quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Uma lástima social


A cada dia me surpreendo com a forma com que alguns grupos insistem no absolutivismo das suas ideias em detrimento das ideias alheias.


Hoje é o tempo da liberdade de expressão, da tecnologia da informação, da globalização. É claro que há uma cultura dominante, e continuam valendo as tendências do conservador e do moderno... embora também estes conceitos sejam, a cada dia, mais difíceis de delimitar. Mas a liberdade de pensar e de agir de cada indivíduo parece nunca ter sido tão intensa e poderosa.


Cada pessoa é um mundo. E pra que cada pessoa possa expor seus pensamentos em tempo real para milhões de pessoas basta um blog.


Mesmo assim, parece que há alguns que têm medo de se expressar... medo do julgamento, medo da exclusão, medo da represalia... e assim enquadram-se em modelos que constroem máscaras. Para numa vida dupla extravasar, aquilo que seria reprovável para os que lhe são caros. "O que esta gente faz em segredo causa até vergonha dizê-lo" (Ef 6,12)...


Melhor que defendam suas ideias e desenvolvam seus pensamentos com liberdade, pois só assim poderão alcançar a maturidade do pensar e o respeito devido. Quanto às ideias, não há nada melhor do que um bom debate para refiná-los, como ouro no fogo. Quando conduzido respeitosamente, sem preconceito e paradigmas, ninguém sai a perder.


No século 18 Voltaire declarou, com grande sabedoria: "Posso não concordar com uma palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o direito de a dizeres". Como um visionário, estabeleceu os pilares de um pensamento democrático e conquistador.


Se a ideia é boa e bem fundamentada, porque não submetê-la à apreciação de críticos e permitir que seja questionada? Pode ser que seja aceite e assim conquista-se um adepto. Ou seja rejeitada e tem a oportunidade de reve-la. Para, quem sabe, propô-la novamente de uma forma mais elaborada. Mas usar de leis para defendê-la parece ser um retrocesso.


No mínimo, estas leis demonstram a fragilidade em que tais conceitos se têm apresentado, sem força própria para se estabelecer e conquistar democraticamente seu próprio espaço.


Uma lástima social.

6 comentários:

  1. toda a razao... meu caro

    ResponderEliminar
  2. E se fizessemos uma Jantarada, de despedida, ao Presidente da Camara!!

    ResponderEliminar
  3. Só se fosse carapetos, cruzes canhoto.

    ResponderEliminar
  4. posso oferecer um fardo de palha se kiserem

    ResponderEliminar
  5. Cuidado Gato!!!
    Isto está a descambar...

    ResponderEliminar
  6. é para combinar com o que está a acontecer no nosso concelho há que tempos que isto descambou com a ajuda desta belissima liderança autarquica que temos e ao que parece o povo até gosta, por isso olha deixa arder que o meu pai é bombeiro .

    ResponderEliminar

Participe com a sua opinião.
Não se esqueça de respeitar os outros e as suas opiniões.
Os comentários que utilizem linguagem desapropriada e ofensiva são eliminados.
Os comentarios serão moderados