quarta-feira, 21 de outubro de 2009

As Contas da Camara Municipal



Segundo a ultima informação disponivel de 31/12/2007, a CM acomulava um passivo de mais de 10 milhões de euros, fechando o ano de 2007 com um resultado liquido negativo de quase 900.000 euro, já este ano a CM de Mora viu aprovado um emprestimo de 1,5 milhões de euros, ao abrigo do regime de excepção sobre a capacidade de endividamento previsto na LFL. Não existindo qualquer informação relativa ao ano de 2008, será previsivel o estado das finanças locais. Acrescentado a tudo isto o "problema da crise", os baixos recursos das empresas implantadas no Municipio, os projectos e obras em carteira, e com uma percentagem alta de desemprego no Concelho, a CM não tem gerado verbas para pagar todos os seus compromissos, conforme está explicito na demostração de resultados. O futuro é tudo menos brilhante, a proxima equipa que vai estar nos destinos da edilidade Morense, terá concerteza um esforço extra para sarar algumas feridas, acredita o autor que sendo "malta nova" tudo irão fazer para servir o povo do Concelho de Mora, tornado o nosso Concelho mais agradavel para Todos.

Fonte: Direcção Geral das Autarquias Locais
http://www.dgaa.pt/default.asp?s=12140


42 comentários:

  1. Porque será que agora os defensores da CDU não vêm aqui escrever nada? Hum..da que pensar não é? Sejam honestos como dizem no slogan utilizado na campanha eleitoral e mostrem aos municipes as contas da CMM, quem não deve não teme.

    ResponderEliminar
  2. Pois podera ja viram bem isto?e agua canalizada po me monte?nada?
    Monte Novo na pertence a Mora,SE calhar pertence a Montragil e na sei...onde and o dinheiro?Essa cambada de comunas,e ca nunca votei neles.na me convidam po petisco da caça...

    ResponderEliminar
  3. Astronauta21/10/09, 13:56

    Èpá este buraco ainda é maior que o da camada de ozono, cá está depois passam os raios infra-vermelhos e matam as pessoas, gestão BESTAial, como sempre apregoaram, estou a ver, estou a ver, e depois ainda vêm aqui uns artistas armados aos cágados chamarem mentirosos aos outros, mais valia terem vergonha na cara, estas contas são resultado de uma gestão ruinosa, imbecil e mesmo anedódita de quem tem andado a brincar ás câmaras com o dinheiro dos contribuintes, mas podem continuar, o povo gosta e o dinheiro também não é vosso portanto que se lixe a taça ....viva Mora e os papa-almoços

    ResponderEliminar
  4. se calhar nem os da camara sabiam deste buraco, o problema é do governo, que não mandou mais dinheiro, e dos contribuintes que não descontaram mais, porra, estão sempre contra o Sr Sinogas, já chega....

    ResponderEliminar
  5. Elllaaaa onde ta o orcamento do cimboio?na comprrendo o buraco,tantos cantoneros ca na cambra,e o vassouras tb ardeu na entra no orcamento?Houve quem liga-se pos bomberos...Comunicado:Fogo controlado tao a queimar folhas,epa aquilo mandou cada estouro.Tenho comprar folhas daquelas pa exptantar os pardais da azeitoneira...
    Folha bomba...

    ResponderEliminar
  6. Caro Inspector, você sabe mesmo como espalhar confusão.
    O primeiro a fazer, é explicar aos comentadeiros que as conclusões são suas, e não da DGAL.
    Depois deve explicar o que são passivos, e porque é que um resultado negativo de 900 mil euros é um buraco. Aliás, você deveria explicar como é que uma Câmara ou outra empresa qualquer, investe mais do que as suas receitas, não contrai dividas. Ou não deveria investir?
    Você é um manipulador bastante rasca. Mas claro que neste universo, até um manipulador rasca dá nas vistas.

    ResponderEliminar
  7. este deve ser da cambra,for com os omunas

    ResponderEliminar
  8. Viva a Reforma Agrária,VIva,Viva...cando eu era mas moço,mas gaiato,ovia dizeri pa berrarmos pa cdu,eu ca até pinsava quéra um clubi dispórtivo,pinsava quéra o Clubi Disportivo dos Ursos mas nunca tive a certeza pois aqueles k berravam po "cdu"andavam era nos trabalhos do campo servindo de escravos pa queles k hoji andem de algiberas cheias e os "escravos" nada teem,apenas lhes servem os bem ditos almoços...açorda á "sombra negra",serve as sopas molhadas mas o conduto nem sombra,por isso nunca berrei plos comunas,antes preferia andar na mha mutrizada de boina ao vento.....já agora tenho um amanho na mutrizada devido á buraquera k tenho lá no maquidame dos Foros de Mora,aonde me empino e apresento o papeli da despesa la na cambra?????Ou será k os Foros pertencem a Arraiolos?????(Foros de Arraiolos)????Epá mas uma morada pa mudari.............

    ResponderEliminar
  9. o CFC não consegue comentar as publicações, a unica coisa que faz é comentar a forma como os respectivos autores as publicam, chegando mesmo a ser ofensiva a forma como o faz, não é preciso ser economista para ver o buraco, basta saber somar e subtrair:
    1º de resultados positivos de 2006 passaram em 2007 a resultados negativos.
    2º O Balanço de uma empresa, é uma fotografia da situação patrimonial da empresa num determinado momento no tempo
    3ºO passivo de uma empresa corresponde ao agregado de todas as obrigações que essa empresa possui para com terceiros. Ou seja, é o que a empresa deve a outras entidades.
    O passivo é também chamado de capital alheio, pois constitui capital de terceiros que financia a actividade da empresa (a actividade da empresa, o seu activo, é financiado por capitais próprios + capitais alheios).
    Por ultimo a opinião do autor sobre investimentos, é que qualquer pessoa saberá distinguir entre investimentos e despesas, pois o que se tem visto ultimamente no nosso Concelho tem sido uma vaga despesista sem qualquer investimento, quanto á confusão, só o "caro" CFC se refer a ela, porque a fonte é fidedigna e o algodão não engana, pelo que já reparei o "caro" CFC já foi convidado pelo Gato Morense a publicar a sua versão das coisas, mas o "caro CFC declinou esse, convite, assim criticar por criticar só porque se falou num assunto que o "caro" CFC não gostou, acho que não está correcto, mas aqui ainda se pode falar nas coisas que o poder não gosta, fiquem bem se faz favor, e até ao meu regresso..

    ResponderEliminar
  10. Sou um opinador livre, que opina segundo o que pensa, e não de acordo com o pensamento dos outros.
    Nunca precisei de ofender ninguém para dizer o que penso.Se é ofensa dizer que o Sr. é um manipulador rasca, peço desculpa, e altero a minha opinião: O Sr. é um manipulador competente.
    Mas é manipulador. Falar de passivo sem o associar ao aumento de património, sem o associar ao aumento da capacidade de servir os munícipes, sem o associar ao aumento de equipamento social, desportivo, lúdico e cultural, não é mais que manipular factos com segundas intenções.

    Já agora,eu dirijo-me a si como Caro e não como "caro". Não entendo onde quer chegar, mas devolvo-lhe o tratamento,"caro" IM.

    ResponderEliminar
  11. durante os próximos 4 anos vamos ver o andar da carruagem,iremos ver até onde vai a qualidade de vida deste concelho,para os que estão do lado certo tudo corre sobre rodas,quanto ás vozes que apelam á verdade ,vão levar nas orelhas,é o costume.uma coisa é certa,de qualidade esta terra só tem os autocolantes.

    ResponderEliminar
  12. A pior qualidade que se encontra neste concelho é, sem sombra de dúvida, a dos oposicionistas ao poder instalado. Se aquele é tão mau como nos querem fazer querer, porque raio ainda não os substituíram? Afinal, a vossa qualidade deixa muito a desejar.

    ResponderEliminar
  13. é impressão minha ou o sr ???? cfc é um bocado parvo ???
    amigo, ponha mais tabaco nessa merda !!!

    ResponderEliminar
  14. Deixem o mê milho,maria vai buscar a espungarda,andem aqui uns maganos a quererem fumar disto que faz rire

    ResponderEliminar
  15. Talvez seja bom mencionar o facto de em 2007 a câmara ter suportado a despesa com o fluviário, que o governo do PSD se tinha comprometido e o do PS se recusou a cumprir.

    Todos os dados são importantes.

    Não precisei de chamar parvo a ninguém para deixar aqui a minha modesta opinião.

    ResponderEliminar
  16. PRo comuna do benfica21/10/09, 23:27

    E na percebo estes comunas,tem o blog mora,o proprio blog com poemas da terra feitos pelo proprio,mais parece o jornal que leio qd vou evacuar,Meta-se na sua vidinha,veja o q o preocupa em casa, que de certo que ja sao problemas que nao sao resolvidos daqui a 100 anos...

    ResponderEliminar
  17. Tem razão o comentarista das 23:18. Isso vê-se perfeitamente na qualidade da maioria dos comentários aqui deixados.

    ResponderEliminar
  18. mas o fluviário até era a salvação do navio ... afinal ... foi mais lastro pro navio afundar ... decidam-se lá .....

    ResponderEliminar
  19. maria trás lá o mata moscas,maganas na me larguem e esta é das grandes...

    ResponderEliminar
  20. psssssssssssssstttttttttttt
    já puz DUM-DUM !!!!!!

    ResponderEliminar
  21. Aposto com vocemeces que o blog do anibal tá ás moscas...

    ResponderEliminar
  22. HAHAHAHAHAHAHAHA axim matam o home

    ResponderEliminar
  23. ó compadre astraunauta acertámos na mosca como se diz...

    ResponderEliminar
  24. Penso que é consensual, pelo menos aceite pela nomenclatura local dos vários partidos, que o fluviário foi um investimento importante para o concelho e ao qual é preciso dar continuidade.

    ResponderEliminar
  25. gostei mais do comboio ... são gostos ...

    ResponderEliminar
  26. Na falta de argumentos para apresentar, alguns comentaristas recorrem à ofensa ou, em alternativa, ao disparate para criarem a confusão. Aliás, creio ser apenas um. Isto só tira qualidade e utilidade ao blogue. É pena.

    ResponderEliminar
  27. La tão voces ca conversa do quimboio,falem do vassouras que ardeu pa...quanto custari?

    ResponderEliminar
  28. Defendam a porca da gamela, mas argumentem com algum tacto, os últimos anos a gestão da câmara tem sido uma desgraça, mas estão criadas condições para arrepiar caminho e envolver toda a gente que habita no concelho, a trabalhar em prol do mesmo.
    Faço votos para que a cobardia como estratégia política seja abolida.
    Apostemos na democracia.

    ResponderEliminar
  29. Mas é verdade ou não que o passivo eram 10 milhões em 2007, é que estamos quase no final de 2009 e já passaram quase 2 anos, talves agora já sejam 20 milhões ou mais, mesmo que o dignissimo povo quizesse saber não tinha como, porque está tudo guardado no comité, e o que me interessa a mim fluviarios, rotundas, avenidas, pavilhões de exposições, comboios, vassoras, tendas, se na minha casa estamos dois desempregados, se ao menos esse passivo tivesse servido para arranjar empregos para aqueles que não são comunistas, talvés então eu estivesse feliz e contente com as pessoas que prisidem a camara do meu conSelho, assim tenho de estar critico.

    ResponderEliminar
  30. pronto voume détar que amanhem de manhem tenho que tratar dos outros porcos mt cedo

    ResponderEliminar
  31. Astronauta22/10/09, 00:08

    é que a brincar a brincar vamos falando de coisas sérias e tocando nas feridas só não vê quem não quer ver . a cmm está endividada até á ponta dos cabelos, e não venham com a desculpa da crise, pois em plena crise os esbanjaméntos de dinheiro que é de todos nós e que nos é retirado todos os meses, mês após mês deveria ser alvo de um tratamento mais sério e competetente e não em devaneis proprios de gente louca e egocentrica que não revela um minimo de respeito pelos contribuintes ou pelos morenses, tenho fé que esta equipa que já aqui foi apelidada de malta nova tenha isto mais presente que a anterior "geração" de autarcas, preocupa-me o futuro da nosssa terra, dos morenses e dos poucos que ainda por cá resistem, gostava de ver cá gente toda a semana e não só nas férias e fins de semana, é verdade que isto é uma realidade de todo o interior mas eu ficaria radiante se esse mesmo dinheiro fosse utilizado racionalmente para tentar evitar tais acontecimentos, mas isso infelizmente nem sequer tem sido tentado !!! gosta mais assim amigo ??? é que eu sou de cá, nascido e criado cá não vim detraz de nenhum cabeço nem caí aqui de pára-quedas ... sou MORENSE PURO NÃO SOU MADE IN CHINA NEM MONTARGIL NEM ÉVORA SOU MESMO DE CÁ POR ISSO TENHO O DIREITO DE RECLAMAR CONTRA AQUELES QUE CONTRIBUEM PARA MATAR A MINHA TERRA ENTENDE "AMIGO" ????

    ResponderEliminar
  32. O que prá qui vai... ta-me a palpitar que ainda vai haver uma volta aos IPs...

    ResponderEliminar
  33. Voce so defende a camara pq nao tem habilidade pa fazer isso trabalhar na merda...na etar...porque se na fosse a camara trabalhava onde?esteja calado,va se deitar,ate a che morense fecharam...

    ResponderEliminar
  34. tá ai tudo cheio de hackers,que é a pass do teu mail esqueces-te tu quanto mais ips...ta caladinho pa

    ResponderEliminar
  35. Astronauta22/10/09, 00:22

    pronto piu .. factos peço que contraponham com seriedade. onde estão a pôrra das contas ? ou ja se acabou o piar ?? o que aqui é dito e que acusaram de ser manipulador rasca é ou não é manipulador rasca ?? é mentiroso ou não ?? é que se não for ele o mentiroso ou manipulador rasca ... ops ... cagaste o pezinho todo não foi ??

    ResponderEliminar
  36. MUJHAEDINE SHEF22/10/09, 00:50

    e o amigo aí da ameaça dos ips não se arme aos cucus senão aí o primo do magalhães vai com os porcos que é uma graça não brinques com o fogo que ainda te queimas com essa merda ...

    ResponderEliminar
  37. mujhaedine major22/10/09, 00:59

    MEto-lhe uma bomba no mail...reuniao do partido e ele nem calça lá o cagueiro...na entendo porque...o samlahama mujhaedine

    ResponderEliminar
  38. O Fluviario é que vai tapando o buraco..........

    ResponderEliminar
  39. NOTICIA DE ULTIMA HORA

    O PRESIDENTE DA CMM JÁ ENCOMENDOU 356 CAMIÕES DE BETÃO PA TAPAR A MERDA DO BURACO POR ISSO CALEM-SE E NÃO DIGAM MAL DO Clube Dos Ursos

    ResponderEliminar
  40. Pensei que o tema, bastante interessante, pudesse ser debatido aqui com alguma seriedade e transparência para que podesse-mos julgar aqui os presumíveis culpados e ficarmos todos mais esclarecidos, mas afinal não conseguem passar da conversa de sarjeta. É uma pena.

    ResponderEliminar
  41. este gato apresenta alguns assuntos do interesse geral,mas não devia permitir linguagem ofensiva e vulgar,isto não é a tasca,nem consultório de frustrações,haja mais respeito entre todos.

    ResponderEliminar
  42. parem de atacar o administrador, cambada de ignorantes! Onde é que estão as respostas com provas? tal como aqui referiram antes aqueles que diziam que andavam a acusar a Câmara sem provas...Agora estão com o rabinho apertado bem dizem nada, são uns tristes, as pessoas ainda irão abrir os olhos, não sei é se não será demasiado tarde, pois pela forma que andam a esturrar o nosso dinheiro já não deve faltar muito para rebentarem com a saúde financeira da nossa terra. Para terminar, se algum de vós, pseudo comunistas quiser responder, que o faça com factos e se limite à questão aqui colocada no post, mas dúvido, pois vão ficar sossegadinhos no vosso canto até o assunto esmorecer...

    ResponderEliminar

Participe com a sua opinião.
Não se esqueça de respeitar os outros e as suas opiniões.
Os comentários que utilizem linguagem desapropriada e ofensiva são eliminados.
Os comentarios serão moderados