quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O Polemico Samaramago


Saramago fala a jornalistas debaixo de fortes críticas de líderes religiosos

Num clima de grande controvérsia e forte contestação às suas críticas à bíblia e às religiões que a seguem, o prémio Nobel da Literatura José Saramago dá, esta quarta-feira, uma conferência de imprensa em Lisboa para falar do seu novo livro, que originou a polémica.
José Saramago apresentou domingo em Penafiel o seu novo livro, "Caim", onde conta em tom irónico e jocoso a história do filho primogénito de Adão e Eva.

Quase duas décadas após o escândalo provocado pelo "O Evangelho segundo Jesus Cristo" (1991) - que levou o governo do então primeiro-ministro Cavaco Silva a impedir que concorresse a um prémio literário europeu - Saramago afirmou que «a Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana».

«Na Igreja Católica não vai causar problemas porque os católicos não lêem a Bíblia, só a hierarquia, e eles não estão para se incomodar com isso. Admito que o livro possa incomodar os judeus, mas isso pouco me importa», disse o Nobel português à Lusa.

21 comentários:

  1. Saramago tem a sua opinião e é livre de expressá-la. A igreja só perde em não estar calada. Com tanta polémica só consegue fazer publicidade ao referido livro.

    ResponderEliminar
  2. De facto. Mas a própria Igreja não perde tempo; aproveita a embalagem para promover uma nova Bíblia, a que chama Para Todos.
    Mas quem reage são as bases, pois o Vaticano optou por desvalorizar a situação, e não emitir qualquer opinião.

    ResponderEliminar
  3. Hoje, na entrevista que Saramago deu na RTP 1, mostrou-se disponível para um debate com representantes da igreja. Oxalá esta aceite. Será um debate a não perder.

    ResponderEliminar
  4. Não me parece que haja caso nesta discussão, nada de novo sob o mundo.
    A humanidade nunca precisou da igreja para evoluir, mas teve sempre que a enfrentar, portanto tudo bem.

    ResponderEliminar
  5. @23:56

    Depende do ponto de vista. Tempo houve em que a Igreja era a única instituição com preocupações ao nível do desenvolvimento da escrita, por exemplo. Isso foi importante em termos evolutivos. Em termos humanitários, ainda hoje a Igreja tem muita importância, e em certos lugares nem sequer tem alternativa.

    ResponderEliminar
  6. É pá !!! isto não tem nada a ver com o andar de baixo...

    ResponderEliminar
  7. É preciso não esquecer que o ensino não foi difundido pela igreja, mas por algumas ordens religiosas, mas não me escandaliza admitir que tiveram um contributo pequeno, eu digo pequeno.in

    ResponderEliminar
  8. resta concluir que mais um velho comuna se passou dos carretos de vez, deve ser da emoção das vitórias do partido

    ResponderEliminar
  9. Se, por um lado, durante séculos, a igreja foi o único cofre da sabedoria e da escrita, desempenhando, ainda hoje (pelo menos em trás-os-montes), como o locus externo de um pilar moral que impede as populações mais ignorantes e bárbaras de se devorarem uns aos outros...

    por outro lado, foi a igreja que queimou tudo o que não era igreja em termos de livros, preservando só os filósofos gregos que serviam os seus objectivos de dominação da Europa, cabendo aos islâmicos a preservação e evolução da matemática e outras ciências herdadas dos gregos e romanos.

    Além disso, coube à igreja o maior extermínio de sempre na Europa, só não vencendo os Nazis por falta da tecnologia adequada.
    Bem como lançaram um sem numero de guerras, tudo em nome do amor de Cristo.
    Assim é a História. Assim são os factos.

    ResponderEliminar
  10. Gostaria de corrigir o meu último comentário...
    A igreja venceu, largamente, em centenas de milhões, os nazis.
    Mas teve 16 séculos para o fazer.
    Claro que isto não está na bíblia.
    Mas não faltam documentos que o comprovem.

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  12. Gatarrão, tu sabes quem os outros são porque eles têm coragem de dar a cara e o nome, agora tu não passas de um cobarde miserável que atacas os outros sem dares a cara.

    Só gostava de saber se o GatoMorense pactua com este tipo de comentários em que um parvalhãozito, que não sabe dizer absolutamente nada a não ser ofender cobardemente os outros intervenientes, se proclama dono e senhor deste blogue. O Miguel expressou a sua opinião sem ofender ninguém. Não será esse o espírito de debate que deve prevalecer. Ou este blogue foi criado para, ao contrário do que me pareceu, permitir a este tipo de pessoas defecarem através da escrita a porcaria que têm no cérebro.

    ResponderEliminar
  13. Foi a primeira vez que o administrador deste blog elimina um comentario, não por não concordar com o exposto, mas pela linguagem utilizada, já por varias vezes o administrador avisou sobre a maneira de comentar e replicar as opiniões dos outros, espera o administrador que se corrija de uma vez por todas a maneira de contradizer e contrapor opiniões, o administrador esclarece ainda que a responsabilidade dos seus proprios comentarios está registada no perfil do bloger.

    ResponderEliminar
  14. já agora podias usar o mm critério para todos ó Gato

    ResponderEliminar
  15. Se o Gatarrão reparar o criterio está nesta publicação

    http://ogatomorense.blogspot.com/2009/10/assim-nao.html

    do dia 18, os ataques pessoais pode perfeitamente faze-los por SMS, ou outro tipo de suporte restritamente pessoal, de resto está tudo explicado na publicação do dia 18
    Assunto encerrado.

    ResponderEliminar
  16. tal como tu parvalhãozão que também não tens coragem de dizer quem és logo és tão cobarde como eu e miserável és tu . se o teu querido miguel fala dos mortos pela igreja porque não refere os mostos pelo teu querido comunismo, basta recordar josé estaline, mau tse tung, castro, e outros camaradas sul americanos ou norte coreanos . mas uns mataram os outros foi tudo mentiras que inventaram e tal como eu também ofendes os outros se eu defeco as minhas ideias é porque ainda tenho ideias, ao contrario de alguns que nem ideias podem defecar porque não as têm, porque têm o intestino grosso ligado ao cérebro em circuito fexado ... PUF

    ResponderEliminar
  17. Gato, se não pões a pata nisto só se aproveitam os teus post´s porque os comentários já cheiram muitíssimo mal. Penso que há aqui gente que tem como única intenção descredibilizar o blogue e, por isso mesmo e intencionalmente, só aqui vêm para "avacalhar".

    ResponderEliminar
  18. Eu penso que a gente de que tu falas é sempre a mesma pessoa.

    ResponderEliminar
  19. Ser militante do PCP é diferente de ser militante de outra coisa qualquer. O militante comunista, quaisquer que sejam as circunstâncias, obedece às directivas do partido. Se o militante se quer candidatar numa lista sindical, deve ter o reconhecimento do partido. Se o militante comunista quer casar, o partido tem o direito de não aceitar tal compromisso, sob pena de expulsão do militante, pois pode ser alguém reaccionário(a) ou infiltrado(a). Todo o militante deve saber que o partido está sempre em primeiro lugar, devendo até arriscar a vida se necessário for.

    ResponderEliminar
  20. Só agora vi os comentários, escapando aos piores...
    Igreja e Estaline foram iguais. Eliminaram adversários, inclusivamente nas suas próprias fileiras. Traindo os seus ideais...
    Ou não é verdade que existe um mandamento que diz "não matarás"...

    Eu cresci dentro da Igreja, a minha critica não veio de nenhum livro ou catecismo.


    Mas posso parar os meus comentários. NÃO QUERO PROVOCAR INDIGESTÕES A NINGUÉM

    Um bom serão a todos

    ResponderEliminar
  21. E o nome é Mao Tse Tung...

    ResponderEliminar

Participe com a sua opinião.
Não se esqueça de respeitar os outros e as suas opiniões.
Os comentários que utilizem linguagem desapropriada e ofensiva são eliminados.
Os comentarios serão moderados