojornalismo, integra seis categorias fixas: notícias, vida quotidiana, acção no desporto, ambiente, arte e espectáculos e série retrato, além de uma categoria rotativa de reportagem que, em 2010, vai ter como tema “2009 ano de eleições”.

Os prémios do concurso por categorias têm um valor pecuniário de 2.500 euros, cabendo ao Prémio Mora/Estação Imagem, eleito entre todos os trabalhos a concurso, 7.500 euros.

O Prémio Internacional de Fotojornalismo inclui ainda a atribuição de uma bolsa de 5.000 euros a um fotojornalista para desenvolver um projecto fotográfico dedicado ao Alentejo.

A exposição “Lugares Alentejanos na Literatura Portuguesa” é o primeiro projecto desenvolvido pela Estação Imagem, uma associação sem fins lucrativos que se dedica ao estudo e promoção da imagem, com particular enfoque na fotografia documental.

A sede da associação está projectada para o edifício da desactivada estação de caminhos-de-ferro de Mora, cujo início das obras de reconversão está marcado para o próximo ano.

SYM.

Lusa/Fim

8 comentários:

  1. À na dizem mal da cambra? na á cumetáiros.

    ResponderEliminar
  2. É só obras em larga escala.

    ResponderEliminar
  3. Os morenses precisam é de uma biblioteca em condições para os seus filhos e água para os Monte Novos, esgotos no Vale de Mora, estrada do Vale de Mora e outras muitas coisas que possam contribuir para a sua felicidade.

    ResponderEliminar
  4. OS Morenses precisam de muitas coisas... De cultura não, pois ninguém come cultura (ou talvez sim).

    Mas fico muito feliz por revitalizaren a estação de comboios, nosso património municipal.
    Ainda por cima, com uma arte que tanto gosto, que é a fotografia...

    Os meus parabens aos responsáveis pelo projecto...

    A cultura é algo que não se precisa, mas que nos enriquece substâncialmente. Para quem se interessa com isso. É claro.

    ResponderEliminar
  5. Se calhar as bibliotecas agora já não são enquadráveis na cultura, estranho essa tua atitude meu caro Miguel.

    ResponderEliminar
  6. Mais umas almoçaradas e jantaradas!!

    ResponderEliminar
  7. Parece que é mais uma associação qua troco de munta enformação nos midia, nos vem sacar umas carradas de euros para eles brilharem. Os nativos a verem passar os comboíos e o dinheiro para os chico espertos. Ganda contributo pá coltura e inducação deste povo bruto, ignorante e atrazado

    ResponderEliminar
  8. Quanto do dinheiro que devia ser aplicado no interesse dos que aqui nasceram e habitam vai ser desviado para algo que nada nos diz e interessa?

    ResponderEliminar

Participe com a sua opinião.
Não se esqueça de respeitar os outros e as suas opiniões.
Os comentários que utilizem linguagem desapropriada e ofensiva são eliminados.
Os comentarios serão moderados