domingo, 25 de outubro de 2009

Manifesto do Partido Comunista


excerto do manifesto, para refletir...

(...)
O proletariado servir-se-á da sua supremacia política para arrancar pouco a pouco à burguesia todo o capital, para centralizar todos os instrumentos de produção nas mãos do Estado, quer dizer, do proletariado organizado como classe dominante, e para aumentar com a maior rapidez possível a quantidade das forças produtivas.

Isto, naturalmente, não poderá fazer-se, de início, senão por uma violação despótica de direito de propriedade e das relações burguesas de produção, quer dizer, pela adopção de medidas que do ponto de vista económico, parecem insuficientes e insustentáveis, mas que, no decurso do movimento ultrapassar-se-ão a si mesmas e serão indispensáveis como meio de transformar radicalmente todo o modo de produção.

Estas medidas, naturalmente, serão muito diferentes nos diversos países.

No entanto, nos países mais avançados poderão ser postas em prática quase em toda a parte as seguintes medidas:

  • ◦Expropriação da propriedade da terra e afectação da renda da terra às despesas do Estado.

  • ◦Imposto fortemente progressivo.

  • ◦Abolição do direito de herança.

  • ◦Confiscação da propriedade de todos os emigrados e sediciosos.

  • ◦Centralização do crédito nas mãos do Estado, por meio de um Banco nacional, com capital do Estado e monopólio exclusivo.

  • ◦Centralização nas mãos do Estado de todos os meios de transporte.

  • ◦Multiplicação das empresas fabris pertencentes ao Estado e dos instrumentos de produção, arroteamento dos terrenos incultos e melhoramento das terras cultivadas, segundo um plano de conjunto.

  • ◦Trabalho obrigatório para todos; organização de exércitos industriais, particularmente para a agricultura.

  • ◦Combinação da agricultura e da indústria; medidas tendentes a fazer desaparecer gradualmente o antagonismo entre a cidade e o campo.

  • ◦Educação pública e gratuita de todas as crianças; abolição do trabalho das crianças nas fábricas tal como hoje se pratica. Combinação da educação com a produção material, etc.
Uma vez que no curso do desenvolvimento tiverem desaparecido os antagonismos de classes e se tiver concentrado toda a produção nas mãos de indivíduos associados, o poder público perderá o seu carácter político. O poder político, para falar com propriedade, é a violência organizada de uma classe para a opressão de outra. Se, na luta contra a burguesia, o proletariado se converte em classe dominante e, como classe dominante, destrói pela violência as antigas relações de produção, suprime ao mesmo tempo que estas relações de produção as condições para a existência do antagonismo das classes e das classes em geral, e, portanto, a sua própria dominação como classe.

Em substituição da antiga sociedade burguesa, com as suas classes e os seus antagonismos de classes, surgirá uma associação em que o livre desenvolvimento de cada um será a condição do livre desenvolvimento de todos.


(...)


Karl Marx e Friedrich Engels


21 comentários:

  1. Quem so espera subsidios , e nada produz era o que lhe devia acontecer, a terra é de quem a trabalha.......

    ResponderEliminar
  2. Ainda estão no século XIX

    ResponderEliminar
  3. Essas teorias têm mais de 100 anos. Todas as ideologias evoluíram de acordo com os tempos.
    Periodicamente, algumas velhas ideologias voltam a aparecer, como é o caso do fascismo e do neo-nazismo, normalmente disfarçadas de nacionalismo e aproveitando épocas de crise, em que os cidadãos estão mais fragilizados, mas sempre com pouca representatividade.

    ResponderEliminar
  4. Muitos daqueles que defendem os ideais marxistas pregam-no, mas não o seguem. Essa é a verdade!O resto é só um sonho.

    ResponderEliminar
  5. Caro gato isto é só um excerto de um artigo de opinião de Mário Soares na revista Visão
    "Marx saiu do purgatório?
    A crise em que nos encontramos representou o toque de finados do neoliberalismo e parece ter retirado do purgatório Karl Marx"

    Ficamos a saber que Mário Soares ficou adepto de Marx?

    És um alegre manipulador, caro gato usa o todo e não só a parte.

    Durão Barrosso patrocina e apoia, em solo português, o acordo da evasão no Iraque pelos bons. Já todos sabemos o que aconteceu, não sabemos?
    Vai-te catar!

    ResponderEliminar
  6. Exmo caro anonimo (que todos sabemos quem é) deve ser esclarecido o seguinte:
    1º Não foi o Gato Morense que publicou este artigo, mas sim o Inmspector Morense.
    2º Como pode ver no final da publicação está o link de onde saiu este excerto, ou seja do site do Partido Comunista Portugues.
    3ºPara alem do site do PCP, este documento (O Manifesto do Partido Comunista) pode ser consultado nos mais diversos sites de opinião de esquerda.
    4ºTodos sabemos as ligações de Soares á esquerda, e á direita.
    5ºEmbora este Manifesto tenha mais de 100 anos o PCP, seguiu as suas linhas mestras em Portugal durante a governação logo após ao 25 de Abril de 1974, com ocupações, com roubos, com violações, com assedios sexuais, etc.
    6º Quanto á manipulação, é evidente que concordo, porque para escrever tenho de utilizar as mãos, sem manipular o teclado não conseguiria escrever.
    7º Por ultimo, para se catar teria de ter pulgas, como ainda não estivemos juntos, não me posso catar.
    Resumindo, o comunismo está a acabar, mesmo em Portugal, essa é a realidade.
    Boa noite, adeus e até ao meu regresso.

    ResponderEliminar
  7. Algo me diz que na verdade você não sabe quem é. Cuidado com as insinuações. Depois não há cão nem gato que não ache que sabe tudo. Vai ver as reacções à sua "sabedura".
    Acho que tem que haver algum rigor nisto tudo, não?!!

    ResponderEliminar
  8. Afinal o "Inspector" é o tal anti-comunista-primário. Que parece ser a única e mesma pessoa que o Gato. Começo a desconfiar dos objectivos deste blogue.

    ResponderEliminar
  9. Não se entende a sua preocupação, tambem não vejo nenhuma insinuação, depois o Inspector Morense e os restantes Autores acham bem vindas opiniões sobre os artigos publicados, e não como a forma como são publicados, chamar manipulador a quem publica um excerto de um documento que é publico, ai sim parecer levantar isinuações, assim meu caro anonimo, se não está bem tem bom remedio, "shut down", ou format C:.
    Não vou replicar qualquer outro comentario, e sempre que achar que merece comentarios a minha resposta é; "Sem Comentarios"

    ResponderEliminar
  10. A minha questão é outra: Aqui todos somos anónimos, mas sempre que algo não vos agrada, apontam sempre em determinada direcção. Porquê? afinal qual é a vossa pretensão?.
    Como diz o Otávio Machado, vocês sabem do que estou a falar.

    ResponderEliminar
  11. Não era para responder mas a altura justifica;
    Antes de mais devo dizer que não me sinto nada incomodado quando alguns controleiros do PCP usam a caixa de comentários para me chamarem anti-comunista primário, se ser anti-comunista primário é ser contra ditaduras como a da monarquia da Coreia do Norte tenho muito gosto em sê-lo.

    Vem isto a propósito de ter publicado um excerto do Manifesto do Partido Comunista, que está online no site do PCP. A verdade é que para o PCP todos os estão contra as ideias e vontades deles são anti-comunistas-primarios.

    Por exemplo quando se escreve no Avante que as "tropas de Obama iniciaram mais uma ofensiva contra a resistencia militar no Afeganistão" a que resistência se estão a referir? Que eu saiba é a Al-Qaeda e os talibãs. O mesmo não sucedida aquando da ocupação soviética, mas nesse tempo o termo usado não era resistência.

    Enfim, o PCP escreve no Avante coisas que gosta de assumir em público. O que dirá que um dia destes a "resistência afegã" matar alguns soldados portugueses? Claro, a culpa é do Sócrates e da direita.

    De qualquer das formas podem continuar-me a chamar anti-comunista primário, sou-o da mesma forma que sou anti-fascista primário ou anti-nazi primário, sou primário sempre que está em causa combater regimes e políticas que sobrevivem à custa da ditadura, de homicídios e da repressão, por maior que seja a sua justificação "divina".

    ResponderEliminar
  12. Caro inspector, manipular é não perceber de história e dizer disparates. Violações, assédio sexual, não estará Vª Exª nalguma empresa neoliberal, daquelas que exploram as mulheres,que as tentam controlar até nas idas à casa de banho, olhe que temos muitos casos em Portugal, e somos um país democrata. Voltando à história, Guantanamo, diz-lhe alguma coisa, Palestina, Israel, não será o país exemplo de democracia, EUA a dar o apoio às barbaridades cometidas nestes e noutros lugares do mundo, Vietname, o golpe de estado no Chile apoiado pelos EUA, em que mataram Salvador Allende, e se seguiu a ditadura de Pinochet. Querer abafar isto tudo e contar só uma parte, não é manipular os incautos?

    ResponderEliminar
  13. No Anonimato26/10/09, 01:03

    se calhar o inspector referia-se á Cooperativa a Luta é de Todos quando falava nos assedios e violações.
    sei lá, estou só a insinuar...

    ResponderEliminar
  14. a Democracia não deve tolerar comportamentos e ideologias autoritárias e totalitárias, não apenas de Direita – como é o caso do Fascismo, esta expressamente prevista no texto constitucional – como igualmente de Esquerda – como vem a ser o caso do Comunismo

    tava no jornali...

    ResponderEliminar
  15. epá digam lá mal do PS, PSD, BE, etc., que ja tou a ficar farto de ler sempre a mesma coisa, é só PCP;PCP;PCP;PCP;PCP;PCP; e quando nao é PCP, é só CDU;CDU;CDU;CDU;CDU;CDU, isto já tá a ficar um pouco repetitivo.... Nao acham???????????

    ResponderEliminar
  16. epá não gostas? muda-te

    ResponderEliminar
  17. Já reparam que nunca se diz aqui mal do PSD? Porque será?

    ResponderEliminar
  18. Isto foi escrito em 1872. Apenas em termos históricos pode ter interesse.
    Todas as filosofias evoluíram, e o mundo hoje vive praticamente em comunidade global. Todos dependem de todos.
    Também já ninguém acredita que os comunistas comem criancinhas, e acho-os bons fiscais da democracia.

    ResponderEliminar
  19. Nááá!!! Há por aí uns "iluminados" que ainda acreditam.

    ResponderEliminar
  20. Aqui so se fala de coisas com interesse ou ainda nao reparou que ninguem se interessa pela sua idealogia de partido.va a sua vidinha!!!!
    Birrinhas mt menos....heheheh

    opá assim ja nao falo mais com voçes

    ResponderEliminar
  21. essas istórias da comprativa é tudo mintira ninguém fez nada de mal lá na mexam na merda senão começa a détar xêro

    ResponderEliminar

Participe com a sua opinião.
Não se esqueça de respeitar os outros e as suas opiniões.
Os comentários que utilizem linguagem desapropriada e ofensiva são eliminados.
Os comentarios serão moderados