terça-feira, 27 de outubro de 2009

Fascismo Vs Comunismo

Os Ditadores modernos geralmente vieram ao poder em tempos de crise. Muitas vezes eles tomaram o poder através de um golpe de estado, mas em outras, notavelmente Benito Mussolini na Itália e Adolf Hitler na Alemanha, ascenderam ao cargo através de meios legais e, uma vez no poder, gradualmente dissolveram as suas restrições constitucionais. A concentração de poder do Partido Comunista da União Soviética em Joseph Estaline desenvolveu-se numa ditadura pessoal, mas após a sua morte emergiu um sistema de ditadura colectiva. Diversas nações latino-americanas e africanas passaram por diversas ditaduras, muitas sob o comando de uma junta militar.Na sua acepção moderna, o termo ditador é geralmente usado para descrever um líder que possui um extraordinário poder pessoal, especialmente o poder de fazer leis sem as restrições efectivas de uma assembleia legislativa. É comparável (embora não seja sinonimo) do conceito antigo de tirano, embora inicialmente, tirano, como ditador, não fosse um termo negativo. Uma grande variedade de pessoas tem sido descritas como ditadores, de ministros de governos legalmente estabelecidos, como António de Oliveira Salazar , Adolf Hitler, Benito Mussolini e Engelbert Dollfuss, homens-fortes não oficiais como Manuel Noriega, estratocratas como Francisco Franco e Augusto Pinochet a ditadores comunistas como Fidel Castro de Cuba, Kim Jong-il da Coréia do Norte e Estaline, da ex-URSS.O termo também tem sido associado a brutalidade e opressão, já que é comum ditadores perseguirem seus oponentes ou dissidentes da ditadura. Outro traço comum é a megalomania, já que muitos ditadores instituem um “culta à personalidade”, se auto concedendo títulos e honras cada vez maiores.A associação entre ditadores e exército também é comum, com ditadores inclusive vestindo fardas. Em alguns casos isto é natural, uma vez que os ditadores efectivamente foram militares. Em outros, é apenas fachada. Os Ditadores chegam ao poder Político pelos Golpes Militares, a que são muito associados.Fonte: Wikipedia

Serve este texto de introdução a esta questão das diferentes ditaduras que existiram ao longo do século XX, e que subsistem em alguns países como Cuba e Coreia do Norte, ou que emergem, como na Venezuela. A todas elas é comum a brutalidade, a opressão, o desrespeito pelos direitos humanos, a censura e isolamento perante outros regimes. Mas afinal, com bases ideológicas tão distintas, será que há grandes diferenças entre as ditaduras fascistas e comunistas? Não será Estaline parecido com Hitler? Salazar não terá umas semelhanças com Honecker? Eu, que não sou expert em história e política tenho certas dificuldades em compreender qual a grande diferença. E porque razão um sanguinário como Estaline é quase esquecido quando comparado com Hitler. Actualmente vejo ser condenado o fascismo pelo que significou no passado, através de alguns ditadores. Nunca vi acontecer o mesmo com o comunismo, que igualmente tinha ditadores criminosos, como Estaline, Ceausescu, Mao, Kim Jong-il, Kim Il-Sung, etc... Resumindo, qual é a diferença, e porque razão é o comunismo tolerado e aceite, quando tem os mesmos podres do fascismo?

9 comentários:

  1. Aqui está uma explicação para o que acontece em Mora, existem pessoas que tentam ser comunistas , que de tando querer passam a Facistas, a ditatura que reina em Mora só se explica assim.
    DITADORES, porque chama-los de comunistas era ofender os que realmente são comunistas.
    Abaixo as Ditaduras.
    MLM

    ResponderEliminar
  2. Existem milhares de blogs anti-comunistas nas mais variadas línguas. Este é apenas mais um e não traz nada de novo. Os autores deste blog não descobriram a pólvora como parece que nos querem fazer crer. A verdadeira ideologia comunista está cima de todos os ditadores que a deturparam ou que a tentam deturpar. Os valores comunistas assentam no respeito pelo próximo e na defesa de valores que protegem os mais fracos. Os verdadeiros comunistas sabem reconhecer e defender a justiça social e por mais voltas que queiram dar e conexões que queiram fazer eles sabem que estão do lado certo. Na antiga URSS cometeram-se barbaridades que não são aceitáveis. Criticavam-se e combatiam-se porque se apelidavam de comunistas. Muito bem! Só que hoje continuam a cometer-se e, só porque já não se apelidam de comunistas, ninguém critica. Hoje, na Russia, meia duzia de pessoas apoderaram-se de, praticamente, toda a riqueza, deixando milhares na pobreza não hesitando em abater quem se opõe. O capitalismo, disfarçado de Social-Democracia ou mesmo de Socialismo, não hesita em abandonar grandes percentagens da população à fome e miséria se isso for necessário para o seu enriquecimento pessoal. Também não hesita em invadir países, muitas vezes em nome dos direitos humanos, que eles próprios não respeitam, e matarem milhares de inocentes, para tirarem partido das contrapartidas financeiras que isso lhes proporciona. Por isso, por mais revanchismo que demonstrem, havemos sempre de gritar bem alto: VIVA O IDEAL COMUNISTA

    ResponderEliminar
  3. As ditaduras da América Latina (apoiadas pelos EUA) que tanto combatiam o comunismo torturaram, calaram e mataram milhares de pessoas ( a maioria estudantes), disto as democracias encapuçadas não falam pois foi feito com a "benção" dos EUA e para seu beneficio.

    ResponderEliminar
  4. Fascismo: É a exploração do homem pelo homem.
    Comunismo: É precisamente o inverso.

    ResponderEliminar
  5. GOVERNO DE SÓCRATES -


    ANTES DA POSSE



    O nosso partido cumpre o que promete.
    Só os tolos podem crer que
    não lutaremos contra a corrupção.
    Porque, se há algo certo para nós, é que
    a honestidade e a transparência são fundamentais.
    para alcançar os nossos ideais
    Mostraremos que é uma grande estupidez crer que
    as máfias continuarão no governo, como sempre.
    Asseguramos sem dúvida que
    a justiça social será o alvo da nossa acção.
    Apesar disso, há idiotas que imaginam que
    se possa governar com as manchas da velha política.
    Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que
    se termine com os marajás e as negociatas.
    Não permitiremos de nenhum modo que
    as nossas crianças morram de fome.
    Cumpriremos os nossos propósitos mesmo que
    os recursos económicos do país se esgotem.
    Exerceremos o poder até que
    Compreendam que
    Somos a nova política.


    DEPOIS DA POSSE

    Basta ler o mesmo texto acima, DE BAIXO PARA CIMA

    ResponderEliminar
  6. Copy - Paste

    Assim não vale pah..

    ResponderEliminar
  7. salazar não era corrupto ,nem fez fortuna,nem tinha 3 casas...

    ResponderEliminar
  8. Com que então isto é um blog anti comunista? Mania da perseguição! Aqui em Mora, ou estás do lado deles ou se manifestas algum tipo de pensamento diferente em relação ao suposto ideal comunista (que na teoria até é um ideal bom) são logo apelidados de anticomunistas! Tristes, pois nem sabem o que é o comunismo, mas já agora, visto serem poder há mais de 30 anos porque é que não instituem o comunismo? Não dá jeito...E depois como é que faziam com os lobbies instalados? Os interesses pessoais falam mais alto que o bem estar da população.

    ResponderEliminar
  9. comunistas cheios de euros ,pensava que o comunismo era igualdade de oportunidades e direitos e deveres,estava enganado sr engenheiro.

    ResponderEliminar

Participe com a sua opinião.
Não se esqueça de respeitar os outros e as suas opiniões.
Os comentários que utilizem linguagem desapropriada e ofensiva são eliminados.
Os comentarios serão moderados