quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Mostra Gastronómica de Caça


Um jantar medieval com degustação de 40 pratos de caça assinala no próximo dia 4 de Dezembro a abertura da XV Mostra Gastronómica de Caça de Mora. O jantar realiza-se na Quinta de Santo António e vai dar à prova a cerca de 350 mastigantes os pratos de caça que vão estar presentes durante a Mostra nos diferentes restaurantes do concelho.

A lauta ementa inicia-se com entradas de caça, desfilando de seguida os cerca de 40 pratos, como Coelho Frito, Arroz de Coelho, Canja de Pombo, Javali à Montanhês, Perdiz Estufada, Sopa da Panela de Pombo, Lebre com Feijão, Patês de Veado, Javali e Coelho, Ensopado de Lebre, Veado à Arcos, Açorda de Perdiz e Pombo Bravo à Dona Bia, entre muitas outras iguarias.

Organizado pela edilidade local, o certame inicia-se a 3 de Dezembro e prolonga-se até dia 12 em 13 restaurantes do concelho de Mora, alguns deles considerados dos melhores do Alentejo. Uma oportunidade única de provar caça de todos as formas e feitios é o que Mora oferece na primeira semana de Dezembro, num evento que já entrou nas tradições gastronómicas da região.

30 comentários:

  1. Mais um festim para altos Burguesolas pago pelo dinheiro do povo, na salão de festas(?) habitual.Siga o baile!

    ResponderEliminar
  2. Concordo.
    É mais do que tempo de acabarem com os preços de saldo, os convites promocionais para os habitués e qualificarem essa coisada.
    A boa comida morense está mais do reconhecida e aclamada, não precisa de favores, tem clientela certa que está disposta a pagar o preço correspondente.
    Para cativar e aumentar esse público detentor de poder de compra é preciso que o Turismo do concelho de Mora faça o upgrade deste tipo de eventos, é que isto não se trata propriamente dum grupo excursionista do 'garrafão'.
    Experimentem mudar de local e organizar melhor o jantar segundo a etiqueta sofisticada que a qualidade gastronómica exige. Consultem por exemplo a Vicky Fernandes, equacionem o Pavilhão Multiusos de Mora como espaço alternativo. Criem inicitivas paralelas tipo show cooking. Dispensem bom acolhimento às pessoas. Inventem formas de follow up que incentivem os presentes no evento a visitarem os restaurantes do concelho.
    Surpreendam e ultrapassem as expectativas de quem nos visita.

    Não é isso que manda fazer a Política de Melhoria contínua do SGI?

    ResponderEliminar
  3. Afinal, por aqui também aparece quem sabe dizer alguma coisa. Neste caso, muita coisa. Não basta dizer que está mal; É preciso dizer como fazer melhor.
    Claro que para isso, é preciso saber.

    ResponderEliminar
  4. Ok, concordo com tudo o que foi dito, trazer pessoas ao Concelho, trazer pessoas a Mora, para quê, para depois colocarem a GNR em todas as saidas, e tratarem do assunto como se de um bairro cheio de marginais se tratasse, foi o que já aconteceu, á uns anos atrás, e não são muitos tinhamos pessoas de todos os concelhos litrofes a Mora vinham jantar aos bares á discoteca, começaram a fazer rusgas, assim não dá...

    ResponderEliminar
  5. Mais Comezanas!!!!!E as Perdizes á D,Bia vão estar em recessão?!!

    ResponderEliminar
  6. Vira o disco e toca a mamar. Quantos mamões pagam o seu jantar? 40 pratos? querem ser mais alarves que o outro? Bem sabemos como se contam os ditos pratos.
    Porque andam todos os anos a pagar aluguer da sala quando construíram pavilhões que estão às moscas... É a boa gestão destes autarcas de pacotilha. Ponham os olhos no Loios e vejam a diferença, se conseguirem claro.

    ResponderEliminar
  7. Pois é amigos das 15.58. e eles são lá capazes disso? Eles querem é o bago ao fim dos mês com o mínimo de esforço. è que isso de trabalhar, pensar, etc. cansa, e eles não se querem cansar e muito menos trabalhar.

    ResponderEliminar
  8. Digam quantos nos custa a festa. Dantes ainda era pago em parte pelo turismo, mas agora bateram com a porta aos gajos da região de turismo, agora pagamos todos a factura. upa upa..

    ResponderEliminar
  9. ATENÇÃO ÀS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO DO BLOCO PS/Dcds-pp
    ALTERAÇÃO AO CÓDIGO DO TRABALHO


    1. INDUMENTÁRIA:

    Informamos que o funcionário deverá trabalhar vestido de acordo com o seu Salário.
    Se o virmos calçado com uns ténis Adidas de 100EUR ou com uma bolsa Gucci de 150EUR, presumiremos que está muito bem de finanças e portanto, não precisa de aumento.
    Se ele se vestir de forma pobre, será um sinal de que precisa aprender a controlar melhor o seu dinheiro para que possa comprar roupas melhores e portanto, não precisa de aumento.
    E se ele se vestir no meio-termo, estará perfeito e portanto, não precisa de aumento.

    2.AUSÊNCIA DEVIDO A DOENÇA:
    Não vamos mais aceitar uma declaração do médico como prova de doença.
    Se o funcionário tem condições para ir até ao consultório médico também tem para vir trabalhar.
    3. CIRURGIA:
    As cirurgias são proibidas.
    Enquanto o funcionário trabalhar nesta empresa, precisará de todos os seus órgãos, portanto, não deve pensar em tirar nada. Nós contratámo-lo inteiro.
    Remover algo constitui quebra de contrato.
    4. AUSÊNCIAS DEVIDO A MOTIVOS PESSOAIS:
    Cada funcionário receberá 104 dias para assuntos pessoais, em cada ano. Chamam-se Sábados e Domingos.
    5. FÉRIAS:
    Todos os funcionários têm direito a gozar ainda mais 12 dias de férias nos seguintes dias de cada ano:
    1 de Janeiro,
    Dia de Páscoa
    25 de Abril,
    1 de Maio,
    10 de Junho,
    15 de Agosto,
    5 de Outubro,
    1 de Novembro,
    1 de Dezembro.
    8 de Dezembro.
    25 de Dezembro.
    6. AUSÊNCIA DEVIDO AO FALECIMENTO DE ENTE QUERIDO:
    Esta não é uma justificação para perder um dia de trabalho.
    Não há nada que se possa fazer pelos amigos, parentes ou colegas de trabalho falecidos.
    Todo o esforço deverá ser empenhado para que os não-funcionários cuidem dos detalhes. Nos casos raros, onde o envolvimento do funcionário é necessário, o enterro deverá ser marcado para o final da tarde.
    Teremos prazer em permitir que o funcionário trabalhe durante o horário do almoço e, daí sair uma hora mais cedo, desde que o seu trabalho esteja em dia.

    7. AUSÊNCIA DEVIDO À SUA PRÓPRIA MORTE:
    Isto será aceite como desculpa. Entretanto, exigimos pelo menos15 dias de aviso prévio, visto que cabe ao funcionário treinar o seu substituto.

    8. O USO DO WC:
    Os funcionários estão a passar tempo demais na casa de banho.
    No futuro, seguiremos o sistema de ordem alfabética. Por exemplo,
    Todos os funcionários cujos nomes começam com a letra 'A' irão entre as9:00 e 9:20, aqueles com a letra 'B' entre 9:20 e 9:40, etc. Se não puder ir na hora designada, será preciso esperar a sua vez, no dia seguinte.
    Em caso de emergência, os funcionários poderão trocar o seu horário com um colega. Ambos os chefes dos funcionários deverão aprovar essa troca, por escrito.
    Adicionalmente, agora há um limite estritamente máximo de 3minutos na sanita. Acabando esses 3 minutos, um alarme tocará, o rolo de papel higiénico será recolhido, a porta da sanita abrir-se-à e uma foto será tirada. Se for repetente, a foto será afixada no quadro de avisos e Internet do Serviço com o título infractor Crónico.

    9. A HORA DO ALMOÇO:
    Os magros têm 30 minutos para o almoço, porque precisam comer mais para parecerem saudáveis.
    As pessoas de tamanho normal têm 15 minutos para comer uma refeição balanceada que sustente o seu corpo mediano.
    Os gordos têm 5 minutos, porque é tudo que precisam para tomar uma salada e um moderador de apetite.
    Muito obrigado pela sua fidelidade à nossa empresa. Estamos aqui para proporcionar uma experiência laboral positiva. Portanto, todas as dúvidas, comentários, preocupações, reclamações, frustrações, irritações, desagravos, insinuações, alegações, acusações, observações, consternações e quaisquer outras... ões' deverão ser dirigidas para outro lugar.

    Boa semana!

    E é para quem quer!
    Se não gostam, ponham-se a andar desta merda à beira-mar especada que em qualquer lado conseguem viver melhor, pois viver aqui ou na Guiné-Equatorial é igual.

    ResponderEliminar
  10. ATENÇÃO NO CASO DE SER UM ALEGADO SOCIALISTA INTOLERANTE E PIDESCO
    ATENÇÃO
    AOS MILITANTES E SIMPATIZANTES DO PS!

    AGRADECEM OS FREQUENTADORES DESTE BLOGUE QUE NÃO PROSSIGA NO MESMO EM CASO DE SER MILITANTE OU SIMPATIZANTE DO PARTIDO SOCIALISTA E INTOLERANTE.

    AO CONTINUAR A SUA VISITA A ESTE BLOGUE ASSUME NA ÍNTEGRA A SUA OPÇÃO, PELO QUE OS FREQUENTADORES DESTE BLOGUE NÃO ASSUMEM QUAISQUER RESPONSABILIDADES, PELA SUA FALTA DE DISCERNIMENTO SEQUER COMPREENSÃO E CONSEQUENTE MÁ INTERPRETAÇÃO DE FRASES OU IMAGENS.

    É SUA A OPÇÃO!
    POR NÓS AGRADECEMOS QUE SEQUER CÁ VENHA, MUITO MENOS QUE REGRESSE.

    A TODOS OS VERDADEIROS SOCIALISTAS, QUE ABOMINAM ESTE GOVERNO E QUEM O APOIA, SEJAM DESDE JÁ MUITO BEM VINDOS

    OS COMENTÁRIOS SÃO DA TOTAL RESPONSABILIDADE DE QUEM OS PUBLICA, CONTUDO, EM CASO DA VULGAR ORDINARICE, ESPERAMOS QUE OS MESMOS SERÃO APAGADOS.

    ResponderEliminar
  11. O Administrador deste blog nada tem com a publicação do comentario anterior, no entanto informa todos os utilizadores e comentadores que está activado o filtro de spam para os comentarios e que são inseridas com frequencia novas palavras para filtrar.
    O Gato Morense

    ResponderEliminar
  12. Ao artista das 00:02 11/11/10, era bom que aprendesses a viver em democracia, as opiniões livremente expressas combatem-se com outras opiniões, o caminho não passa nunca por calar ninguém. argumenta meu caro.
    Eu não gosto de papas de abóbora, não vamos abolir as papas só porque eu não gosto. Mais tacto precisa-se.

    ResponderEliminar
  13. Ó mestre das 00:02, essa é a Democracia, que te ensinam no Beco do Teatro.Uma Democracia Trauliteira, de quem não é a meu favor é contra mim.Mas olha, queres goste ou não, eu estive em 25 de Novembro, a Lutar pela Democracia.Lembas-te?

    ResponderEliminar
  14. Eu também não tenho nada contra, ou a favor do dito comentário, mas gostaria de saber que palavras do dito cujo merecem filtragem de SPAM.
    Já em relação aos 2 últimos comentários, tenho alguma dificuldade em em entender tanta virgindade ofendida. Afinal, aqui se disse tudo dos comunas e do seu partido, aqui se denegriu a imagem de todos os que se identificam, por exemplo, com a linha politica da câmara, e até funcionários da dita, com ou sem ligação partidária, são aqui diariamente ofendidos.
    Vocês meus caros, é que de democracia têm uma ideia feita à vossa maneira. Acham que este é o vosso cantinho privilegiado, e que todos os outros são invasores.
    É por isso que vocês não são alternativa, e o poder vigente dorme tranquilo.

    ResponderEliminar
  15. Pavaneia-te aí pelos Corredores do Edificío da Camara, e não te esqueças de levar a Caixa da Graxa!!

    ResponderEliminar
  16. "...todos os que se identificam, por exemplo, com a linha politica da câmara,..."
    Mas que tipo de linha é essa? Podem fazer o favor de explicar?
    Será uma recta? uma curva? um círculo? Uma linha invisivel? Um titubeante traço à mão levantada?...

    Ou será antes uma linha onde o combóio está parado? E os poucos passageiros que ainda se mantêm na carruagem não refilam por que estão muito bem instalados, serviços mínimos de cama, mesa e roupa lavada garantidos, os projectos de vida encaixotados e o tempo é uma tangente à felicidade
    neste combóio que é fantasma.

    ResponderEliminar
  17. Não preciso de me pavonear, e muito menos engraxar. Felizmente para mim, sou patrão de mim próprio. E também não tenho nada a ver com nenhuma politica, a não ser a minha própria. Mas acho frustrante as vossas intervenções de retrete. Frustrante porque a maioria de vós, não representam nada do que é necessário para mudar este país arruinado e sem capacidade de se auto governar. Frustrante porque nada disto parece preocupar-vos. Frustrante também, porque parece que cada um de vós, e de nós, por inercia, por omissão ou simples ignorância, continuamos a ser coniventes com os que desgraçam este povo.
    Somos contra a eco-pista, as rotundas, o fluviário, os pavilhões e tudo o mais que se faça nesta terra, mas achamos bem o TGV, o Aeroporto, ou os submarinos.
    Incrivelmente, são as insignificâncias de Mora que parecem ser o problema. E isso é que eu não compreendo. Mora até pode ter os seus problemazinhos, ou os seus problemazões se quiserem. Mas qual é a vossa atitude perante a eminente queda deste país?? Quando estiverem com a corda na garganta, vão culpar as rotundas e pedir contas ao Sinogas??.
    O nosso problema não é um problema de Aldeia, mas um problema de todo um País.

    ResponderEliminar
  18. Ao ilustre conterrâneo, esclarecido, parece, quando aqui se colocam as preocupações referentes à má utilização dos dinheiros públicos é óbvio que falamos daquilo que melhor conhecemos e, porque nos afectam no nosso dia-a-dia, é claro que as questões nacionais nos preocupam de igual forma, mais, direi ainda, que tudo o que está a passar por essa Europa, pelo mundo fora, são preocupações que dormem connosco todas as noites.
    Se no comportamento destes nossos políticos não estivesse a génese do comportamento daqueles outros que são responsáveis pelos males do mundo, seria de somenos importância falar destas coisas da nossa “Aldeia”, mas hoje, fruto das intervenções disparatadas, os habitantes de Mora estão mais pobres, e vão continuar a empobrecer cada vez que tiverem que se deslocar para sair, ou simplesmente ir meter combustível nas suas viaturas.
    A nossa frustração é tão maior, quando nem ao nível local conseguimos intervir, quanto mais aspirar a que nos ouçam a outros níveis. Meu caro, conversa de retrete não será a sua?
    Para além do seu individualismo latente que muito bem expressou, mais não disse.
    Passe bem.

    ResponderEliminar
  19. @18:30
    Ó meu caro amigo,
    quando comecei a ler o seu comentário fiquei logo de pé atrás devido ao tom musculado usado no mesmo. Pensei: cá vem mais um abusador da paciência dos otários. Depois a coisa lá se compôs minimamente, e entendi que lhe assiste alguma, mas não toda a razoabilidade.
    Nessa conformidade, passo à resposta que o assunto me merece deixando de parte os acessórios menos elegantes.
    Parece-me que se não formos capazes de compreender, reflectir e decidir sobre o que está à frente do nosso nariz, que autoridade nos sobra para ajuizar sobre a realidade estrutural do país? Os problemas até poderão ser iguais e interdependentes, quer dizer nominalmente iguais, mas há uma diferença enorme entre a micro-escala e a macro-escala.
    Eu até posso dar atenção às beneméritas intenções do Ju Hintao e inclusivé suspeitar do seu interesse estratégico no lítio português; posso indignar-me com o laxismo consumista incentivado pela alta finança, confrangedoramente tolerado pelo Governo e aceite por nós de braços bem abertos; posso enojar-me com a podridão impune das negociatas do grande Poder e do grande Privilégio; posso solidarizar-me com a greve geral por que acredito que as relações de forças são alteráveis; posso estar saturado e alienado com o folclore da dívida soberana, das agências de rating, do FMI e da economia alemã.
    Posso e devo.
    Agora, muito mais directo e preocupante, do meu ponto de vista, é ver como é que os 17 milhões de euros que é o orçamento da CMM para este ano, com uma grossa fatia generosamente doada pelos nossos concidadãos portugueses que não vivem nem trabalham aqui, ver como é esse dinheiro gerido. Verificar que é grande a ineficácia não só da execução orçamental, mas também e sobretudo da escassa relevância das acções supérfluas por ele suportadas num contexto de crescimento concelhio. Não é preciso ir mais longe, basta olharmos para a disparatada desproporção entre a despesa corrente e o investimento saudável efectivamente realizado.
    Não sei se o amigo me está a acompanhar neste raciocínio, mas mais, muito mais de metade do orçamento municipal destina-se a pagar a pesada, excessiva e produtivamente deficitária máquina municipal. A isso acresce as despesas de índole social, de base eminentemente eleitoral, as quais se calhar qualquer as IPSS existentes seria capaz de gerir melhor, porque tem vocação para esse efeito e os seus dirigentes até desempenham funções não remuneradas por que são cargos voluntários.

    Vá lá falando de TGVs, Aeroportos e Submarinos que eu, não sendo e detestando velhos do Restelo, prefiro ter os pés assentes na nossa "Adeia".

    Enfim, muito mais haveria para trazer à colação, mas os blogues são úteis no levantar de problemas e dar voz a quem não se pode fazer ouvir, todavia limitados no espaço e no tempo.

    Passe como quiser.

    ResponderEliminar
  20. Tgv???Inté o Camboio Turistíco foi apreendido, quando se deslocava em alta velocidade, na subida da Moita!!Discrimados mais uma vez a População de Cabeção e do Aprendiz do Timoneiro!!
    Isto pelo fcto do Camboio Turistico, para Pavia ter ido á Boleia da Camara de Arraiolos.E os das Brotas tamem nã tiveram lá o Comboio.Tendo feito a ligação entre a Aldeia de Baixo e de Cima no Autocarro das Duas!!

    ResponderEliminar
  21. Acontecem aqui situações engraçadas: Há de facto "intervenções de retrete", como diz o amigo ali de cima. Todos sabemos que há, mas o curioso é que quando denunciadas ou criticadas, aparecem outros que claramente têm outro nível, a defender os tais interventores.
    Já agora, em relação aos @20:56 e 20:45, Parecem-me claramente pessoas esclarecidas e com ideias, mas porque só aparecem nos Blogs?? porque não se apresentam publicamente?. Se não quiserem pertencer a um partido, há com certeza outras formas de intervenção.
    Não há qualquer critica nas minhas palavras. O que me parece é que há pessoas que optam por não se envolver na politica, mas depois acabam por intervir de uma forma que nunca chegará a lado nenhum, porque todos sabemos que estes blogs podem ter muitas entradas, mas são sempre os mesmos, e na maioria pouco ou nada diz que possa de facto fazer diferença.
    É apenas um desabafo.

    ResponderEliminar
  22. Ao amigo das 23:05, olhe que não é assim como você diz, as pessoas tem vivências interventivas e pagam muito caro por isso, sabe meu caro incomodam muito mais do que parece, fica aqui a promessa que quando chegar o tempo próprio, serão desvendados as razões de tanto anonimato.
    Perguntem aos detentores do poder local e aos acólitos que os rodeiam, eles sabem quem incomoda verdadeiramente.

    ResponderEliminar
  23. amigo das 20:56, não gaste o seu latim, pois esta malta não tem pedalada para o acompanhar. só sabem argumentar e desculpar-se com as asneiras e ... dos outros. Desculpam as merdas locais com as nacionais. Mas continuam a ser merdas morenses e é aos morenses que têm de responder, não fugir com o rabo à seringa. Só que a merda continua a cheirar e muito, e é aqui (paços do concelho), e não no terreiro do paço, porque aí é merda de outro nível. Esta linguagem deve ser culpa das retretes que falam acima :)

    ResponderEliminar
  24. Não estivesse Mora "excelentemente" equipada com uma ETAR, e ficaríamos atolados em merda, com tanta cagada que tem sido aqui debitada.

    ResponderEliminar
  25. Normalmente as pessoas puxam as conversas para os assuntos em que são mais entendidas, é o que se pode depreender e lamentar do 11.16.

    Opere, vá operando cada vez com mais responsabilidade. É necessário que a matéria fecal atinja o seu ponto de massa crítica para que possa implodir.
    Os sinais, há muito que são visiveis e os mais prevenidos começam a afastar-se.

    ResponderEliminar
  26. ETAR bem equipada, tá a mangar concerteza. Vá ao outro blog ver as fotografias do blogmora. Metade da merda nem passa pela etar

    ResponderEliminar
  27. "Opere, vá operando cada vez com mais responsabilidade..."

    A sua perspicácia não é tão boa como pensa. E também precisa de conhecer melhor as pessoas. Nem todas usam a mesma linguagem.

    ResponderEliminar
  28. À besta quadrada de 11/11/2010 das 20:56 que diz entre outras coisa "..A isso acresce as despesas de índole social, de base eminentemente eleitoral, as quais se calhar qualquer as IPSS existentes seria capaz de gerir melhor, porque tem vocação para esse efeito..." o que tu queres dizer meu burro, só me ocorre dizer e chamar estes nomes, o cartão do idoso para quem ganha menos de 350€ é demagogia. Diz essa merda às IPSS cá do burgo, o que elas querem é programas que saquem dinheiro ao governo, agora me calo.

    ResponderEliminar
  29. Ao animal quadrúpede 12/11/10 23:10: Onde é que o comentarista das 20:56 foi ofensivo, seu animal de cabelo?

    ResponderEliminar
  30. Se há por aqui "bestas" e "animais quadrúpedes", talvez não fosse má ideia trazer também uns fardos de palha...

    ResponderEliminar

Participe com a sua opinião.
Não se esqueça de respeitar os outros e as suas opiniões.
Os comentários que utilizem linguagem desapropriada e ofensiva são eliminados.
Os comentarios serão moderados