domingo, 12 de dezembro de 2010

SAP - Serviço de Atendimento Permanente (Urgencias)

Publicamos aqui, a correspondencia trocada entre o Dep. João Oliveira eleito pelo PCP no circulo eleitoral de Évora, e o Ministerio da Saude, relativamente ao encerramento do SAP em Mora, e da deslocalização do centro de saude.
Clicando nas imagens, amplia-se as mesmas.









57 comentários:

  1. Eu não percebo nada!!Mas fecha ou não?Se não fecha, o porquê do silencio da Camara. quando ainda há pouco tempo aprovou uma moção e a publicitou nos locais do costume.
    Se fecha , agende-se uma Manifestação á porta do Governo Civil, tipo Mora é Forte.

    ResponderEliminar
  2. Já recebeste o Subsidío e amanharan-te as Janelas!!

    ResponderEliminar
  3. Para já, não fecha. Se não fecha, não há motivo para a Câmara quebrar o silêncio.
    IMPORTANTE: Temos que nos organizar de forma a que todas as noites possamos ir 6 ou 7 ás urgências nocturnas, mesmo sem razão aparente. Pelo menos asseguramos que um ou dois que tenham de facto necessidade, tenha as urgências nocturnas a funcionar.
    Até pode ser um de nós a precisar.

    ResponderEliminar
  4. Em 14 de Julho p.p. o Sr. Presidente da Câmara informa-nos por comunicado que esteve numa reunião onde os 'representantes da saúde' (sic)lhe vinham tomar o pulso sobre o encerramento das Urgências à noite e a mudança do Centro de Saúde para a Escola nº1.

    Mais diz, que eles disseram que as razões de pensarem em fechar as Urgências se deviam à média de atendimentos por noite ser de 1 doente, que não há meios para fazer face às urgências, que o atendimento pelo 112 seria melhor, que os médicos não têm condições para assegurar o serviço, que o 'Centro de Saúde nocturno' não tem meios técnicos adequados (...esta não percebi, será que o Centro de Saúde diurno os tem?). Depois, após várias peripécias técnico-tácticas em que, entre outras coisas dá a entender que estaria na dita reunião com procuração da SCMM-a dona da casa, como se sabe, dá-nos a conhecer que reagiu negativamente a essas pretensões (o que é lógico), que também a Câmara, maioritáriamente, fez o mesmo e que passou palavra a várias entidades regionais e nacionais.

    Dos receptores dessa Tomada de Posição, vem-se agora a saber no Gatomorense, 3 meses decorridos sobre a flashnew, que, aparentemente, só o deputado João Oliveira fez o que lhe competia (tire-se-lhe o chapéu!), e toca de pedir ao Presidente da AR que peça explicações à Sra. Ministra da Saúde.
    Esta não se faz rogada e manda o seu Chefe de Gabinete informar célere o Sr.Deputado de que afinal não era bem assim..., que não há intenções de fechar, que os médicos até chegam e sobram, etc e tal.

    Resumindo e concluindo, o que se pode tirar daqui?

    Adianto algumas hipóteses (ainda que o faça a coberto da noite anónima, não venha para aí algum CAÇADOR de ANÓNIMOS QUE NÃO DÃO O NOME PARA A GENTE SABER QUEM SÃO -lá está! o denunciante trauma da Denúncia pidesca):

    A quebra demográfica não perdoa e o Governo muito menos.
    Nem este nem os anteriores, pois a história já é velha e só a luta da Câmara da época e o trabalhinho de casa feito pelas militantérrimas Comissões de Base de Saúde do concelho de Mora conseguiu forçar a reabertura do Internamento e do Serviço de Urgência do Hospital. Na mesma onda de reivindicação activamente informada e participada pela população, também se conseguiu a ampliação da escola C+S e o pavilhão desportivo.
    Não vejo, actualmente, mobilização popular capaz de defender os direitos constitucionais que, por enquanto, ainda nos assistem.
    Digo que há uma falha de comunicação. Comunicar não é informar, é o modo como se informa.

    A Dinâmica social estagnou, as tensões políticas
    são mera retórica bloguista, prevalece a luta pelo tacho, pelo almoço, pela Aparência.



    Boa-noite e passem bem.

    ResponderEliminar
  5. Ja recebeste o Subsilio?!!

    ResponderEliminar
  6. Já.
    Queres que te passe recibo?

    ResponderEliminar
  7. E as janelas ja estão prontas?

    ResponderEliminar
  8. Pois, então continua a fazer o frete...

    ResponderEliminar
  9. Ora essa!

    Os desejos de Vosselência são ordens nesta casa!
    Vai aparecendo,...o frete precisa de ser fiscalizado e a sacristia arejada.

    -Ó fachavor! Mais uma rodada de minis, paga o amigalhaço ali de Peniche.

    ResponderEliminar
  10. Pelos vistos é deputado João Oliveira, que faz o trabalho dos secretários da Edilidade Morense.
    Eles são muitos mas não fazem nada, os secretários do José Ernesto, ainda mandam umas bocas para o Mais Évora.

    ResponderEliminar
  11. É verdade, este aqui só se Pavaneiam.
    Mas mais não se pode esperar.São a imagem de quem os crio e alimentou. Uma nulidade de Politico!!Falava em nome dos Pobres e comia á mesa dos Ricos.
    Alguns "ricos", segundo consta, até estavam envergunhados de comer tantos Almoços, a conta do FEF.
    E depois não querem o PEC 3.

    ResponderEliminar
  12. Então Gato,não mudas esta traquitana.Isto ninguem quer saber dos Dótores e das Doenças.
    Fala antes de Copos e de Almoçaradas,Camboios, Estações das Filmagens,Tóradas e outras tais.
    Ó eles nã te deixam?!

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Este Topico já tinha sido publicado em 13 de Outubro de 2010, assim se alguem quizer acrescentar mais algum facto novo poderá faze-lo aqui.

    ResponderEliminar
  15. Um Morense12/12/10, 22:43

    O problema é que em Mora tudo acaba, acabam os Bancos, a Edp, a SS, os Correios, a GNR, as Urgencias, o Ciclo, o 12º as Escolas, tudo ha-de acabar porque é este o interesse das pessoas que mandam, os jovens, este com mais juizo que outros, saiem de Mora e já não voltam, estudam fora e trabalham fora, Mora já nem para a diversão serve, os cafés e Restaurantes estão ás moscas os bares a discoteca a sociedade, o Fluviario, tudo ha-de acabar um dia, porque as pessoas cansam-se de apoiar iniciativas, de investir, de acreditar, tudo o que se faz que não tenha um vinculo com o poder está resumido de imediato ao pleno fracasso, é vergonhoso o que fizeram á minha terra... quanto ás urgencias, isso vai passar por mais uns burgos que se rodeiam de poder, mas que no fundo nada sabem e nada fazem para melhorar a qualidade de vida dos Morenenses.

    ResponderEliminar
  16. A autarquia que tem feito para mudar isto? É com bebedeiras colectivas que se repetem há mais de uma dezena de anos? Com jantares para mamões que se repetem ano após ano? Durante uma dezena de anos só pensaram no peixanário, está à vista o que aquilo vai dar. Depois a feiras, quando quase nada temos para vender e com isso pavilhões para estarem às moscas. Agora mais idéias sobre a estaçãoque sabemos no que vai dar. Vejam a actividade da cultura que nos últimos dez anos é sempre o mesmo cada vez com menos qualidade. É nisto que dá um poder bolurento em que os mandões são sempre os mesmos e que se acomodam, já não pensam vencidos pela preguiça. Depois são escolhido aqueles menos competentes que vivem e promovem os seus esquemaazitos. Que venha a alternância e sangue novo.

    ResponderEliminar
  17. Ao gestor do gato morense, não havendo nada de novo, voltar, a colocar os documentos já colocados a 13 de Outubro, é na minha modesta opinião, uma clara desonestidade intelectual, a não ser que objectivo, seja demonstrar a validade programática das verdades deste desgoverno socratino.

    ResponderEliminar
  18. Vejam também o que fizeram com aquela ideia parva duma avenida. Só entra na vila quem é obrigado. Depois de passarem naquela brincadeira querem é desaparecer daqui o mais rápido quanto mais vir cá pa dentro. Aquilo só serviu para gastar mais combustível aos de cá e afastar os de fora.

    ResponderEliminar
  19. Este Post foi colocado novamente com o intuito de tentar esclarecer o que se passa com as Urgencias, visto que existem factos novos.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  20. Pois é, caro Gato, mas os factos novos, é que nós queremos em cima da mesa.
    Obrigado pela intenção.

    ResponderEliminar
  21. Algumas consciências estão a despertar do retardamento mental que as prostava; outras deixam cair a máscara e revelam o que efectivamente são; outras ainda, insistem nas suas convicções de sempre.

    Este assunto das urgências vai dar muito que falar pelo impacto real que tem na vida dos morenses, mesmo e sobretudo na maioria dos que desconhece o que é dito nos blogues. Isto não augura nada de bom, não é de situações destas que necessitamos.
    Mal sabem eles, pobres coitados, que a bernarda maior vai estourar quando começarem as obras no centro da vila. Aí sim, mesmo os que não precisam das Urgências perceberão, -em maior ou menor grau, concedo- como é triste viver em Mora.

    Vá, agora podem vir os insultos javardos do costume.
    Apesar de anónimos, não esqueçam que a asneirada e a falta de educação com que pretendem atingir os outros, estará sempre em primeiro lugar na vossa cabeça e na vossa boca. Logo, serão sempre os primeiros e os últimos destinatários da vossa insanidade e fiquem descansados que a Verdade vem sempre acima.

    Para bom entendedor, meia palavra basta.

    ResponderEliminar
  22. Sobre as malditas obras, acho que ainda vão a tempo de corrigir. Já nos chega a merda da GRANDE AVENIDA, podiam intervalar, e na praça mudarem as árvores e fazer acessos para as cadeiras de rodas, as infraestruturas de águas e saneamento, condicionar o estacionamento e chegava.

    ResponderEliminar
  23. Deixem-se de Merdas, O Povo começa a estar farto das vossas Politicas.Vocezes são iguais aos Xuxas é so festanças e Comezanas, bubas e mais bubas!!E os jovens abalarem daqui.Isto parece uma Terra fantasma.Hoje passei ali no largo da Igreja, éra so velhotes, e do curso dos jardineiros.Nem aquilo dos Peixes js convence ninguem.e se o Dr Carlo,s quer fechar as urgencias vamos lutar e deixem-se de conversas.Porra a luta é que éi.

    ResponderEliminar
  24. Gato!! ò pões aqui uma coisa para a gente descascar nos comunas e nos xuxas( e nos outros), ou estás despedido.
    Ou pensas que a gente anda aqui a perder tempo contigo, e tu não fazes nada?? Abre-me esses olhos!!! Por acaso já sabes que a câmara vai fazer uma replica da torre das águias, para por numa rotunda a construir na zona histórica de Mora, e que está orçamentada em 30 mil contos??
    Não te faças à vida, e fica à espera que seja eu a trabalhar para ti.

    ResponderEliminar
  25. E também uma réplica do Monstro do Lago Ness, para por no lago do Fluviario.

    Dassssss...isto está mais fedorento que aterro sanitário a céu aberto.

    ResponderEliminar
  26. Retirado do site do PS de Mora:
    "Maioria Comunista na Câmara chumba propostas Socialistas

    SAUDE – Que a Câmara Municipal disponibilize um terreno para a construção de um novo Centro de Saúde em Mora."
    Quando se tem umas instalações como Mora tem, não se percebe muito bem a finalidade desta proposta.
    Aceitam-se comentários, mas sérios...

    ResponderEliminar
  27. Percebe, percebe. E tu, meu amigo, percebes bem.
    No fundo, isto tá tudo ligado, e o "trabalho" que o cidadão Carlos Rosa está a fazer, é a continuação dessa proposta.

    ResponderEliminar
  28. Não concordo com a proposta do PS-Mora de construir um Centro de Saúde novo.
    À partida e à vista desarmada, não faz grande sentido mudar essa valência de saúde do Hospital onde se encontra instalada, em boa vizinhança, aliás, com a Unidade de Cuidados Continuados,a pública e a privada, pois asim fica majorada a eficiência do corpo clínico existente em Mora.
    Como o PS se demite de justificar a proposta que apresentou, numa atitude seguidista da velha escola CMM, não se percebe a estratégia que está por detrás da idéia. E depois ainda agrava mais a coisa ao sugerir o envolvimento da Câmara, a qual, pela responsabilidade que teve na remodelação da Casa do Povo de Cabeção, já demonstrou, designadamente na última década, que não é entidade idónea em matéria de projectos de equipamentos.
    Salva-se o facto de manterem actualizado o seu blogue, situação meritória de que os seus congéneres já não se podem orgulhar.

    ResponderEliminar
  29. Ai O Partido Socialista faz propostas?!!Já não é mau.Mas deixemos la isso, para quando a Manifestação, para correr com o Dr Carlos?
    O Sinogas tambem vai estar Presente?Pois foi ele que queria, dar a Escola la de baixo, ao Dr. Carlos.
    E O Pano, Mora é Forte ,tambem vai???

    ResponderEliminar
  30. dassssss por aqui ninguém vê nada o drcarlos quer outro centro de saude porque não pode com o dr caldas e lá em cima no edificio quem manda? claro o dr caldas ou querem que faça um desenho

    ResponderEliminar
  31. Ó anónimo das 18:32 explica lá melhor essa confusão, velha escola da CMM ... Casa do Povo de Cabeção... Porra, fala português!

    ResponderEliminar
  32. GATO!!! Fecha a porta por uns tempos. Estás desgastado.

    ResponderEliminar
  33. Eu cá tou confuso. Os médicos do centro de saúde dão apoio aos doentes do serviço da misericórdia, que por sua vez cobra ao estado esses serviços? Será isto assim??? Tou enganado ou soa a promiscuidade??? Espero tar enganado!!! Quanto cobra a Misericórdia ao estado pelo aluguer das instalações?

    ResponderEliminar
  34. Expliquem lá esta coisa se fazem favor:
    "...Em terceiro lugar, pretende-se aumentar a competitividade do mercado de trabalho, através da adopção de mecanismos de descentralização da contratação colectiva, privilegiando a negociação de base empresarial. Além disso, adopta-se um novo modelo de compensação pela cessação do contrato de trabalho que permita incentivar as novas contratações e a criação de emprego, reduzindo o risco de custos de reestruturação empresarial. Pretende-se, assim, diminuir o impacto da compensação devida para a empresa sem, no entanto, ser posto em causa o conceito e a exigência de justa causa no despedimento individual. ..."
    Excerto do comunicado do conselho de ministros de 15/12/2010. Isto é aquela coisa das indemnizações aos trabalhadores despedidos, mas em código! Lagarto, lagarto...

    ResponderEliminar
  35. De facto o que aí em não é nada bom, a Ministra Helena André disse em conferência de imprensa que quer estabelecer um tecto máximo para indemnizações no despedimento, a lei portuguesa só define o mínimo, ajustando desta forma a legislação portuguesa à europeia, e os salários iguais aos europeus? Disse também que irá ser estudado a criação de um fundo que o trabalhador descontará mensalmente para a sua constituição, ou seja, os trabalhadores irão pagar do seu bolso os custos dos despedimentos. Eu não me importo de descontar 10 euros do meu salário para esse fundo, porreiro, devemos estar todos contentes, já agora também não me importo de ajudar o meu patrão a pagar o avião, o ferrari, a volta ao mundo, etc... mas eu terei que andar de corsa, e só eu mesmo terei que pagá-lo. isto é defensável?
    Um secretário a chular Portugal

    ResponderEliminar
  36. E eu estou no rendimento minimo,guardo Pilhas de Cortiça de noite e de dia vou aos cascabulhos e vendo as sacas a 5 euros.E no Verão vou aos Bailes da JFreguesia.E no meio apanho umas carraspanas com Vuvuzelas..Há!!! E no 25 de Abril mamo umas Febras ali na CPovo e Bato Palmas ao Presidente da Camara.

    ResponderEliminar
  37. Bolas!! Já não era sem tempo, finalmente os guerrilheiros estão a sair das trincheiras.
    Ò Gato, estavas a parecer-te com uma sala de convívio dum lar de 3ª idade na hora da sorna. Que tédio!
    Mete Sinogas nisso a ver se a malta aquece!

    ResponderEliminar
  38. Porra que o Eng Simão, até naquilo do Vinho, lá em Cabeção, faz Plitíca!!Fez uma Discursata e toca de malhar no Sócras.Se fosse depois da Prova dos Tintos e dos Brancois dizia que ja estava Bebado!!Mas enfim..se se embebedou seguiu as Pegadas do Sinogas, e quem sai aos seus não desnera.
    Bebedeiras eram bué!!Assim ta bem.Pagas com o dinheiro dos Otários!!

    ResponderEliminar
  39. alguém dê comida ao gato já está a definhar ou então um gato novo precisamos de animação bom natal para todos os anónimos

    ResponderEliminar
  40. Ó gato antão este fim de Semana não há Comezanas á Borliux?!Este fim de Semana, os Politicos Locais, não tem nenhuma almoçarada?

    ResponderEliminar
  41. Agora é almoçarada dos filhos dos trabalhadores. Quem não tem filhos que se amanhe

    ResponderEliminar
  42. Afinal parece que a "tal" comissão sempre serve para alguma coisa. O Cidadão Carlos Rosa foi obrigado a fazer marcha atrás. A própria Misericórdia não o defendeu, e manifestou-se em desacordo com as suas medidas arbitrárias.

    ResponderEliminar
  43. O Dr. Carlos é uma pedra no sapato dos Xuxas. O homem só arranja problemas, e a xuxaria não o pode apoiar, sob pena de trazer prejuízos políticos, mas também não tem ordem de o atacar, porque ele faz parte dos Boys sob protecção.
    Já se fala no regresso do Dr. Caldas, que é assim uma espécie de Lobo Mau para o Dr.Carlos, pelo que este precisa do apoio do poder Xuxa, para afastar aquele, mais próximo do poder Laranja.
    Nos "mentideiros Regionais", fala-se da tentativa de assalto do PSD, às posições do Ps em Mora, Pois acreditam que se houver mudança em Mora, ela só pode ser para o PSD, dado o descrédito dos xuxas Morenses.

    ResponderEliminar
  44. Continuo a perguntar, onde pára a comissão, se fez alguma coisa que diga o quê?

    ResponderEliminar
  45. Noticia de ultima hora, José Manuel Manaia Sinogas acaba de aderir ao Partido Social Democrata,PPD/PSD.
    Aí está o que todos esperavam!!!

    ResponderEliminar
  46. A comissão não pára. Existe para trabalhar, e não para se exibir. O exercício da Cidadania não é um circo, nem é novela de televisão.
    A comissão fez o seu trabalho, e de momento tudo parece estar sob controle. Acções de rua, só acontecerão no limite do razoável.
    A Santa Casa da Misericordiosa de Mora, teve um comportamento que favoreceu as populações. Bem haja por isso.

    ResponderEliminar
  47. Viva o Padre Mlo, abaixo a Foice e o Martelo.

    ResponderEliminar
  48. Verdade ou mentira? Eis a questão, é de somenos importância a escolha ideológica do indivíduo referido, assiste-lhe por consagração constitucional esse direito.
    As perseguições feitas por ele a pessoas de bem, enquanto autarca é que não tem enquadramento legal, ético e de democrata.
    Não acredito que o PPD/PSD aceite em suas fileiras gente dessa estirpe, contudo, aguardemos. O que for vai ser soado a seu devido tempo, eu acho que já chega de nos agredirem com estas espécies raras de camaleões lusos.

    ResponderEliminar
  49. Abaixo o Sinogas e quem o apoiar.

    ResponderEliminar
  50. @5,18

    Não acredito. E já o tinha dito em 16-09, a propósito da mesma opinião, também não confirmada na altura.

    Aliás, Zita há só uma. A Seabra e mais nenhuma.

    E além disso o homem não é parvo. Se saísse do PCP, aderia ao PS. Era imediatamente promovido a assessor, adjunto, secretário de estado ou mesmo ministro. E ia logo para o comité central do largo do Rato. Foi o que aconteceu com notáveis dissidentes do PC. E o Trocas tinha que se por a pau, pois ficava lá com um sério concorrente para primeiro-ministro.

    Já no PSD não me perece. A concorrência é muita.

    ResponderEliminar
  51. Quanto ao Sinogas aderir ao PSD e este o aceitar, se não for anedota é mais uma forma de mascarar a essência do problema.
    O problema de Mora reside em poucos se interesarem verdadeiramente por ela e muitos se servirem dela.
    Não há comunidade que progrida, sem a noção de bem comum. Em Mora só há bem individual (ou de grupo,ou corporativo, ou paroquial), por isso não há progresso.
    Terra de mexericos, do diz que diz e da intriga, não se vislumbram entre a Gralheira e o Engal quaisquer gestos que mexam estruturalmente na desgraça que os Censos do próximo ano irão revelar.

    ResponderEliminar
  52. Mora é uma terra de manientos, que não têm onde cair mortos, mas se julgam seres superiores.
    Muito de fala do Sinogas, mas ele é apenas o prototipo do que somos quase todos nós. Não é por acaso que quase sempre são os de fora que estão à frente das coisas. Nós só refilamos porque o que julgamos ter direito, não cai do céu, feito por iniciativa de outros, porque nós só temos direitos, e os deveres são sempre de outros.
    Como alguém dizia, em Mora come-se carapau e arrota-se a lagosta.

    ResponderEliminar
  53. O novo presidente e anexos teimam em falar em 5800 municipes, quanto a mim nem 5000 somos, como os censos vão provar. Isto já não passam de aldeias fantasma com muito idosos de onde os jovens querem fugir pois não é concelho de futuro.

    ResponderEliminar
  54. hahhh hahhh o Sinogas pensava que os seus camaradas o adoravam, mas ewsqueceu-se que eles queriam era vê-lo plas costas tal o fartote que tinham de tão incompetente figura ahhhhh.

    ResponderEliminar
  55. GATO!!!! Muda o cadáver.

    ResponderEliminar
  56. Ó Gato fecha o Gatil.Isto perdeu a Piada.Já ninguem diz mal do Sinogas!!

    ResponderEliminar

Participe com a sua opinião.
Não se esqueça de respeitar os outros e as suas opiniões.
Os comentários que utilizem linguagem desapropriada e ofensiva são eliminados.
Os comentarios serão moderados