domingo, 18 de outubro de 2009

Mudam-se os tempos...



Mudam-se os tempos, mas ficam na mesma ou pior. Supostamente, como seres humanos a intenção era evoluirem com o passar do tempo, evoluir, crescer, aprender com a vida, melhorar o que quiserem chamar. Mas algumas vezes parece que não, mudam-se os tempos, muda a vida, mas muitos pararam de evoluir.

Em geral os politicos tem uma imagem muito negativa perante a opinião publica. Basta reparar nos casos de corrupção e compadrio que percorre de forma transversal a nossa classe política. Na política não há uma escala de valores que permita aferir se o político está apto para exercer a função, se já demonstrou experiência profissional, conhecimentos técnicos e acima de tudo vontade de contribuir para o desenvolvimento social. Mas, infelizmente o importante é andar com a bandeira às costas e se possível com um discurso fluente.
Os países nórdicos encontraram um modelo político padrão, sem revoluções, sem grande conflitualidade social, sem empregados contra o patrão, sem extremismos. Cá muitas vezes o que se propõe são rupturas abruptas, medidas nada consensuais à revelia das maiorias, revolução de costumes esquecendo tradições, intervencionismo estatal levado ao extremo.
O modelo social democrata atinge-se gerindo consensos, não se atinge à custa da conflitualidade nem com intransigencia ou arrogancia.
Os países nórdicos atingiram o modelo social democrata pela direita e não pela esquerda.

17 comentários:

  1. E cá em Mora umas almoçaradas,umas cantilenas,um camboio,um peixiário.umas concertinadas e prantos, uns votos no Sinogas!!
    Já nem o minêros de Aljustrel votam no PCP!!!

    ResponderEliminar
  2. Não concordo que o modelo social democrata seja o melhor caminho, mas se é, onde estão as melhorias da social democracia em Portugal, com 15 anos de governação PPD/PSD, mais 20 de PS, muito mais próximo da social democracia europeia, que o próprio PSD?.
    Por outro lado, a realidade Nórdica, com a riqueza muito mais dividida, nada tem a ver com o latifúndio agrário, comercial, industrial e financeiro deste nosso Portugal.
    Já agora, caro Inspector, não seria boa ideia (e honesta)identificar os políticos, e respectivas áreas ideológicas, que têm contribuído para o descrédito dos políticos? de onde vêem os políticos corruptos? quem são os que estão a contas com a justiça? não acha importante chamar os bois pelos nomes? ou acha que é tudo farinha do mesmo saco?. Faça um esforço e contribua para o esclarecimento dos seus leitores.

    ResponderEliminar
  3. Nem os Mineiros já votam no PCP!!!!

    ResponderEliminar
  4. Quando é que o PC, manda os escravos retirar os mupis do partido.Eleições só se for para o comité!!

    ResponderEliminar
  5. Quem não tem unhas, que não se ponha a tocar guitarra. Que merda de comentários sem nexo nem argumentos.
    Os jovens vêem a estes blogs, e depois o ensino é que está mal.

    Lêam o post e comentem-no. Se não perceberem deixem-se estar calados.

    ResponderEliminar
  6. Não gostas não comes!!Vai lember o cú ao teu dono!!

    ResponderEliminar
  7. É miserável o que aqui é permitido. É isto que este blog pretende oferecer? em nome de que liberdade se presta este contributo estupidificante para o fomento da ignorância?

    ResponderEliminar
  8. Ignorante és tu e os teus amigos,Lacaios do Ditador!!!

    ResponderEliminar
  9. É a isto o que se resume do grande volume de criticas neste blogue, principalmente dos anti-sinogas e anti-comunistas. linguagem de baixo nível e total ausência de ideias. Que seria do nosso futuro se estas pessoas alguma vez chegassem a influenciar o voto do povo. Felizmente, e compreensivelmente, ninguém ninguém lhes dá crédito.

    ResponderEliminar
  10. Engoliram uma cassete com pilhas duracel e agora o baixo nível dura, dura, dura....

    ResponderEliminar
  11. Puros? Só os charutos Cubanos!!Nem o vinho de Cabeção,que o Zé tanto aprecia!!

    ResponderEliminar
  12. "É a isto o que se resume do grande volume de criticas neste blogue, principalmente dos anti-sinogas e anti-comunistas. linguagem de baixo nível e total ausência de ideias. Que seria do nosso futuro se estas pessoas alguma vez chegassem a influenciar o voto do povo. Felizmente, e compreensivelmente, ninguém ninguém lhes dá crédito."
    Pois, de acordo, embora também o povo não devesse dar crédito a quem deu, mas isso é normal, quando se governa com o medo e se incute ideias preconcebidas acerca de pessoas e partidos em que nada corresponde à verdade...Esperemos que mostrem às pessoas que tiveram razão em depositar a confiança em vocês porque a oposição vai estar atenta, ao contrário do que se tem passado....

    ResponderEliminar
  13. Por favor conterrâneos, mais calma...

    Quanto ao artigo, direita e esquerda nórdica pouco têm a ver com as nossas direitas ou esquerdas...
    Falamos de países que erradicaram, ou tentaram erradicar a igreja católica, já vai para 400 anos.
    Tudo muda a partir daí.

    Um modelo baseado num socialismo esclarecido, comunista ou não, têm todas as potêncialidades de ser funcional, pelo menos no sul de Portugal.
    Basta que se baseie nas reais necessidades da comunidade, e que abrange várias visões do mundo.

    ResponderEliminar
  14. Em terra de cegos, quem tem olho é rei.

    ResponderEliminar
  15. Resposta ao anónimo das 19-10-2009 9:16: repare que eu não critico quem critica mas sim como critica. Estou perfeitamente de acordo quando diz que a oposição vai estar atenta pois é essa a sua obrigação. Se tivesse estado atenta nos últimos 4 anos com certeza teria tido uma prestação muito maior nas últimas eleições. Contrariamente ao que afirma em relação às escolhas do povo não creio que mais de 60% da população tenha votado por medo. Só se se está a referir ao medo da incompetência das outras alternativas. Todos gostaríamos de mudar, mas para melhor.

    ResponderEliminar
  16. como é que podes afirmar que qualquer outra das alternativas seria pior? já pensas-te que todas as pessoas têm vida própria e que se dedicaram o tempo que lhes foi permitido em campanha, ao contrário da CDU que tem carta branca...se calhar a oposição para existir não tem de ser através de jornais, assembleias, etc, há quem faça oposição durante estes anos todos através de conversas informais com os amigos, vizinhos, colegas de trabalho, porque a vida também é feita de outras coisas, por exemplo os empregos, nós oposição não fazemos vida da política nem queremos, queremos sim, tentar abrir outros horizontes, mas terão de ser as pessoas a ver o que querem e parece que dos que foram votar a maioria está contente com o estado das coisas. Não se esqueça é que mais de 1000 eleitores não votaram e outros tantos estão descontentes com o que não tem sido feito pela população do concelho e de uma vez por todas parem de se achar melhores que os outros porque não o são!

    ResponderEliminar
  17. "nós oposição não fazemos vida da política nem queremos"

    Uma oposição que não quer fazer vida política...? Muito estranho. Então como fazem?

    ResponderEliminar

Participe com a sua opinião.
Não se esqueça de respeitar os outros e as suas opiniões.
Os comentários que utilizem linguagem desapropriada e ofensiva são eliminados.
Os comentarios serão moderados