sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O Dia das Bruxas


É já amanhã que é assinalado mais um HALLOWEEN, designação na lingua inglesa para o dia das bruxas, que corresponde à vespera do Dia de Todos-os-Santos, que se celebra no primeiro dia de Novembro.


Trata-se de um evento tradicional e cultural, comum sobretudo nos paises anglo-saxónicos, entres os quais os Estados Unidos da America ,Canada, Irlanda e Reuno Unido, cuja a origem remonta a celebrações pagãs dos antigos povos celtas. A origem pagã deriva da celebração celta chamada samhain, que marcava o fim do verao e tinha o objectivo de servir de culto aos mortos.


As pessoas acreditam que no HALLOWEEN as almas dos mortos voltavam aos lugares onde tinham vivido, por isso, mascaravam-se, dançavam e cantavam para espantar os espiritos. Nos dias de hoje, o HALLOWEEN pouco tem haver com as suas origens, tendo-se tornado numa data de divertimento, em que se organizam festas, para as quais as pessoas se mascaram de bruxas, fantasmas e monstros.


Em Portugal, a noite das bruxas nao é celebrada com a intensidade dos paises anglo-saxónicos, mas tambem é comum serem organizadas algumas festas onde os convidados devem aparecer mascarados. a tradição portuguesa, ligada à Igreija Catolica, remete sobretudo, um dia sagrado em que se presta culto aos santos.


Tornou-se numa crença comum dizer que os fieis que falham a consagração de alguma alma santa ao longo do ano, têm neste dia a opurtunidade de se redimirem. Uma das tradições mais comum em Portugal é o pao-por-Deus, em que as crianças saem a rua em pequenos grupos para pedirem o pão-por-Deus de porta em porta recitando versos, enquanto recebem como oferenda broas, romãs e frutos secos.

4 comentários:

  1. É pena que o nossa sociedade tenha deixado perder as tradições locais e adoptar, com tanta pompa e circunstância, as tradições doutros povos. Isto sim, é falta de patriotismo!

    ResponderEliminar
  2. Pois, já agora diz la que tipo de tradições é que estás a falar para ver se te entendemos bem.
    Cada vez mais assistimos a um mundo em evolução, em que nações e povos se aglutinam e em que culturas diferentes se assimilam ou pelo menos em parte certas tradições, faz parte do que habitualmente se denomina de aldeia global. Devemos manter as nossas tradições, assim como também devemos ter a nossa mente aberta para novas culturas e para as maneiras sui generis que determinados países utilizam para festejar certas ocasiões, mas sem nunca perder a nossa identidade como nação.

    ResponderEliminar
  3. Totalmente de acordo com o 1º anónimo.
    O halloween, por exemplo, não tem nada a ver com a nossa tradição. O próprio Carnaval à maneira do Brasil, não diz nada à nossa cultura popular.
    Uma cultura popular tão rica como a nossa, não precisa de importar nada.
    É pena que um Povo que deu "Novos mudos ao Mundo", tenha perdido a sua identidade, e ache que bom, é o que vem de fora.
    Tradição nossa,nomeadamente do Alentejo, é o Entrudo, com os ensaiados, as caqueiradas, o enterro do bacalhau, por exemplo.
    Bem sei que se trata de épocas do ano diferentes, mas para alem do "Pão por Deus", referido no post, a nossa tradição no culto dos mortos, foi sempre menos festiva, e mais virada para o recolhimento.
    Concordo com o segundo anónimo quando refere a importância de uma mente aberta, como forma de absorver outras culturas. No entanto penso que é importante não permitir a colonização dos nossos costumes.
    As raízes são importantíssimas. Quem não sabe de onde vem, nunca poderá saber para onde vai.

    ResponderEliminar
  4. concordo com os dois comentários ,os meus parabéns aos dois,é muito positivo para este blog o bom senso,sempre que tal é possível,obrigado.

    ResponderEliminar

Participe com a sua opinião.
Não se esqueça de respeitar os outros e as suas opiniões.
Os comentários que utilizem linguagem desapropriada e ofensiva são eliminados.
Os comentarios serão moderados