segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Mora terra de progresso ...


Significado da palavra "Progresso"

Que devemos entender por essa palavra? Se a definirmos como bons gramáticos, diremos que é um acréscimo de bem ou de mal, na medida em que possamos discernir entre o bem e o mal; e estaremos assim a representar o próprio avanço da humanidade. Mas se, como se faz nesta época em que não se sabe mais pensar nem falar, dissermos que o progresso é o movimento da humanidade que se aperfeiçoa sem cessar, estaremos a dizer uma coisa que não corresponde à realidade. Esse movimento não se observa na História, a qual só nos apresenta uma sucessão de catástrofes e de avanços seguidos de retrocessos.
Anatole France, in "A Vida em Flor"
1922

47 comentários:

  1. Os maiores desastres do século XX foram gerados por pessoas e grupos autonomeados progressistas e donos do futuro. Quando alguém, iluminado pelas forças da modernidade, despreza a realidade que o rodeia como obsoleta e tacanha, impõe sem contemplações as suas opiniões. Então surge o horror. Não é preciso ir longe para encontrar exemplos devastadores deste erro.
    Autor: César das Neves , João
    Fonte Diário de Notícias
    Enviada em: 20080901

    ResponderEliminar
  2. http://contrablog-vigia.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Uma Terra de Progresso e muita Forte. A única coisa que cresce a olhos vistos, no nosso Concelho, são os óbitos e por conseguinte, o(s) campo(s) santo!!!

    ResponderEliminar
  4. CONTRABLOG

    ESTE BLOG ASSUME-SE COMO PARTIDÁRIO DAS FORÇAS POLITICAS QUE DIRIGEM O NOSSO CONCELHO E DA GESTÃO POR ELAS IMPLEMENTADA. É UMA INICIATIVA PESSOAL E NOS SEUS IDEAIS DE LIBERDADE E JUSTIÇA SOCIAL, MANIFESTAR-SE-Á CONTRA OS QUE CONDUZIRAM ESTE PAÍS AO ESTADO LAMENTÁVEL EM QUE SE ENCONTRA.
    Boa piada, mas não menos respeitável opinião, aliás como todas as opiniões em democracia, eu não concordo que estas forças não sejam também elas responsáveis pela condução do país ao estado em que está.

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida meu caro das 20.12.Os que mandam no País são umas nódoas, mas deixa que lhe diga, que estes cá do Burgo, sõ muito piores.Se fossem Governo no País ,você e eu eramos deportados para o Tarrafal, em Cabo Verde.Mas como cada vez são cada vez menos,ainda nos deixam, miar aqui no gato.

    ResponderEliminar
  6. CONTRABLOG, este é aquele blog, que não publica opiniões e denúncias das canalhices que são perpetuadas nas autarquias onde são poder.
    Ah pois, percebi, se eles fossem poder central, as prisões da PIDE eram reabilitadas.

    ResponderEliminar
  7. Com estas atitudes, já se percebe o porquê da posição do PCP sobre o Prémio Nobel da Paz.
    Eles também queriam prender pessoas por ousarem lutar pela Democracia e pela Liberdade.

    ResponderEliminar
  8. E a democracia na Coreia do Norte?E a Venezuéla?!!Hugo Chavez e Companhia!!Enfim!!

    ResponderEliminar
  9. Contrablog? contra o quê? Contra a incompetência dos nosso autarcas? Contra a falta de coluna e não terem mandado o incompetente e arrogante de Pavia, mais cedo para casa? Contra a falta de ideias e políticas para este concelho? Contra o imobilismo dos paços do concelho? Contra os gastos sem nexo de dinheiros públicos no concelho? Contra o pavilhão que só é usado 6 dias por ano? Contra as mentiras e ilusões que tem andado a vender? Contra a falta de transparência? contar a má gestão autárquica? Contra a arrogância? Contra o comodismo? Contra a discriminação e perseguição de funcionários e pessoas incovenientes? Contra as almoçaradas? etc...

    ResponderEliminar
  10. CONTRABLOG

    "...partidário das forças políticas que dirigem o nosso concelho..."
    E quais são essas forças políticas?
    Essa não percebo, pá. Fui consultar a lista dos candidatos da maioria que ganhou as eleições locais e só lá vi independentes e membros de UM partido.
    Como é?

    ResponderEliminar
  11. E Já que são tão democratas não censurem os comentários, não façam como o mais Évora (pró comuna) que censura tudo que é anti.comunista, só gostam de malhar no zé ernesto, mas por cá não gostam que malhem neles quando fazem exactamente o mesmo, palhaços. Belos democratas me sairam

    ResponderEliminar
  12. Acredito no sonho de um mundo mais justo e mais fraterno, onde não haja lugar para a exploração do homem pelo homem. Acredito que isso está na nossa mão, e que o futuro nos pertense. Pontapés no português, contra por favor

    ResponderEliminar
  13. Ao anónimo das 00:39 20/10/10, bem visto, estes são os competentíssimos "quadros" que o futuro nos reserva.

    ResponderEliminar
  14. Dasssss...vocês têm de ter sempre qualquer coisa para pegar; Quem é que faz uma casa para se proteger, e deixa a porta aberta para ser atacado?
    Então eu faço reclame ao meu produto, mas deixo lá um espaço onde os meus concorrentes vão escrever: "Este produto não presta!!!O meu é que é bom".
    Quem é burro, quem é???? É o pai natal.

    ResponderEliminar
  15. Nessa casa, pelos vistos outros já contribuíram.
    Podes agradecer o contributo, já emendaste o erro, um agradecimento ficava-te bem.

    ResponderEliminar
  16. Esta na Hora de tirares aqui o Alantejo Central.
    Fala de outra coisa qualquer.Por exemplo, a Assembleia da Dorev do PCP.

    ResponderEliminar
  17. O sufixo "-ES" no final dos apelidos provém de uma raiz hebraica sefardita e tem a conotação de "Filho de...".
    Assim é com apelidos como Álvares que significa "Filho de Álvaro"; Rodrigues, "Filho de Rodrigo"; Lopes, "Filho de Lopo", ou Fernandes "Filho de Fernando".
    Só existe uma única excepção gramatical para confirmar esta regra: Sócrates, que significa"Filho da Puta".

    ResponderEliminar
  18. Entre o Paços Coelho e o Sinogas quais são as semelhanças?

    ResponderEliminar
  19. 18:31,

    Não me confundas, ó palhaço.
    Não te cures da psicose,não. Ainda te vão nascer umas orelhas de burro.

    ResponderEliminar
  20. Burro és tu seu Camelo.Deves comer da Gamela aí do Padrinho, logo tens que lhe lember o Rabo.

    ResponderEliminar
  21. Esse palhaço 19:12, grande URSO, alguém o ofendeu sua BESTA?

    ResponderEliminar
  22. Esta Besta das 19.12, é o espelho do Timoneiro de Pavia.Porra, estamos em Mora, se estivessemos na Coreia do Norte, este Camelo, mandava fuzilar os Criticos ,das Politicas, dos Senhores da Rua do Municipio.

    ResponderEliminar
  23. E o Benfica lá perdeu.

    ResponderEliminar
  24. Olha o comuna democrata mas usa o lápis azul. Por que dizem tanto mal da pide, fazem o mesmo

    ResponderEliminar
  25. Meus amigos, aqui todos somos anónimos. Mandar palpites à sorte, pode constituir enganos injustos.
    Creio que não é isso que se pretende.
    Muitos pensam da mesma forma, mas não fazem todos as mesmas coisas.

    ResponderEliminar
  26. Enquanto vocês andam às turras uns com os outros, como se não soubessem já o que as casas gastam, eu gostaria de voltar ao tema inicialmente proposto à discussão, se me derem licença.
    Posso?... Obrigado.

    Progresso.
    Ok, vamos por a coisa da seguinte maneira: a fotografia apresentada a titular o post é, para olhares mais inteligentes e menos taxativos, insinuação suficiente quanto ao estado de atrofia em que por aqui nos encontramos. Porquê?

    Porque, mesmo descontando o efeito 'rotunda' como epifenómeno do chic autárquico, quem vem de fora, provavelmente achará um piroso cartão de visita e manifestação de basófia provinciana, que uma terra se apresente a si própria, literalmente e com legendas, como uma Terra e Progresso.

    A vã glória ainda é reforçada com aquela coisa no pedestal do "monumento" que diz Alentejo Central. As pessoas não sabem que aquilo é uma querida evocação da Guerra das Nuts e estranham que depois de passarem por uma placa enorme, alguns Kms atràs, que lhes indica estarem a entrar em território alentejano, se deparem logo com a notícia de que estão no centro do dito cujo. Sim, que a formalidade pseudo-solene daquele aparato não deixa dúvidas quanto à credibilidade da informação.

    Enfim, alentejanices! pensarão lá com os seus botões -e aqui cumpre o dever de assinalar a umbridade do grupo FAPA que, ao menos esse, reconhece a nossa condição de estar numa ponta do Alentejo, se é que isso conta para alguma coisa...

    Nesse estrito e esforçado sentido, estaremos então perante algo que não corresponde à realidade e que, portanto e nos termos enunciados por Anatole France será o tal Progresso como suposto acréscimo de bem, feito por pesoas que não sabem discernir entre o bem e o mal.

    Não vou agora aqui discutir o conceito de Progresso subscrito pelo ínsigne Nobel francês (outro a quem o regime chinês obviamente não perdoaria...), e também me abstenho de falar sobre o progresso em Mora, matéria amplamente divulgada neste pequeno espaço de Liberdade que é, malgré tout, o Gato Morense.

    Direi apenas que sempre relacionei a idéia de Progresso com o avanço do Conhecimento e com a marcha imparàvel do tempo. As teses e as antíteses por si geradas hão-de constituir sempre o mvimento helicoidal entre a matéria e o espírito.

    Da mesma forma, Espaço e Tempo serão as duas grandezas aplicáveis ao conceito de Progresso.
    O espaço pode ser percorrido em todas as direcções e o percurso interrompido -é reversìvel.
    O tempo só pode ser percorrido na direcção do futuro e não pára -é irreversìvel: não se pode voltar atrás nem eternizar um momento de felicidade.

    É por isso que não há mal que sempre dure, nem bem que nunca chegue.

    Por causa do Progresso

    ResponderEliminar
  27. A propósito do CONTRABLOG:
    O Salazarismo também calava todas as vozes incómodas, há entre esta espécie de Blog e os regimes ditatoriais uma sintonia comportamental, só não é mais preocupante, porque os gestores não detentores do poder, se o fossem estávamos sem sobra de dúvida perante uma feroz ditadura da mesma grandeza que a deposta em 25 de Abril do Ano de 74 do Século passado.

    ResponderEliminar
  28. Contrablog é filho do Mais Évora.Um nasceu no Beco outro na Rua de Aviz.Se não és a meu favor, és Contra mim.
    Viva a Democracia do PCP e dos Seus Capangas.
    Fonix!!!
    Viva o Timoneiro de Pavia.
    Viva.

    ResponderEliminar
  29. Assunto: Mais um pobrezinho de um reformado...
    SUGIRO QUE SE SENTEM BEM, ANTES DE LEREM ISTO!!!!



    Mau grado o voto de pobreza a que a Ordem Franciscana obriga, Frei Vítor Melícias, recebe uma modesta reforma de ? 7450!!!!! Será que a entrega direitinha à Ordem Franciscana e a distribui pelos mais necessitados???? De certeza que sim...eheheheheh

    Padre Melícias com pensão de 7450 euros

    O padre Vítor Melícias, ex-alto comissário para Timor-Leste e ex-presidente do Montepio Geral, declarou ao Tribunal Constitucional, como membro do Conselho Económico e Social (CES), um rendimento anual de pensões de, e só,

    104 301 euros Em 14 meses, o sacerdote, que prestou um voto de obediência à Ordem dos Franciscanos, tem uma pensão mensal de 7450 euros. O valor desta aposentação resulta, segundo disse ao CM Vítor Melícias, da "remuneração acima da média" auferida em vários cargos.

    Vítor Melícias entregou a declaração de rendimentos no Tribunal Constitucional em 2 de Fevereiro de 2009, mais de um ano após a instituição presidida por Rui Moura Ramos ter clarificado a interpretação da lei que controla a riqueza dos titulares de cargos políticos.

    A 15 de Janeiro de 2008, o Tribunal Constitucional deixou claro que, ao abrigo da lei 25/95, 'de entre os membros que compõem o CES, se encontram vinculados ao referido dever [de entrega da declaração de rendimentos] aqueles que integrem o Conselho Coordenador e a Comissão Permanente de Concertação Social, bem como o secretário-geral'.

    Com 71 anos, Vítor Melícias declarou, em 2007, ao Tribunal Constitucional um rendimento total de 111 491 euros, dos quais 104 301 euros de pensões e 7190 euros de trabalho dependente. 'Eu tenho uma pensão aceitável mas não sou rico', diz o sacerdote.

    Melícias frisa que exerceu funções com 'remuneração acima da média, que corresponde a uma responsabilidade acima de director-geral', no Montepio Geral, na Misericórdia de Lisboa, no Serviço Nacional de Bombeiros e noutros organismos.

    E eu a julgar que esta gente praticava o "espírito de missão" e o "trabalho de voluntariado"??? Chiça penico!
    Pois é, esta gente da Igreja nunca me enganou!!! Já têm mais de 2000 anos de experiência....
    Razão tinha S. Pedro quando um dia, espreitando cá para baixo, viu um avião de luxo todo branco com o Papa lá dentro e exclamou:

    vejam só como o negócio evoluiu, começou com um burro...

    ResponderEliminar
  30. http://bemora.blogspot.com

    ResponderEliminar
  31. www.psmora.blogspot.com

    ResponderEliminar
  32. Antão o Timoneiro de Pavia (Bebado), hoje embebedou-se na Tasca do António da Kinta!!!!

    ResponderEliminar
  33. É pá! Deixa lá o homem. Não é todos os dias que o Sporting dá 5 a 1. Além disso o fígado é dele.
    Ou será uma pontinha de inveja? Se calhar a tua mulher não te deixa ir para os copos.
    LOL

    ResponderEliminar
  34. Nao eu sou do Benfica.E fomos Malhados.O Timoneiro, foi esta tarde, na Kinta do Fluviario, do Tonho.

    ResponderEliminar
  35. Eu tambem lá estava. Tava lá eu...o Tonho...o Estafuncio..o Ermingardo... e o...olha...já sei quem tu és!!!! mas tambem já tavas bem "tratado". Acho que o vinho lá, não é grande espigarda. Fez-me azia, e não foi do Benfas que eu sou do Sporting. Porra!!! acho que já sabes quem sou...

    ResponderEliminar
  36. Gato isto já descarrilou outra vez, tens que fazer outro desafio.

    ResponderEliminar
  37. O CONTRABLOG é mesmo algo do Sec. passado, como é que gente nova pode pensar como velhos senis?

    ResponderEliminar
  38. BOLÍVIA REDUZ A IDADE DE REFORMA!

    Enquanto na Europa tentam aumentar a idade de reforma e reduzir as pensões, na Bolívia o governo de Evo Morales lança um projecto de lei que reduz a idade da jubilação de 65 para 58 anos para os homens e de 62 para 56 anos para as mulheres.
    "Esta mudança é necessária. Nosso povo foi durante anos agravado. O tipo de trabalho que a maioria da população realiza é muito pesado. A diminuição da idade de reforma para os mineiros deve ser maior, para os 56 anos, e para os que vão ao fundo das minas deve diminuir para os 51 anos", afirmou o presidente Evo Morales.
    O vice-presidente, Álvaro García Linera, ressaltou que o projecto rompe com o processo neoliberal engendrado pela lei de 1996. O novo sistema boliviano abolirá as Administradoras de Fundos de Pensões (AFP), que agora são dirigidas pelo grupo suíço Zurich e pelo banco espanhol BBV.

    posted by ANOVIS ANOPHELIS Francisco Trindade @ 08:05

    ResponderEliminar
  39. Enquanto o regime cubano anuncia o despedimento de 500 mil funcionários públicos, o Parlamento Europeu atribui o Prémio Sakharov ao dissidente Guillermo Fariñas.

    Fidel já não é o que era, Che admite que foi traído pelos sucessores.

    Em Mora fala-se de futebol e gatosas.

    ResponderEliminar
  40. Ao anónimo com ligações ao além, o Che admitiu isso, quando é que ele te comunicou essa constatação?

    ResponderEliminar
  41. -Foi quando por acaso nos cruzámos lá, no Além.

    Bakunin e Proudhon, em amena cavaqueira, discutiam o estado em que as elites da Classe Operária deixaram o Estado, Vladimir Ilyich não lhes ligava népia porque estava a tratar da bolchevique.
    Já JJ Rousseau abanava a cabeça, ao ver os desatinos do seu bom selvagem.
    Esta gente vinha toda da Biblioteca Municipal de Mora, que também está muito sossegadinha, lá no Além. -ah, ...e estava-me a esquecer do Variações, que dava música ao pessoal.

    ResponderEliminar
  42. A merda da erva, estava mesmo estragada...

    ResponderEliminar
  43. Anónimo Desconhecido da Silva22/10/10, 19:44

    Preocupem-se com o Farinhas e com o Chinês, façam visitas mediúnicas ao Che, procurem inteirar-se sobre o que o Bakunin, o Proudhon, o Rousseau, o Lenine, o Estaline, os Marx (os manos e o outro) andam a fazer lá no outro mundo, e depois distraiam-se e não se preocupem com o que o Trocas, o Passos, o Bochechas e o Cavaco e Companhia vos andam a fazer cá neste.
    Depois acomodem-se e peçam desculpas por estarem de costas.
    Realmente a erva devia estar estragada.

    ResponderEliminar
  44. Em Mora quem são os que estão de costas e acomodados?... E com trancas nos olhos?... E sempre a atirar as culpas para cima dos do Governo?... E a tratar da sua própria governança?...

    Quem é...quem é???...

    ResponderEliminar
  45. Anónimo Desconhecido da Silva23/10/10, 00:26

    Quem é… que se abotoou com o nosso dinheiro?
    Quem é… que o levou para as off-shores?
    Quem é… que conduziu este país no últimos trinta e quatro anos e o levou ao estado em que está?
    Quem é… que levou o país a fazer negócios ruinosos de toda a maneira e feitio, e, ao mesmo tempo, lucrando milhões em comissões?
    Quem é… que nos obriga a pagar a crise criada por eles e por outros?
    Quem é… que nos está a ir ao bolso todos os dias e cada vez mais?
    Quem é… que faz parte de uma maioria cada vez maior e cada vez mais pobre? Ou, se a palavra choca, cada vez mais entalada.
    Quem é… que faz parte de uma minoria cada vez mais rica e poderosa?
    Quem é… que não se sente?
    Quem é?
    Quem é???

    ResponderEliminar
  46. É o Sinogas!!!!!

    ResponderEliminar
  47. Eu só gostava de saber até que ponto é que estas pessoas que dizem mal de tudo, por tudo e por nada, têm contribuido para o progresso da terra onde vivem - que tal sugestões em vez de críticas constantes? Que tal apontarem uma solução quando detectam um problema? Não seria melhor para todos? Detesto politica mas já não há paciência para tanto veneno...

    ResponderEliminar

Participe com a sua opinião.
Não se esqueça de respeitar os outros e as suas opiniões.
Os comentários que utilizem linguagem desapropriada e ofensiva são eliminados.
Os comentarios serão moderados